- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
10 de outubro 2025
Técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) participam nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), em Chapecó, de um treinamento voltado à gestão com foco em resultados, promovido pelo Sistema Faesc/Senar. A capacitação reúne profissionais de diferentes regiões catarinenses com o objetivo de aprimorar o uso de ferramentas de gestão para apoiar os produtores rurais na tomada de decisões baseadas em indicadores técnicos e econômicos.
A programação do treinamento inclui intensas atividades teóricas e práticas. O conteúdo abrange temas como fundamentos de gestão de custos, metodologia de cálculo de custo de produção, rentabilidade e intensificação produtiva e clínica gerencial, com exercícios aplicados para consolidar o aprendizado.
O treinamento é conduzido por Hugo Lopes, especialista com experiência em metodologias de gestão no campo. A abertura do evento contou com a presença da coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, e do supervisor regional do Senar/SC, Helder Barbosa, além do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, Luiz Carlos Travi, que destacou a importância de iniciativas que aproximam conhecimento técnico e prática no campo. “São muitas evoluções na agropecuária catarinense e estes momentos de aprendizado são importantes para estar capacitado e conseguir absorver o avanço”.
Paula ressaltou que o treinamento reforça o compromisso do Senar/SC com a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos produtores rurais. “Estamos fazendo um treinamento técnico para nossa equipe da Assistência Técnica e Gerencial na área de gestão com foco em resultados, para que os técnicos de campo auxiliem cada vez mais os produtores na tomada de decisão baseadas em números, tornando a gestão mais eficiente e melhorando o desempenho das propriedades. Essa é uma iniciativa do Sistema Faesc/Senar, que investe cada vez mais no aperfeiçoamento dos técnicos de campo e instrutores, para que os produtores rurais sejam cada vez melhor atendidos e assistidos, contribuindo assim para a melhoria das atividades produtivas e para que o produtor consiga maior assertividade em todos os aspectos produtivos”, destacou.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, reforçou que ações de capacitação como esta são essenciais para fortalecer o agronegócio catarinense. “O sucesso da ATeG em Santa Catarina é resultado da união de esforços entre técnicos qualificados, produtores comprometidos e parceiros regionais. Investir em capacitação é investir no futuro do campo. Cada treinamento é uma oportunidade de melhorar a eficiência produtiva e a competitividade das propriedades rurais”, afirmou Pedrozo.
Lopes destacou a importância de integrar a análise de indicadores técnicos e econômicos no dia a dia da assistência. “O foco da Labor Rural em parceria com o Senar é promover um treinamento com metodologia voltada à tomada de decisão assertiva baseada em números. Nossa expectativa é que o consultor passe a ler os indicadores coletados na fazenda e tome decisões de investimento, financiamento ou pagamento baseadas em dados econômicos, e não apenas em fatores produtivos. Buscamos que o produtor tenha altos resultados econômicos e maior retorno financeiro. Nosso foco não é o máximo produtivo, e sim o máximo econômico”, explicou.
Ao final das atividades, os participantes estarão aptos a aplicar a metodologia de cálculo de custo de produção, interpretar resultados conforme o nível de intensificação das fazendas, propor soluções baseadas em indicadores e utilizar ferramentas de gestão para elevar a eficiência e rentabilidade das propriedades atendidas.