Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses

Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses
FAESC
02 de Fevereiro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Lançada recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a carreta Agro pelo Brasil estará presente em três eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. A estrutura representará o Sistema CNA e o Sistema Faesc/Senar, levando tecnologia, inovação e conhecimento, além de promover ações em prol dos produtores.

O primeiro evento com a presença da carreta em Santa Catarina será o 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, no período de 14 a 17 de fevereiro. Em seguida, no período de 20 a 22 de fevereiro, a Tecnoeste receberá a estrutura, no IFC em Concórdia e, no período de 27 a 29 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Coopercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos.

As atividades do Sistema Faesc/Senar apresentadas na carreta durante os eventos incluem minicursos e palestras ministradas pelos técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e apresentação das ações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR).

“O veículo itinerante veio para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região. O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo, tornando-o mais competitivo e eficiente”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores que passarão pelos eventos. “Trata-se de um investimento fundamental para demonstrarmos os potenciais do setor produtivo de cada região”.

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, realça que, com a Carreta Agro pelo Brasil, será possível demonstrar de forma otimizada todas as ações do Programa ATeG, que atualmente atende 10 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura).

O diretor-executivo adjunto do Instituto CNA (ICNA), Matheus Ferreira, explica que a ideia é percorrer vários estados durante o ano, participando de feiras e eventos para promover as ações do Sistema CNA/Senar. “Estamos finalizando e vamos divulgar em breve um calendário de eventos para participação da Carreta Agro pelo Brasil no ano de 2024”.

ESTRUTURA DA CARRETA AGRO PELO BRASIL

A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.

Espaço multiuso: destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.

Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.

Estúdio para gravações de entrevistas e lives. O ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.

Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.

Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.