ACESSAR O MENU

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal
SENAR
15 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

De acordo com a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, os alunos conheceram a estrutura e as rotinas da empresa, acompanhando as etapas de produção florestal. A visita ao viveiro foi muito esperada pela turma e pelos tutores e foi uma aula prática muito enriquecedora.

O professor, Maurício Rudorf, foi o tutor que acompanhou a visita e enfatizou que o momento mostrou o tamanho e a relevância global do trabalho desenvolvido pela Apremavi. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de implantação de projetos de recuperação e preservação, incluindo a produção de mudas nativas, desde a coleta de sementes até a entrega das mudas para o plantio, além dos resultados alcançados ao longo dos anos. Essa experiência proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre o setor florestal e ambiental, ampliando horizontes de conhecimento e oportunidades de trabalho.”

APREMAVI

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), fundada em 9 de julho de 1987, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos. Sua sede está em Atalanta, no sul de Santa Catarina, onde mantém um Centro Ambiental integrado a um viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A entidade alia práticas ambientais responsáveis para o uso sustentável dos recursos naturais para a proteção e conservação do meio ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Apremavi se destacou na elaboração de políticas públicas ambientais, na criação de unidades de conservação e na recuperação de áreas degradadas, com a implementação de projetos que resultaram no plantio de mais de 8,5 milhões de árvores nativas. Com uma equipe formada por mais de 40 profissionais remunerados e voluntários, a organização desenvolve iniciativas em seis áreas temáticas, com atuação em Santa Catarina e no Paraná, priorizando capacitação, educação ambiental e restauração ecológica.

CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS

A capacitação tem como objetivo desenvolver competências profissionais essenciais para o planejamento, execução e controle dos processos de produção florestal. O curso prepara os estudantes com base nas legislações técnicas, de segurança do trabalho e meio ambiente, aliados à responsabilidade social e aos aspectos econômicos. Com duração de dois anos, soma 1.200 horas, sendo 70% na modalidade online e 30% presencial.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância da formação técnica para o mercado. O profissional formado neste curso está qualificado para um setor em expansão, fundamental para a economia brasileira, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores áreas florestais do mundo, afirmou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

13 de maio 2026

Seminário em Armazém apresenta ATeG Suinocultura e reforça importância da biosseguridade no setor Apresentar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Suinocultura e abordar aspectos relacionados à biosseguridade nas propriedades rurais.

FAESC

|

11 de maio 2026

Federações Empresariais discutem investimentos em infraestrutura e energia Assuntos foram tratados em reunião do COFEM, nesta segunda-feira, dia 11, na Fetrancesc, em Florianópolis

SENAR

|

11 de maio 2026

Turma da ATeG Bovinocultura de Corte encerra atividades com troca de experiências e avaliação de resultados Um Dia de Campo marcou o encerramento de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte, em Araquari.

SENAR

|

11 de maio 2026

Parceria entre FAESC/SENAR e o Projeto AGROBR abre portas para exportação de produtos do meio rural catarinense O Sistema Faesc/Senar consolidou parceria com o projeto AgroBR, iniciativa do Sistema CNA/Senar desenvolvida em conjunto com o Sebrae e a ApexBrasil.

FAESC

|

11 de maio 2026

Presidente Pedrozo fala sobre Acordo Mercosul e União Europeia O acordo entre Mercosul e União Europeia marca um novo momento para o comércio internacional e abre perspectivas importantes para o agro brasileiro. Após mais de 20 anos de negociações, o tratado entrou em vigor de forma provisória no dia 1º de maio.

FAESC

|

8 de maio 2026

Modernização do seguro rural A crescente instabilidade climática transformou o seguro rural em um dos pilares indispensáveis à sustentabilidade da agropecuária brasileira.

FAESC

|

7 de maio 2026

CNA e FAESC orientam setor produtivo sobre Contratos Rurais durante evento on-line “Contratos Rurais” foi o tema do evento on-line promovido, nesta quinta-feira (07), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

7 de maio 2026

Lar Legal Rural entrega 20 títulos de propriedade em Flor do Sertão O município de Flor do Sertão, no Extremo Oeste catarinense, viveu um momento de emoção com a entrega de mais 20 títulos de propriedade rural por meio do Programa Lar Legal Rural, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

FAESC

|

6 de maio 2026

Acordo Mercosul-UE: CNA disponibiliza simulador de tarifas “BI Simulador do Acordo” tem o objetivo de orientar os produtores rurais

FAESC

|

6 de maio 2026

Produtor rural: prepare-se para a Declaração do Imposto de Renda A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta para as normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referentes ao exercício de 2026, ano-calendário 2025.