CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC
FAESC
23 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina é destaque nacional na produção de ostras e, para demonstrar um pouco dessa potencialidade, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) organizou uma visita técnica em uma fazenda marinha, situada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis (SC). A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

A visita ocorreu na última sexta-feira (19) na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há três anos. O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

A comitiva foi recebida pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Comecei com 50 sementes (ostras com até 4 cm de altura) e hoje esse número já soma 10 milhões. Estamos migrando para uma empresa sustentável e nosso principal objetivo é entregar um produto saudável que não agrida a natureza”, enfatizou Ramos que iniciou o negócio sozinho há 20 anos. A decisão pela atividade econômica surgiu em razão do alto consumo, pela natureza ímpar do local e por ser algo economicamente viável.

Sobre a ATeG, o empresário frisou que o programa tem sido essencial para ampliar conhecimentos e trocar experiências com o técnico sobre inovações em vários aspectos. A questão da sustentabilidade é um dos exemplos amplamente trabalhados no projeto.

Para o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, entre as questões que mais chamou a atenção está o comprometimento com a qualidade. “Pudemos observar que a empresa investe em tecnologia de ponta, capacitação da equipe, boas práticas de manejo e sanidade, além de atuar com responsabilidade ambiental e cumprir muito bem a legislação trabalhista – fruto certamente do trabalho desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, aliado ao zelo do produtor com a qualidade”.

O coordenador da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA (CNRTPS), Rodrigo Hugueney do Amaral Mello, avaliou de forma positiva a visita técnica e destacou o quanto é relevante conhecer o trabalho nas propriedades de todo o Brasil. “É fundamental nos aproximarmos da base e entendermos um pouco das dificuldades que o produtor enfrenta no dia a dia. Por exemplo, tivemos conhecimento de uma burocracia que foi criada acerca do processo de purificação de ostras. Com isso, pedimos a demanda de qual normativa precisamos alterar para verificar se conseguimos, em Brasília, ajudar o produtor e atender as expectativas para melhorar o processo produtivo. Isso facilitará as atividades diárias na propriedade, sem colocar em risco a saúde do trabalhador e do consumidor”.

Leia também

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.

SENAR

|

20 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca avanços significativos na Educação a Distância O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br.

FAESC

|

20 de outubro 2025

CNA e Sistema FAESC/SENAR promovem palestra sobre Reforma Tributária no Agro A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverão nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.