ACESSAR O MENU

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal
SENAR
15 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

De acordo com a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, os alunos conheceram a estrutura e as rotinas da empresa, acompanhando as etapas de produção florestal. A visita ao viveiro foi muito esperada pela turma e pelos tutores e foi uma aula prática muito enriquecedora.

O professor, Maurício Rudorf, foi o tutor que acompanhou a visita e enfatizou que o momento mostrou o tamanho e a relevância global do trabalho desenvolvido pela Apremavi. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de implantação de projetos de recuperação e preservação, incluindo a produção de mudas nativas, desde a coleta de sementes até a entrega das mudas para o plantio, além dos resultados alcançados ao longo dos anos. Essa experiência proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre o setor florestal e ambiental, ampliando horizontes de conhecimento e oportunidades de trabalho.”

APREMAVI

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), fundada em 9 de julho de 1987, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos. Sua sede está em Atalanta, no sul de Santa Catarina, onde mantém um Centro Ambiental integrado a um viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A entidade alia práticas ambientais responsáveis para o uso sustentável dos recursos naturais para a proteção e conservação do meio ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Apremavi se destacou na elaboração de políticas públicas ambientais, na criação de unidades de conservação e na recuperação de áreas degradadas, com a implementação de projetos que resultaram no plantio de mais de 8,5 milhões de árvores nativas. Com uma equipe formada por mais de 40 profissionais remunerados e voluntários, a organização desenvolve iniciativas em seis áreas temáticas, com atuação em Santa Catarina e no Paraná, priorizando capacitação, educação ambiental e restauração ecológica.

CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS

A capacitação tem como objetivo desenvolver competências profissionais essenciais para o planejamento, execução e controle dos processos de produção florestal. O curso prepara os estudantes com base nas legislações técnicas, de segurança do trabalho e meio ambiente, aliados à responsabilidade social e aos aspectos econômicos. Com duração de dois anos, soma 1.200 horas, sendo 70% na modalidade online e 30% presencial.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância da formação técnica para o mercado. O profissional formado neste curso está qualificado para um setor em expansão, fundamental para a economia brasileira, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores áreas florestais do mundo, afirmou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

FAESC

|

13 de dezembro 2024

FAESC satisfeita com norma que regulamenta trânsito de máquinas agrícolas em rodovias A Resolução nº 1.017/24, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atendeu parte das demandas dos produtores rurais, trazendo melhores perspectivas do segmento agropecuário com relação ao cumprimento da norma.