CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas

CNA divulga comunicado sobre Influenza Aviária com orientações técnicas
FAESC
17 de Maio de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores para o comunicado divulgado nesta terça-feira (15) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Comunicado traz os detalhes e o histórico sobre esses casos e reforça a necessidade de manutenção de medidas de biosseguridade nas granjas.

O documento também esclarece que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas e que, desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura analisou mais de 45 mil amostras no país.

Integra do documento:

Brasil registra o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres

Foram confirmados no Brasil, no dia 15 de maio, os três primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1 em aves silvestres, das espécies Thalasseus acuflavidus, cujo nome popular é Trinta-réis-de-bando e Sula leucogaster (atobá-pardo). Um caso foi localizado no município de Marataízes, o outro no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e o terceiro caso em Cariacica, ambos no Espírito Santo.

As distâncias destes municípios até Santa Maria de Jetibá, maior produtor de ovos do estado, são de 85km (Vitória), 204km (Marataízes) e 65km (Cariacica). A zona de proteção equivale a um raio de 3km a partir do foco e o raio da zona de vigilância é de 7km a partir da zona de proteção, perfazendo um raio total de 10km, que pode ser ampliado ou reduzido conforme o estudo epidemiológico da região.

A maioria dos casos registrados na América do sul foram em aves silvestres migratórias. No caso do Trintaréis-de-bando, o período de reprodução do vai de maio a setembro, sendo que no Brasil, a ave constrói ninhos no litoral de Santa Catarina ao Espirito Santo.

Diante do exposto, fazemos os seguintes esclarecimentos:

1. O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) imediatamente após à comprovação do caso de infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

2. A notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e não deve ocasionar a suspensão das exportações de produtos avícolas brasileiros.

3. Estes foram os primeiros casos registrados de IAAP no país, sendo que não há registro em granjas comerciais e/ou aves domésticas. Desde julho de 2022, o Ministério da Agricultura e Pecuária analisou mais de 45 mil amostras no Brasil.

4. O Brasil tem um forte sistema de defesa sanitária, graças ao trabalho do governo, em conjunto com os produtores rurais e agências de defesas estaduais. Destacamos a agilidade na comunicação, coleta das amostras e envio para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

5. O país segue com o status sanitário livre de IAAP pela OMSA.

6. Por ser uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, é fundamental a manutenção das medidas de biosseguridade nas granjas para evitar que a doença atinja a produção comercial. A CNA elaborou um material reforçando as principais ações de controle da doença.

Acesse: https://shre.ink/QuKK

✓ Não deixe pessoas estranhas entrarem na unidade produtora.

✓ Lave e desinfete veículos e equipamentos antes de entrar na propriedade.

✓ Aplique práticas de higiene.

✓ Evite contato com outras espécies de aves.

✓ Blinde o ciclo da água.

✓ Atenção aos sinais que indicam doenças nas aves: presença de sinais de doenças nervosas e respiratórias ou casos de morte repentina de grande quantidade de aves em curto período de tempo.

7. Em caso de suspeita, avise imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial de sua cidade ou pela internet na plataforma e-Sisbravet: https://shre.ink/QuK7

Acesse também:

  1. Ficha técnica da Influenza Aviária: https://shre.ink/QuKA

2. Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de New Castle: https://shre.ink/QuKa

3. Mercado em foco: Gripe Aviária (edição de abril/23): https://shre.ink/QuKS

4. Live: Sistema CNA/Senar promove debate sobre influenza aviária: https://shre.ink/QuKS



Leia também

FAESC

|

14 de maio 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

14 de maio 2024

Faesc avalia de forma positiva atuação do Caoagro no combate ao crime no agronegócio No comparativo com 2023, houve aumento de 3,5% no número de ocorrências recebidas, resultado direto da ampliação e disseminação dos canais de denúncias da Polícia Civil, como a Deleagro Virtual e o Disque Denúncia Agro.

SENAR

|

3 de maio 2024

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro Com essas palavras a aluna da APAE de Bom Retiro, Laís da Cruz Bonin, 25 anos, descreveu a experiência de participar neste mês do Curso de Formação Profissional Rural (FPR) “Cultivo Protegido de Hortaliças”.

SENAR

|

29 de abril 2024

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão Representantes das Forças Armadas da Base Aérea de Florianópolis estiveram, nesta semana, na sede do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo foi conhecer os resultados das ações de capacitação e formação profissional oferecidos aos produtores rurais e promover o alinhamento das atividades do Projeto Soldado-Cidadão.

FAESC

|

26 de abril 2024

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores sobre o prazo e as novas regras de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Desde o dia 15/3 está liberado o acesso aos programas IRPF 2024 e para download. Também está disponível a declaração pré-preenchida. A data limite para a entrega é o dia 31 de maio.

FAESC

|

26 de abril 2024

Faesc apoia propostas da CNA para Plano Safra 2024/2025 As propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025, entregue nesta semana ao Ministério da Agricultura, traduz com fidelidade as necessidades dos produtores rurais na avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

SENAR

|

26 de abril 2024

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses O encontro, realizado na sede da Fetrancesc, em Florianópolis, debateu os gargalos no setor portuário catarinense e a renovação da concessão do trecho norte da BR-101.

FAESC

|

26 de abril 2024

5º Remate Searaense de Gado Geral foi um sucesso O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Seara, Associação Criadores de Bovinos de Corte de Seara e Região, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Pampa Remates e contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do CTG Seara e Pampa.

SENAR

|

25 de abril 2024

Oficina técnica do SENAR/SC aborda manejo de pastagens perenes A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Água Doce e reuniu produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

25 de abril 2024

Nota fiscal eletrônica do produtor rural passa a ser obrigatória a partir de 1º de maio Os produtores rurais devem usar exclusivamente a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica nas operações estaduais a partir de 1º de maio. O alerta é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de abril 2024

Senar/SC disponibiliza mais de 430 capacitações gratuitas para maio Para o mês de maio serão mais de 430 capacitações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.

FAESC

|

24 de abril 2024

Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite O decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira visam beneficiar direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garantem R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.