CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas

CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas
FAESC
17 de Maio de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores para o comunicado divulgado nesta terça-feira (15) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Comunicado traz os detalhes e o histórico sobre esses casos e reforça a necessidade de manutenção de medidas de biosseguridade nas granjas.

O documento também esclarece que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas e que, desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura analisou mais de 45 mil amostras no país.

Integra do documento:

Brasil registra o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres

Foram confirmados no Brasil, no dia 15 de maio, os três primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1 em aves silvestres, das espécies Thalasseus acuflavidus, cujo nome popular é Trinta-réis-de-bando e Sula leucogaster (atobá-pardo). Um caso foi localizado no município de Marataízes, o outro no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e o terceiro caso em Cariacica, ambos no Espírito Santo.

As distâncias destes municípios até Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do estado, são de 85km (Vitória), 204km (Marataízes) e 65km (Cariacica). A zona de proteção equivale a um raio de 3km a partir do foco e o raio da zona de vigilância é de 7km a partir da zona de proteção, perfazendo um raio total de 10km, que pode ser ampliado ou reduzido conforme o estudo epidemiológico da região.

A maioria dos casos registrados na América do sul foram em aves silvestres migratórias. No caso do Trintaréis-de-bando, o período de reprodução do vai de maio a setembro, sendo que no Brasil, a ave constrói ninhos no litoral de Santa Catarina ao Espirito Santo.

Diante do exposto, fazemos os seguintes esclarecimentos:

1. O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) imediatamente após à comprovação do caso de infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

2. A notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e não deve ocasionar a suspensão das exportações de produtos avícolas brasileiros.

3. Estes foram os primeiros casos registrados de IAAP no país, sendo que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas. Desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura e Pecuária analisou mais de 45 mil amostras no Brasil.

4. O Brasil tem um forte sistema de defesa sanitária, graças ao trabalho do governo, em conjunto com os produtores rurais e agências de defesas estaduais. Destacamos a agilidade na comunicação, coleta das amostras e envio para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

5. O país segue com o status sanitário livre de IAAP pela OMSA.

6. Por ser uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, é fundamental a manutenção das medidas de biosseguridade nas granjas para evitar que a doença atinja a produção comercial. A CNA elaborou um material reforçando as principais ações de controle da doença.

Acesse: https://shre.ink/QuKK

✓ Não deixe pessoas estranhas entrarem na unidade produtora.

✓ Lave e desinfete veículos e equipamentos antes de entrar na propriedade.

✓ Aplique práticas de higiene.

✓ Evite contato com outras espécies de aves.

✓ Blinde o ciclo da água.

✓ Atenção aos sinais que indicam doenças nas aves: presença de sinais de doenças nervosas e respiratórias ou casos de morte repentina de grande quantidade de aves em curto período de tempo.

7. Em caso de suspeita, avise imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial de sua cidade ou pela internet na plataforma e-Sisbravet: https://shre.ink/QuK7

Acesse também:

  1. Ficha técnica da Influenza Aviária: https://shre.ink/QuKA

2. Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de New Castle: https://shre.ink/QuKa

3. Mercado em foco: Gripe Aviária (edição de abril/23): https://shre.ink/QuKS

4. Live: Sistema CNA/Senar promove debate sobre influenza aviária: https://shre.ink/QuKS



Leia também

FAESC

|

6 de junho 2025

Sistema Faesc/Senar promove reuniões com Sindicatos Rurais para alinhar e planejar ações em prol do setor produtivo O Sistema Faesc/Senar encerrou com êxito o ciclo de reuniões virtuais realizadas, no período de 03 a 05/06, com as equipes dos Sindicatos Rurais e supervisores regionais do Senar/SC de todo o estado.

FAESC

|

6 de junho 2025

Mais uma turma do Projeto Soldado Cidadão recebe certificados em Florianópolis A cerimônia de entrega dos certificados aos soldados da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) que participaram do Projeto Soldado Cidadão, foi um sucesso.

FAESC

|

4 de junho 2025

MURALHA SANITÁRIA JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da Pecuária de Leite em São Miguel do Oeste Depois de Chapecó, Treze Tílias e Braço do Norte foi a vez de São Miguel do Oeste sediar o painel do Projeto Campo Futuro, com foco na pecuária de leite em Santa Catarina.

FAESC

|

4 de junho 2025

FAESC e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o cenário de fertilizantes O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promovem o webinar “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de Fertilizantes”. A iniciativa é voltada a produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e profissionais do agronegócio, com o objetivo de apresentar análises e projeções sobre o mercado de fertilizantes, tema essencial para a tomada de decisões no setor.

FAESC

|

2 de junho 2025

10º resultado parcial dos Leilões de Terneiros e Terneiras contabiliza 76 eventos em 2025 O 10º resultado parcial dos leilões de terneiros e terneiras em Santa Catarina neste ano contabilizou 76 eventos realizados em cinco regiões do estado.

FAESC

|

2 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da Pecuária de Leite em Treze Tílias O município de Treze Tílias sediou na última quinta-feira (29) o painel do Projeto Campo Futuro, voltado à pecuária de leite.

FAESC

|

30 de maio 2025

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte celebra avanços e encerra ciclo com sucesso em Braço do Norte A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Braço do Norte, encerrou seu primeiro ciclo com resultados surpreendentes, comemorados por lideranças e produtores rurais, no evento realizado recentemente, no Pesque Pague Bloemer. A iniciativa promoveu avanços significativos em produtividade, gestão e sustentabilidade no campo.

FAESC

|

30 de maio 2025

Georreferenciamento de imóveis rurais é destaque em palestra da FAESC A obrigatoriedade do georreferenciamento de imóveis rurais foi o foco da palestra virtual promovida pelo Sistema Faesc/Senar na última quinta-feira (29). O encontro contou com a participação de um dos grandes especialistas no assunto, o assessor técnico pleno da Diretoria Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Érico Melo Goulart.

FAESC

|

30 de maio 2025

Iniciam os cadastros para o Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Teve início no meio-oeste de Santa Catarina o cadastramento das famílias rurais que participarão do Programa Saúde no Campo, uma iniciativa do Senar Nacional, executada no Estado pelo Senar/SC — órgão vinculado à Faesc.

FAESC

|

29 de maio 2025

Levantados custos de produção na área de Pecuária de Leite em Chapecó Mais um painel do Projeto Campo Futuro, voltado à pecuária de leite, foi realizado em Santa Catarina. O evento aconteceu na última terça-feira (27), no município de Chapecó, e contou com a presença de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região.

FAESC

|

29 de maio 2025

Para CNA, Brasil livre de aftosa sem vacinação é uma conquista histórica para a pecuária e para o país Brasília e Paris (29/05/2025) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, avaliou que o reconhecimento internacional do País como livre de febre aftosa sem vacinação é uma conquista histórica para os produtores rurais e para todos os brasileiros.