Ato em Xanxerê (SC) marca primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural, nesta quarta-feira (20)

Ato em Xanxerê (SC) marca primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural, nesta quarta-feira (20)
FAESC
15 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A cerimônia da primeira entrega dos títulos do Lar Legal Rural – programa criado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) – ocorrerá nesta quarta-feira, dia 20, às 18 horas, no Centro Comunitário, anexo à Igreja Matriz de Xanxerê. A iniciativa, inédita no país, conta com a parceria da Prefeitura de Xanxerê, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

O evento terá a presença do governador de Santa Catarina Jorginho Mello, do coordenador do Programa Lar Legal, desembargador Selso de Oliveira, do prefeito de Xanxerê Oscar Martarello, do vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri, além de representantes da Fetaesc, outras autoridades e produtores rurais da região oeste catarinense.

A proposta segue o modelo do Lar Legal, também idealizado pelo TJSC, que já beneficiou mais de 30 mil famílias que vivem em áreas urbanas no Estado. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do território rural e cumprir a função social da terra, nos termos definidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001). A estimativa, de acordo com o TJSC, é de que cerca de 100 mil propriedades em Santa Catarina participem dessa ação.

De acordo com o desembargador Selso de Oliveira o ato da entrega dos títulos em Xanxerê marca a primeira de muitas que virão para que os produtores rurais que detêm a posse das pequenas propriedades, tenham seu documento. “Sabemos o quanto isso é importante para que o pequeno agricultor consiga acessar programas do Poder Público que não chegam a ele por conta da ausência do título de propriedade”, frisa ao destacar a importância da cooperação entre Federações, Municípios, Governo do Estado e Poder Judiciário para conquistar os objetivos do programa.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o ato de entrega dos primeiros títulos no Brasil representa um passo importante para solucionar essa problemática e os graves reflexos que a falta do documento traz ao produtor rural. “A Faesc e a Fetaesc sempre buscaram solução, com o intuito de promover o avanço no desenvolvimento social e econômico do setor agropecuário catarinense e auxiliar na preservação do meio ambiente, na medida do âmbito de atuação. Com essa cooperação esse anseio está se tornando realidade”.

Enori Barbieri complementa que o trabalho conjunto para formatar um procedimento facilitador e desburocratizado tem sido essencial para resolver a demanda fundiária das propriedades rurais do Estado de Santa Catarina. “O importante suporte que o Poder Judiciário concede para a adequada execução do Lar Legal Rural garante um desenvolvimento eficiente e com segurança jurídica para a regularização fundiária. Esse momento em Xanxerê será histórico para o nosso estado e para o país”.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, também ressalta que o programa é fundamental para promover melhorias aos produtores rurais. “A entrega dos títulos é um momento importante, pois é algo há muito tempo reivindicado pelos nossos agricultores. Isso trará mais qualidade de vida, possibilitará que façam investimentos com segurança, além de oportunizar que utilizem o documento como garantia em eventual financiamento”, conclui.

EFEITOS DO LAR LEGAL RURAL

- Segurança jurídica dos moradores;

- Inclusão das propriedades nos cadastros oficiais e na cidade formal em seu âmbito rural;

- Possibilidade da implementação de infraestrutura, energia elétrica, água e esgoto;

- Possibilidade de desenvolvimento de projetos completos pela Administração Pública, que tornem real a captação de recursos para desenvolvimento dos locais;

- Direito ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao e ao bloco de notas eletrônicas de produtor rural;

- *Participação em Programas de Políticas Públicas dos Governos Federal, Municipal e Estadual;*

- Regularização dos imóveis perante todos os órgãos administrativos pertinentes e necessários;

- Atendimento às premissas ambientais, com respeito ao meio ambiente equilibrado, como forma de defesa e preservação para as gerações futuras; e

- Atendimento à função social da propriedade.

Leia também

SENAR

|

23 de abril 2024

Alunos do Polo do Senar/SC Joaçaba conhecem inovações durante visitas técnicas em duas propriedades catarinenses A formação, da Rede e-Tec Brasil, é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

FAESC

|

23 de abril 2024

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

FAESC

|

22 de abril 2024

SC sedia 2ª Reunião do Conselho Jurídico e da Comissão de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA O evento ocorreu na última quinta-feira (18), em Florianópolis, e teve por objetivo discutir assuntos de interesse do setor produtivo.

FAESC

|

19 de abril 2024

Produtores rurais comemoram resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas pelo programa em 2023 no estado

FAESC

|

19 de abril 2024

Entidades querem restringir a importação de leite Mobilização contra o aumento do volume de importação de leite subsidiado, principalmente da Argentina, está sendo estimulada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

18 de abril 2024

Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais, produtores rurais, técnicos e especialistas do agronegócio.

SENAR

|

18 de abril 2024

Formada 7ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Polo do Senar/SC de São Joaquim A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma 2022/01 na ocorreu na última sexta-feira (12), na sede da entidade sindical.

FAESC

|

12 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de São Joaquim A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

11 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

10 de abril 2024

Formada 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio no polo do Senar/SC de Araranguá A formação conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma que iniciou no primeiro semestre de 2022 ocorreu no último sábado (06), no Namastê Produções e Eventos.

FAESC

|

10 de abril 2024

Setor da proteína animal precisa observar as mudanças do mercado para ser competitivo O evento é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e prossegue até quinta-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.