ACESSAR O MENU

Sistema Faesc/Senar é reconhecido pela eficiência do Programa que controla o Cancro Europeu das Pomáceas

Sistema Faesc/Senar é reconhecido pela eficiência do Programa que controla o Cancro Europeu das Pomáceas
SENAR
05 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar esteve entre as instituições homenageadas, recentemente, pelo comprometimento no combate ao Cancro Europeu das Pomáceas, durante abertura oficial da Colheita Nacional da Maçã, em São Joaquim, na serra catarinense. O evento reuniu produtores, autoridades, representantes de órgãos e entidades, imprensa e comunidade.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, esteve presente e recebeu o reconhecimento das mãos dos presidentes da Associação Brasileira de Produtores de Maçãs (ABPM), Francisco Schio, e da Associação dos Produtores de Maçã de SC (AMAP), Rafael Vieira Grillo. Também acompanhou as atividades o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.

Além dos Sistema Faesc/Senar, a CIDASC e a EPAGRI também foram homenageadas pelas ações em combate ao Cancro Europeu das Pomáceas.

CONTROLE E ERRADICAÇÃO DO CANCRO EUROPEU

O Programa “Técnicas de manejo para controle e erradicação do Cancro Europeu das Pomáceas” foi criado em 2017 pelo Sistema Faesc/Senar para orientar os produtores a identificarem e fazerem a varredura nos pomares e para verificar se há ou não a doença.

A iniciativa prevê acompanhamento em todos os pomares e novas visitas nos locais onde são identificados casos críticos para verificar se as recomendações técnicas foram aplicadas. As visitas são realizadas por três engenheiros agrônomos sediados em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema.

De acordo com o presidente Pedrozo, até o momento o programa atendeu com sucesso mais de 2.160 participantes por meio do Sindicato Rural de Bom Jardim da Serra; cerca de 2.800 pelo Sindicato Rural de São Joaquim e mais de 1.450 por meio do Sindicato Rural de Urupema. “Ao todo, foram 6.400 participantes, com carga horária de 19.200 horas e investimentos da ordem de R$ 2.602.303,00”, frisou.

CANCRO EUROPEU DAS POMÁCEAS

O Cancro Europeu das pomáceas é uma doença da macieira muito preocupante. Causada pelo fungo Neonectria ditissima, afeta as partes lenhosas, como os ramos do ano, os galhos, frutos e o tronco principal da planta. A doença já provocou grandes prejuízos no Rio Grande do Sul e pode dizimar pomares da região, caso não exista controle.

COLHEITA DA MAÇÃ

O evento em São Joaquim representa o início de uma nova colheita, a continuidade dos esforços em prol do desenvolvimento sustentável e a qualidade do setor frutícola brasileiro. “Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos três anos em razão das condições climáticas adversas, somente na safra de 2022/2023 foram produzidas 505 mil toneladas de maçãs em SC. Aproximadamente 84% dessa produção tem origem na Serra Catarinense, onde 2.676 pomicultores cultivam a fruta. Cerca de 78% desses produtores são pequenos agricultores familiares e têm uma cultura com forte e positivo impacto econômico e social, capaz de promover desenvolvimento regional e qualidade de vida no meio rural, ressaltou Francisco Schio.

Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.