Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas

Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas
O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, destaca que a Resolução BCB 5.193/2024 é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio catarinense e de todo o país. (Foto: Divulgação)
FAESC
30 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O setor produtivo catarinense recebeu com alívio a notícia sobre a recente publicação da Resolução BCB 5.193/2024, que revoga a anterior (BCB 5.081/2023), permitindo que os produtores rurais com áreas embargadas possam retomar o acesso aos financiamentos para a produção agropecuária junto às instituições financeiras. A mudança foi recebida como uma importante conquista para o setor produtivo.

Anteriormente, a restrição ao crédito rural afetava projetos de financiamento que envolviam imóveis com áreas embargadas parcialmente, independentemente de seu tamanho. Com a nova Resolução, que passou a valer no dia 19 de dezembro, a limitação ao financiamento passa a ser aplicada apenas à área embargada, desde que o produtor cumpra os requisitos estabelecidos pelas instituições financeiras.

Outro aspecto importante é que a medida também estabelece condições para o financiamento de áreas com sobreposição de Unidades de Conservação.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoiou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Instituto Pensar Agro (IPA) e outras entidades do setor, nas discussões relacionadas à revogação dessa resolução.

O vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, destaca que a Resolução BCB 5.193/2024 é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio catarinense e de todo o país. “A medida traz condições para que os produtores deem continuidade aos seus negócios, sem comprometer a produção, e estabelece condições mais flexíveis para o financiamento em áreas que se sobrepõem às Unidades de Conservação”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, também comenta sobre a relevância da mudança ao realçar que muitos produtores dependem desse crédito para planejar sua produção e investir em suas propriedades.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

27 de agosto 2026

José Zeferino Pedrozo destaca força da inovação brasileira na abertura do Startup Summit 2026 Presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e do Sistema Faesc/Senar participou da abertura do evento, em Florianópolis

FAESC

|

26 de agosto 2026

Exportações demonstram protagonismo brasileiro no mercado global de carnes Webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado aborda o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Carnes e Leite”

FAESC

|

25 de agosto 2026

Secretaria de Agricultura e Pecuária, empresas públicas e setor agropecuário de Santa Catarina fazem os últimos preparativos para a Expointer Dentro de poucos dias, o Parque de Exposições Assis Brasil começa a receber os expositores para a 49a edição da Expointer, em Esteio (RS). A feira internacional, que será realizada entre 29 de agosto e 6 de setembro, é um dos maiores eventos agropecuários do continente e recebeu mais de um milhão de visitantes no ano passado.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.

FAESC

|

21 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Rio do Sul valorizam agroindústrias na FERSUL 2026 Participação no espaço Origens do Alto Vale ampliou a visibilidade de produtos regionais e fortaleceu oportunidades de comercialização para pequenos empreendimentos rurais.

SENAR

|

20 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 520 treinamentos gratuitos em setembro Novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social estarão disponíveis ao público do campo catarinense ao longo de setembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá, em parceria com os Sindicatos Rurais, cerca de 520 treinamentos gratuitos voltados a produtores, trabalhadores rurais e suas famílias.

FAESC

|

20 de agosto 2026

Sistema FAESC/SENAR capacita equipes dos Sindicatos Rurais sobre Declaração ITR 2026 e Ganho de Capital Com foco na qualificação das equipes e na excelência do atendimento aos produtores rurais catarinenses, o Sistema Faesc/Senar promoveu, em Florianópolis, a 1ª Capacitação sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.

FAESC

|

20 de agosto 2026

Turismo rural transforma potencial das propriedades em novas fontes de renda ATeG do Sistema Faesc/Senar auxilia famílias catarinenses a planejar empreendimentos, qualificar serviços e aproveitar as oportunidades existentes no campo