ACESSAR O MENU

Sistema Faesc/Senar é reconhecido pela eficiência do Programa que controla o Cancro Europeu das Pomáceas

Sistema Faesc/Senar é reconhecido pela eficiência do Programa que controla o Cancro Europeu das Pomáceas
SENAR
05 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar esteve entre as instituições homenageadas, recentemente, pelo comprometimento no combate ao Cancro Europeu das Pomáceas, durante abertura oficial da Colheita Nacional da Maçã, em São Joaquim, na serra catarinense. O evento reuniu produtores, autoridades, representantes de órgãos e entidades, imprensa e comunidade.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, esteve presente e recebeu o reconhecimento das mãos dos presidentes da Associação Brasileira de Produtores de Maçãs (ABPM), Francisco Schio, e da Associação dos Produtores de Maçã de SC (AMAP), Rafael Vieira Grillo. Também acompanhou as atividades o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.

Além dos Sistema Faesc/Senar, a CIDASC e a EPAGRI também foram homenageadas pelas ações em combate ao Cancro Europeu das Pomáceas.

CONTROLE E ERRADICAÇÃO DO CANCRO EUROPEU

O Programa “Técnicas de manejo para controle e erradicação do Cancro Europeu das Pomáceas” foi criado em 2017 pelo Sistema Faesc/Senar para orientar os produtores a identificarem e fazerem a varredura nos pomares e para verificar se há ou não a doença.

A iniciativa prevê acompanhamento em todos os pomares e novas visitas nos locais onde são identificados casos críticos para verificar se as recomendações técnicas foram aplicadas. As visitas são realizadas por três engenheiros agrônomos sediados em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema.

De acordo com o presidente Pedrozo, até o momento o programa atendeu com sucesso mais de 2.160 participantes por meio do Sindicato Rural de Bom Jardim da Serra; cerca de 2.800 pelo Sindicato Rural de São Joaquim e mais de 1.450 por meio do Sindicato Rural de Urupema. “Ao todo, foram 6.400 participantes, com carga horária de 19.200 horas e investimentos da ordem de R$ 2.602.303,00”, frisou.

CANCRO EUROPEU DAS POMÁCEAS

O Cancro Europeu das pomáceas é uma doença da macieira muito preocupante. Causada pelo fungo Neonectria ditissima, afeta as partes lenhosas, como os ramos do ano, os galhos, frutos e o tronco principal da planta. A doença já provocou grandes prejuízos no Rio Grande do Sul e pode dizimar pomares da região, caso não exista controle.

COLHEITA DA MAÇÃ

O evento em São Joaquim representa o início de uma nova colheita, a continuidade dos esforços em prol do desenvolvimento sustentável e a qualidade do setor frutícola brasileiro. “Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos três anos em razão das condições climáticas adversas, somente na safra de 2022/2023 foram produzidas 505 mil toneladas de maçãs em SC. Aproximadamente 84% dessa produção tem origem na Serra Catarinense, onde 2.676 pomicultores cultivam a fruta. Cerca de 78% desses produtores são pequenos agricultores familiares e têm uma cultura com forte e positivo impacto econômico e social, capaz de promover desenvolvimento regional e qualidade de vida no meio rural, ressaltou Francisco Schio.

Leia também

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

22 de maio 2026

Capacitação em Lages prepara equipes do Saúde no Campo para atuação na Serra Os técnicos do Programa Saúde no Campo da serra catarinense participaram nesta semana de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

22 de maio 2026

Seminário regional de ovinocultura debate ampliação da cadeia produtiva em Palmitos O município de Palmitos, no Oeste catarinense, sediou no último sábado (16) o II Seminário Regional de Ovinocultura, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e a administração municipal. Cerca de 100 pessoas participaram da programação, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos na região.

SENAR

|

21 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC destaca evolução da bovinocultura de corte em Seara Produtores rurais, lideranças e autoridades regionais participaram no último dia 15 em Seara da Avaliação de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar/SC, voltado à bovinocultura de corte. O encontro ocorreu no CTG Seara e Pampa, na Linha Vani, e reuniu participantes atendidos pelo serviço no município e na região.

FAESC

|

21 de maio 2026

Lei da Integração completa 10 anos com avanços nas relações entre agroindústrias e produtores integrados em SC Consolidada como um marco para a produção integrada no Brasil, a Lei da Integração completou 10 anos em maio de 2016. A legislação trouxe mais segurança, equilíbrio e transparência às relações comerciais entre agroindústrias e produtores integrados.

SENAR

|

20 de maio 2026

Família de apicultores de Içara conquista Selo ARTE e amplia mercado para todo o Brasil A agroindústria de mel ApisNectar, de Içara, conquistou no último dia 8 de maio o Selo ARTE, certificação federal que reconhece produtos artesanais de origem animal dentro dos padrões sanitários exigidos.

FAESC

|

19 de maio 2026

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, participou, na última semana, do 2º “Planalto Norte em Movimento: Leite e Negócios”, realizado no Centro de Eventos Ivo Moreira, em Monte Castelo.

SENAR

|

19 de maio 2026

Últimos dias para se inscrever nos Cursos Técnicos gratuitos do Sistema FAESC/SENAR O Sistema Faesc/Senar está com as inscrições abertas para cinco turmas de Cursos Técnicos gratuitos da Rede E-tec. As formações, com início previsto para o segundo semestre de 2026, são ofertadas nas modalidades presencial e a distância.