FAESC
18 de fevereiro 2026
SENAR
13 de fevereiro 2026
As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas. A programação contemplou reuniões da CADEC UPD – Unidade de Produção de Leitões e CADEC Frango de Corte JBS Seara, ambas promovidas em Seara, no Oeste catarinense.
Os encontros contaram com a participação do coordenador e membro representante da Faesc na Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Gilmar Antônio Zanluchi, que também é superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. Ele destacou a importância das reuniões para consolidar o papel das comissões e aprimorar as relações no campo. “Esses momentos são fundamentais para fortalecer o diálogo, esclarecer pontos da legislação e garantir que produtores e agroindústrias avancem juntos, com mais segurança, transparência e equilíbrio na integração”, afirmou.
Criadas pela Lei da Integração (Lei 13.288/2016), as comissões têm como finalidade promover um ambiente mais transparente e organizado na relação contratual entre produtores integrados e agroindústrias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das atividades. No Estado, elas atuam nas áreas de avicultura, fumicultura e suinocultura e são orientadas e assessoradas pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com os Sindicatos Rurais e entidades ligadas ao agronegócio.
O serviço de atendimento às demandas das CADECs em Santa Catarina surgiu com o objetivo de fortalecer e organizar a representatividade dos produtores rurais integrados, além de assessorar e estruturar as comissões.
De acordo com o
presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as atividades estão cumprindo com êxito seu papel. Segundo ele, o trabalho tem avançado na missão de equilibrar a relação entre produtores integrados e a integradora com diálogo e soluções que atendam às necessidades dos dois lados: produtores e agroindústria. “Nosso objetivo é que todos tenham sustentabilidade em seus negócios”, ressaltou.
Interessados em acessar a estrutura e as capacitações voltadas aos grupos de produtores integrados podem entrar em contato pelos e-mails: cadecsuinocultura@faesc.com.br; cadecavicultura@faesc.com.br; cadecfumicultura@faesc.com.br ou procurar o Sindicato Rural de seu município.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

