“Brasil se notabiliza pelas exportações de proteína animal”, diz especialista durante webinar da FAESC e Safras & Mercado

“Brasil se notabiliza pelas exportações de proteína animal”, diz especialista durante webinar da FAESC e Safras & Mercado
FAESC
31 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promoveram nesta semana uma webinar sobre o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do boi”. O evento fez parte do cronograma mensal que contempla palestras gratuitas com informações de mercado que impactam os principais segmentos do agronegócio catarinense.

Participaram dirigentes sindicais, produtores rurais, profissionais do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outros.

A palestra foi conduzida pelo analista de mercado sênior Fernando Henrique Iglesias que iniciou sua explanação falando sobre a atual situação econômica do país. Ele destacou que o real tem trabalhado de forma amplamente desvalorizada no Brasil e que as exportações estão muito robustas. “Nosso país está se notabilizando pelas vendas de proteína animal ao exterior e este ano baterá recorde nas exportações de carnes bovina, de frango e suína”, afirmou.

Iglesias prosseguiu ressaltando que nunca antes o país vendeu tanto desse produto. “Com um câmbio desvalorizado, a agroindústria brasileira priorizará as exportações nos próximos meses. China continua comprando grandes volumes de proteínas de origem animal do Brasil e isso deve seguir nessa dinâmica no mercado brasileiro”.

Outro aspecto pontuado na explanação do palestrante esteve relacionado à taxa de ocupação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pequena parcela da população em idade economicamente ativa (6,6%) está desempregada. O impacto do 13º salário na atual temporada será amplo e esse período será de grande consumo de proteínas de origem animal”, salientou ao comentar que haverá boas oportunidades de vendas, principalmente, de aves natalinas e de cortes suínos.

Sobre a carne bovina, o especialista afirmou que o mercado já sente repasses ao longo da cadeia produtiva porque os preços do boi gordo subiram muito. “Tivemos uma alta acelerada dos preços do boi e a indústria evidentemente repassará isso ao longo da cadeia produtiva”.

Ao abordar as tendências de produção, o Iglesias frisou que o Brasil produzirá volume recorde de carne de frango e carne suína em 2024/2025 e, com esses segmentos, aposta no mercado externo. A produção de carne bovina será maior e o Brasil seguirá como a melhor alternativa de fornecimento global de carne de frango e carne bovina, com excelente potencial de crescimento do volume embarcado para a carne suína. A situação dos concorrentes brasileiros coloca o Brasil em grande evidência nos embarques de carne bovina e carne de frango.

Outro aspecto em destaque foi o alerta em relação aos problemas sanitários, em especial, a influenza aviária. “Esses são fatores de riscos que precisam ser mencionados”, enfatizou Iglesias, que prossegui falando sobre o ciclo pecuário e outros assuntos envolvendo o mercado de carnes.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância da parceria com a Safras & Mercado ao reconhecer que a expertise dos especialistas que conduzem as palestras tem sido fundamental para que o público-alvo do evento tenha acesso a informações precisas, atualizadas e relevantes. “Quero agradecer a todos os que nos prestigiaram e cumprimentar, de maneira especial, ao Fernando Henrique Iglesias que nessa noite nos brindou com informações importantes sobre cenário atual e as tendências do mercado de carnes”.

SOBRE AS WEBINARS

As webinars são gratuitas e abertas ao público (Sindicatos, lideranças, produtores, técnicos e demais interessados). Para participar basta acessar o site https://sistemafaesc.com.br/ e preencher um breve cadastro.

O cronograma deste ano, ainda, prevê as seguintes webinars:

§ “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 25 de novembro, com Evandro da Silva Oliveira;

§ “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado para milho e soja”, no dia 17 de dezembro, com Paulo Molinari.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

§ Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

13 de março 2026

CAR Digital: Governo de Santa Catarina avança na digitalização do CAR com novo sistema mais ágil e transparente Com a presença do comitê gestor do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e entidades representantes do setor produtivo como FAESC, FIESC, FETAESC, ACR, OCESC, FECOAGRO, a Diretoria de Regularização Ambiental (DRA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), apresentou na manhã da última sexta-feira (13), o novo sistema de gestão do CAR em Santa Catarina, o SICAR 2.0.

FAESC

|

13 de março 2026

Primeiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível aos produtores Começou a divulgação dos resultados dos Leiloes de terneiros de 2026. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reforça aos pecuaristas catarinenses para que confiram o primeiro resultado parcial deste ano.

FAESC

|

12 de março 2026

Reforma Tributária e Legislação Ambiental na prática foram temas de palestras em Joaçaba A “Reforma Tributária” e a “Legislação Ambiental na prática” foram temas das palestras realizadas na última terça-feira (10), no Parque de Exposições Dr. Nelson Pedrini, em Joaçaba.

SENAR

|

11 de março 2026

Sistema FAESC/SENAR fortalece relação com produtores e parceiros do agro na EXPO FEMI 2026 A EXPO FEMI 2026, realizada recentemente em Xanxerê, contou com a presença do Sistema Faesc/Senar, que aproveitou o evento para fortalecer o relacionamento com produtores rurais, lideranças do setor e parceiros institucionais.

SENAR

|

11 de março 2026

SAÚDE NO CAMPO Treinamento prepara técnicos de saúde para atender famílias rurais no Oeste e Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos promove, de 10 a 12 de março, em Chapecó, uma capacitação voltada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuarão no Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

10 de março 2026

Curso Técnico em Zootecnia inicia nova turma em Seara e fortalece a formação para o agronegócio O Polo de Seara promoveu, no último sábado (7), a aula inaugural do Curso Técnico em Zootecnia, formação gratuita voltada à qualificação de profissionais para atuar com eficiência, inovação e sustentabilidade na produção rural.

FAESC

|

6 de março 2026

Talento, dedicação e competências que movem o agro O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.