Aliança Láctea celebra 10 anos com discussão sobre os desafios do leite no cenário global

Aliança Láctea celebra 10 anos com discussão sobre os desafios do leite no cenário global
FAESC
22 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os 10 anos da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) foram comemorados nesta segunda-feira (21), durante reunião que discutiu o setor lácteo no cenário global, com destaque para a importância das exportações. O encontro, realizado de forma híbrida na sede do Sistema Faesc/Senar em Florianópolis (SC), também marcou a entrada do Mato Grosso do Sul (MS) para o grupo.

Estiveram presentes representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), das Secretarias de Agricultura de Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Mato Grosso do Sul (MS), do Codesul, dos Sindicatos das Indústrias de Laticínios e das Federações de Agricultura dos quatro estados, entre outras lideranças.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, expressou a satisfação em receber os colegas que compõem a Aliança Láctea Sul Brasileira, em um momento que celebra os 10 anos da iniciativa, que congrega pessoas com a responsabilidade de zelar pelas atividades dos produtores rurais, com foco especial no setor lácteo. Ressaltou a alegria em receber os representantes do Mato Grosso do Sul – novos integrantes da Aliança Láctea Sul Brasileira, que chegaram para fortalecer as ações desenvolvidas em prol do setor.

“A reunião foi produtiva e teve avanços significativos. Obtivemos informações valiosas, não apenas de quem já integra a Aliança Láctea, mas também da participação atuante dos técnicos da CNA, que trouxeram dados importantes sobre o segmento”, salientou Pedrozo.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, ressaltou que a entrada do estado na Aliança, a pedido do governador Eduardo Riedel, mostra a preocupação em impulsionar a atividade que garante renda e o sustento de milhares de famílias.

Também estiveram presentes o secretário executivo de desenvolvimento econômico sustentável do Mato Grosso do Sul, Rogério Thomitão Beretta, que representou o governador no encontro e o diretor da Federação das Indústrias do MS, Paulo Fernando Pereira Barbosa.

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, desejou as boas-vindas ao Mato Grosso do Sul pelo ingresso na Aliança Láctea e avaliou a reunião de forma positiva, ressaltando que encontros como esses são fundamentais para a busca de estratégias de desenvolvimento do setor. O presidente do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, complementou que a união das federações e demais envolvidos na Aliança Láctea representa um passo importante para solucionar os problemas enfrentados pela cadeia produtiva e promover o desenvolvimento da cadeia de lácteos.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Clair Kuhn, comentou sobre a necessidade de qualificar o produtor de leite para abrir mercados para a exportação. “Precisamos cuidar da qualidade e da sanidade juntos, para termos a possibilidade de escala de produção de leite e assim abrirmos mercado para os nossos produtos”, ressaltou.

Para o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Silveira Pereira, a reunião foi de grande importância para fortalecer o setor e enfatizou que a entrada do Mato Grosso do Sul veio para consolidar ainda mais a Aliança Láctea Sul Brasileira. Falou sobre a preocupação pela falta de acesso à exportação desse produto que, pelo volume de produção, necessita muito do mercado externo. “É necessário abrir mercados e essa foi a grande proposta da reunião”.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, frisou a expressiva importância de Santa Catarina no cenário nacional, lembrando que é o quarto produtor de leite. “Nos debruçamos junto com a Aliança Láctea Sul Brasileira para olharmos o mercado, potencializarmos a competitividade e dinamizarmos nossas relações comerciais para aumentar o consumo e agregar valor à toda cadeia produtiva nacional”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Segundo ele, o desafio é dar condições para que os produtores de leite permaneçam na atividade, com um programa de transição que atenda os parâmetros de qualidade. “Em apoio ao setor, o Governo do Estado implantou nesse ano o Programa Leite Bom SC, que busca atender os produtores e as indústrias, com subsídios e incentivos, junto com os programas voltados a qualidade da produção”, completou Colatto.

OS DESAFIOS DA CADEIA LÁCTEA

O coordenador de Inteligência Comercial e de Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, abordou os desafios que a cadeia láctea enfrenta no Brasil, destacando os gargalos já mapeados pela Aliança Láctea Sul Brasileira, que envolvem uma visão de futuro. “Precisamos melhorar o custo de produção, os desafios logísticos, a qualidade dos produtos e o pagamento efetivo por esse aumento de qualidade aos produtores rurais para que o produto brasileiro seja mais competitivo no mercado internacional”, pontuou.

Spaniol frisou, ainda, que há uma série de iniciativas executadas aos produtores para atuar no mercado interno, como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de ações que preparam para o acesso ao mercado internacional, como o Agro.BR. “Mas enquanto não houver melhoria nos custos de produção para que esse produto seja mais competitivo será difícil acessar o mercado internacional”.

Além de comentar sobre a prática de dumping – situação que ocorre quando um produto é exportado a um valor inferior ao praticado em seu mercado interno, o assessor técnico em Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, destacou que a Confederação tem realizado estudos para desenvolver um contrato a ser negociado na bolsa de valores para o leite brasileiro. “A proposta é que, ao ter uma negociação futura do leite, se tenha ferramentas que permitam tanto aos produtores travarem o seu preço de venda quanto as indústrias travarem o seu preço de compra. Isso trará mais segurança e menos volatilidade ao mercado”, assinalou Dias.

O coordenador geral da ALSB, Rodrigo Ramos Rizzo, descreveu como uma das mais importantes reuniões nesta primeira década. “Tratamos diversos assuntos relevantes, como por exemplo, o levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de cada estado para a análise da Aliança Láctea e o ingresso do Mato Grosso do Sul no grupo. Agora somos mais fortes e estamos mais robustos para enfrentar os desafios”.

Para a secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina na Capital federal, Vânia Oliveira Franco, a Aliança Láctea Sul Brasileira é um exemplo de ação concreta para o fortalecimento desse setor tão importante para a economia do país. Também reforçou que a Aliança Láctea pode contar com a Secretaria de Articulação Nacional, com o Codesul e com o governo de Santa Catarina para auxiliar na busca do aumento da eficiência e competitividade global do segmento leiteiro para gerar mais emprego, renda e oportunidades.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Mapa, Ronei Volpi, classificou o encontro como um dos mais estratégicos já realizados pela Aliança Láctea Sul Brasileira. “Tivemos a incorporação do Mato do Sul na Aliança Láctea e mais importante que tudo foi a presença maciça dos presidentes das quatro federações, dos Sindicatos, das indústrias e dos representantes do Codesul para discutirmos, principalmente, possibilidade de exportação, com uma explanação muito competente da equipe da CNA”, finalizou.

Leia também

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.

SENAR

|

2 de dezembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural mobiliza 200 participantes em Anitápolis O município de Anitápolis sediou, no dia 28 de novembro, uma importante ação de promoção à saúde masculina por meio do Programa Saúde do Homem Rural, realizada pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio e a Prefeitura de Anitápolis.

FAESC

|

27 de novembro 2025

Coordenadores das CADECs Aves e Suínos de SC participaram de Encontro Nacional em Brasília Os coordenadores das Comissões para acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de Santa Catarina participaram do “3º Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos" promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 18 e 19/10.

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.