ACESSAR O MENU

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal
SENAR
15 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

De acordo com a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, os alunos conheceram a estrutura e as rotinas da empresa, acompanhando as etapas de produção florestal. A visita ao viveiro foi muito esperada pela turma e pelos tutores e foi uma aula prática muito enriquecedora.

O professor, Maurício Rudorf, foi o tutor que acompanhou a visita e enfatizou que o momento mostrou o tamanho e a relevância global do trabalho desenvolvido pela Apremavi. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de implantação de projetos de recuperação e preservação, incluindo a produção de mudas nativas, desde a coleta de sementes até a entrega das mudas para o plantio, além dos resultados alcançados ao longo dos anos. Essa experiência proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre o setor florestal e ambiental, ampliando horizontes de conhecimento e oportunidades de trabalho.”

APREMAVI

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), fundada em 9 de julho de 1987, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos. Sua sede está em Atalanta, no sul de Santa Catarina, onde mantém um Centro Ambiental integrado a um viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A entidade alia práticas ambientais responsáveis para o uso sustentável dos recursos naturais para a proteção e conservação do meio ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Apremavi se destacou na elaboração de políticas públicas ambientais, na criação de unidades de conservação e na recuperação de áreas degradadas, com a implementação de projetos que resultaram no plantio de mais de 8,5 milhões de árvores nativas. Com uma equipe formada por mais de 40 profissionais remunerados e voluntários, a organização desenvolve iniciativas em seis áreas temáticas, com atuação em Santa Catarina e no Paraná, priorizando capacitação, educação ambiental e restauração ecológica.

CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS

A capacitação tem como objetivo desenvolver competências profissionais essenciais para o planejamento, execução e controle dos processos de produção florestal. O curso prepara os estudantes com base nas legislações técnicas, de segurança do trabalho e meio ambiente, aliados à responsabilidade social e aos aspectos econômicos. Com duração de dois anos, soma 1.200 horas, sendo 70% na modalidade online e 30% presencial.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância da formação técnica para o mercado. O profissional formado neste curso está qualificado para um setor em expansão, fundamental para a economia brasileira, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores áreas florestais do mundo, afirmou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.