Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses

Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses
FAESC
02 de Fevereiro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Lançada recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a carreta Agro pelo Brasil estará presente em três eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. A estrutura representará o Sistema CNA e o Sistema Faesc/Senar, levando tecnologia, inovação e conhecimento, além de promover ações em prol dos produtores.

O primeiro evento com a presença da carreta em Santa Catarina será o 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, no período de 14 a 17 de fevereiro. Em seguida, no período de 20 a 22 de fevereiro, a Tecnoeste receberá a estrutura, no IFC em Concórdia e, no período de 27 a 29 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Coopercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos.

As atividades do Sistema Faesc/Senar apresentadas na carreta durante os eventos incluem minicursos e palestras ministradas pelos técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e apresentação das ações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR).

“O veículo itinerante veio para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região. O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo, tornando-o mais competitivo e eficiente”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores que passarão pelos eventos. “Trata-se de um investimento fundamental para demonstrarmos os potenciais do setor produtivo de cada região”.

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, realça que, com a Carreta Agro pelo Brasil, será possível demonstrar de forma otimizada todas as ações do Programa ATeG, que atualmente atende 10 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura).

O diretor-executivo adjunto do Instituto CNA (ICNA), Matheus Ferreira, explica que a ideia é percorrer vários estados durante o ano, participando de feiras e eventos para promover as ações do Sistema CNA/Senar. “Estamos finalizando e vamos divulgar em breve um calendário de eventos para participação da Carreta Agro pelo Brasil no ano de 2024”.

ESTRUTURA DA CARRETA AGRO PELO BRASIL

A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.

Espaço multiuso: destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.

Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.

Estúdio para gravações de entrevistas e lives. O ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.

Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.

Leia também

SENAR

|

20 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca avanços significativos na Educação a Distância O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br.

FAESC

|

20 de outubro 2025

CNA e Sistema FAESC/SENAR promovem palestra sobre Reforma Tributária no Agro A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverão nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.

FAESC

|

14 de outubro 2025

Equipes da ATeG preparadas para oferecer um atendimento de excelência aos produtores rurais A capacitação das equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizada na última semana em Chapecó, recebeu avaliações muito positivas dos participantes.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Encontros reforçam estratégias para fortalecer o Sistema Integrado de Produção de Tabaco Mais de 1,3 mil pessoas dos três Estados do Sul participaram dos sete seminários para Fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) promovidos pelas entidades que integram o Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro) entre os dias 8 e 25 de setembro.

FAESC

|

13 de outubro 2025

Equipes dos Sindicatos Rurais participam de Treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e Legislação Tributária Aplicada” foi o foco do treinamento promovido pelo Sistema Faesc/Senar na última quinta-feira (9), com a participação das equipes dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

8 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove treinamento técnico da ATeG em Chapecó com foco em gestão e resultados econômicos Técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) participam nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), em Chapecó, de um treinamento voltado à gestão com foco em resultados, promovido pelo Sistema Faesc/Senar.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Confira atualização parcial dos leilões de touros desta semana em Santa Catarina A pecuária catarinense segue em constante desenvolvimento, impulsionada por iniciativas que valorizam a qualidade genética e a sanidade dos rebanhos.

FAESC

|

8 de outubro 2025

Webinar do Sistema Faesc/Senar e da Safras & Mercado aborda o cenário e as perspectivas de mercado do arroz” “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz” é o tema do próximo webinar gratuito promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado.

SENAR

|

7 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR abre inscrições para Cursos Técnicos gratuitos em 2026 Estão abertas as inscrições para três cursos técnicos da Rede e-Tec do Sistema Faesc/Senar, em Santa Catarina. As formações, com início no primeiro semestre de 2026, são totalmente gratuitas e ofertadas na modalidade presencial e a distância.