2º Jantar do Agro abre programação da Expochapecó

2º Jantar do Agro abre programação da Expochapecó
FAESC
17 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

As potencialidades da bovinocultura de corte e da ovinocaprinocultura, além da valorização de lideranças que contribuem para o fortalecimento do agronegócio catarinense marcaram a abertura da EXPOCHAPECÓ – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária –, durante o 2º Jantar do Agro. O evento realizado na noite da última quarta-feira (16), no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi) reuniu autoridades, empresários rurais, lideranças do agronegócio e profissionais da imprensa. A iniciativa é do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Faesc, do Senar, da Cooperalfa, do Sicredi, da Campina Nutrição Animal e da Secretaria da Agricultura e Pecuária de SC.

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, enalteceu que a EXPOCHAPECÓ nasce grande com toda sua programação. “Isso só é possível graças ao suporte inestimável de cada patrocinador e expositor, que ajudou a transformar a feira em uma verdadeira vitrine de desenvolvimento e inovação. Essa união de esforços fortalece o agronegócio e projeta Chapecó como um dos principais polos agropecuários do país. Esperamos que o evento seja uma oportunidade de sucesso, de construção de novas parcerias e de consolidação de suas marcas e produtos no cenário agro”.

“Estamos muito felizes pelo êxito que essa feira já tem”, sublinhou o coordenador geral da EXPOCHAPECÓ 2024, Ricardo Lunardi. Ele agradeceu pelo apoio de patrocinadores, expositores e voluntários para a realização do evento e contextualizou como a ideia da iniciativa surgiu. “Desde 2015 percebemos o desenvolvimento significativo da pecuária de corte e da ovinocaprinocultura na região, que estão sendo impulsionadas, principalmente, pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Então, com a feira buscamos propiciar um ambiente de suporte para essas cadeias produtivas, para melhorar seu desempenho, ampliar a integração dos setores, comercializar animais, além de incentivar a tecnificação e a verticalização da produção”, relatou.

OVINOCAPRINOCULTURA

Para o fomento e o desenvolvimento da ovinocaprinocultura de Santa Catarina foi assinado o termo de cooperação entre Senar/SC, Sebrae/SC e Secretaria da Agricultura e Pecuária para realização do Programa de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense. A intenção é incentivar a cadeia de produção levando em conta três eixos: produção, indústria e mercado. Santa Catarina já é referência em genética e as expectativas são de que, em três anos, o estado conquiste posição de destaque nacional tanto nesse quesito, quanto no aspecto qualitativo da carne de cordeiro e da carne caprina.

“O programa é fruto de diversas reuniões, entrevistas com lideranças do setor e demandas levantadas a partir de diagnósticos regionais nas propriedades rurais”, explicou o tecnólogo em agronegócio e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Paulo Gregianin. Serão atendidos 300 empreendimentos rurais a partir de 2025. Para acessar os recursos, os produtores devem estar aptos no enquadramento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O planejamento do programa está estruturado com ações de curto, médio e longo prazo. Além de buscar escalar o desenvolvimento em cadeia, visando que os arranjos aconteçam, o objetivo é organizar o setor para criar uma identidade para a carne de Santa Catarina. As ações consistem em diagnóstico inicial e final; avaliação dos resultados; melhoria da gestão e destino; apoio à comercialização; indústria e mercado; seminários; missão internacional; além de gestão e monitoramento.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para promover o desenvolvimento do agronegócio na região oeste catarinense, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, enfatizou alguns projetos executados pela entidade, como Encadeamento Produtivo, ovinocultura, bovinocultura de corte e leite, vitivinicultura, apicultura e fruticultura. “Esses projetos totalizam no ano um investimento de mais de R$ 20 milhões em capacitações, consultorias gerenciais e tecnológicas”, explicou.

Carvalho também reforçou que a EXPOCHAPECÓ é uma iniciativa que vem ao encontro dos programas e projetos que o Sebrae/SC atua nas últimas décadas. “Este evento não é apenas uma vitrine de produtos e serviços, é um espaço de conexão, aprendizado e troca de experiências. Esperamos que os empreendedores aproveitem ao máximo essa oportunidade para fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento regional”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, comentou da alegria de retornar à Chapecó, cidade em que viveu por mais de 20 anos. “Que bom voltar, observar a pujança local e o crescimento desse município que sinto tanta saudade. Os empreendedores da região estão de parabéns porque representam bem o Estado e sua peculiaridade de progresso, dinamismo e diversas oportunidades”, afirmou.

Pedrozo destacou que a ATeG tem marcado avanços nas propriedades atendidas e que o Sistema Faesc/Senar apoia iniciativas como a EXPOCHAPECÓ que beneficiam o empresário rural, principalmente, para melhora da rentabilidade da atividade. “Esperamos continuar contribuindo para que o Estado produza carne de qualidade para os mercados mais exigentes”, antecipou.

O secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina, Valdir Colatto, valorizou a importância da expo-feira para as cadeias produtivas e também enalteceu a atuação de alguns empresários e seus produtos diferenciados. Colatto citou a contribuição do Programa Novilho Precoce para estimular o melhoramento do rebanho bovino catarinense e o papel da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura, que é composta de forma paritária entre a sociedade civil e o governo. Por fim, o vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, realçou a contribuição das feiras setoriais para impulsionar a economia e desenvolver o território.

HOMENAGENS

Na solenidade também foram homenageadas quatro lideranças. A primeira foi o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, pelo incansável trabalho na defesa dos interesses dos produtos rurais e no apoio ao desenvolvimento do oeste catarinense. “Esse momento é de gratidão, por isso compartilho essa homenagem com meus colegas da cooperativa e também os associados do Sicredi”, declarou emocionado. Ele relatou brevemente sua trajetória de vida, as dificuldades enfrentadas pela família tanto na propriedade rural quanto no negócio próprio, sua evolução profissional, o trabalho de formação de lideranças para fortalecer a cooperativa de crédito e as conquistas por “sempre estar aberto ao novo”.

Também foram homenageados três pioneiros do sindicalismo patronal rural catarinense, que contribuíram para a união e o fortalecimento da categoria: Antônio Santa Catarina, Inácio Machado e Silvio Kovaleski.

EXPOCHAPECÓ

Mais de 1.000 animais estão inscritos para julgamento e/ou comercialização, sendo 600 ovinos, 250 bovinos e 120 equinos pertencentes a cerca de 90 criadores de Santa Catarina. A previsão é de que a comercialização – em leilões ou em venda direta – gere um movimento econômico superior a R$ 10 milhões.

A programação geral inclui a Exposição Sulbrasileira de Ovinos e Caprinos, seminários da ATeG, exposição de bovinos e equinos, exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços agro, além de leilões e oficinas técnicas. Está programado o julgamento de bovinos, ovinos e caprinos, e ainda grandes shows e variada gastronomia.

PROGRAMAÇÃO

17/10/2024

08:00 – Seminário da ATeG Pecuária de Corte.

08:00 – Início do julgamento dos animais (bovinos, ovinos e caprinos).

08:00 – Início das competições eqüestres.

08:30 – Admissão da raça brangus.

18/10/2024

08:00 – Seminário da ATeG Caprino e Ovino de Corte.

08:00 – Rodeio de Laço Comprido.

08:00 – 1ª Ordenha do Concurso Leiteiro Nacional – Ovinos de leite.

15:00 – Julgamento da Raça East Friesian.

16:00 – Radar Brangus.

16:00 – Oficina de Avaliação Morfológica de Ovinos East Friesian.

16:00 – Julgamento de Raça Lacaune – Lacaune Naturalmente Colorida.

18:00 – “Asadito” Brangus.

18:00 – 2ª Ordenha do Concurso Leiteiro Nacional.

20:00 – Apresentação de Queijos Artesanais de Leite Ovino.

19/10/2024

08:00 – Rodeio de Laço Comprido.

08:30 – Julgamento Brangus.

09:00 – Reunião Anual da Associação Brasileira dos Criadores de Ovelhas Leiteiras (ABCOL).

10:00 – I Encontro Sul-Americano de Criadores de Ovelhas Leiteiras.

11:00 – I Encontro da Associação Latinoamericana de Queijeiros Artesanais.

14:00 – Curso Prático de Produção de Queijos Artesanais.

18:00 – Entrega de prêmios.
19:00 – Leilão.

20/10/2024

Rodeio de Laço Comprido.

Liberação dos animais.

Leia também

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.