CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC
FAESC
23 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina é destaque nacional na produção de ostras e, para demonstrar um pouco dessa potencialidade, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) organizou uma visita técnica em uma fazenda marinha, situada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis (SC). A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

A visita ocorreu na última sexta-feira (19) na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há três anos. O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

A comitiva foi recebida pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Comecei com 50 sementes (ostras com até 4 cm de altura) e hoje esse número já soma 10 milhões. Estamos migrando para uma empresa sustentável e nosso principal objetivo é entregar um produto saudável que não agrida a natureza”, enfatizou Ramos que iniciou o negócio sozinho há 20 anos. A decisão pela atividade econômica surgiu em razão do alto consumo, pela natureza ímpar do local e por ser algo economicamente viável.

Sobre a ATeG, o empresário frisou que o programa tem sido essencial para ampliar conhecimentos e trocar experiências com o técnico sobre inovações em vários aspectos. A questão da sustentabilidade é um dos exemplos amplamente trabalhados no projeto.

Para o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, entre as questões que mais chamou a atenção está o comprometimento com a qualidade. “Pudemos observar que a empresa investe em tecnologia de ponta, capacitação da equipe, boas práticas de manejo e sanidade, além de atuar com responsabilidade ambiental e cumprir muito bem a legislação trabalhista – fruto certamente do trabalho desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, aliado ao zelo do produtor com a qualidade”.

O coordenador da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA (CNRTPS), Rodrigo Hugueney do Amaral Mello, avaliou de forma positiva a visita técnica e destacou o quanto é relevante conhecer o trabalho nas propriedades de todo o Brasil. “É fundamental nos aproximarmos da base e entendermos um pouco das dificuldades que o produtor enfrenta no dia a dia. Por exemplo, tivemos conhecimento de uma burocracia que foi criada acerca do processo de purificação de ostras. Com isso, pedimos a demanda de qual normativa precisamos alterar para verificar se conseguimos, em Brasília, ajudar o produtor e atender as expectativas para melhorar o processo produtivo. Isso facilitará as atividades diárias na propriedade, sem colocar em risco a saúde do trabalhador e do consumidor”.

Leia também

SENAR

|

26 de junho 2026

Capacitação em Seara orienta produtores sobre qualidade genética dos rebanhos leiteiros Com o objetivo de aprimorar o manejo reprodutivo e elevar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram o curso Melhoramento Genético de Raças Leiteiras. Realizada no mês de junho em Seara, no Oeste catarinense, a capacitação reuniu 12 produtores rurais.

SENAR

|

19 de junho 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Jaguaruna lançam ATeG Agricultura O serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área da Agricultura foi lançado em Santa Catarina, neste mês (16/06), na sede do Sindicato Rural de Jaguaruna. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural e tem como objetivo ampliar o acesso dos produtores rurais a orientações técnicas e gerenciais voltadas ao fortalecimento das propriedades e ao aumento da eficiência produtiva.

FAESC

|

16 de junho 2026

Entidades cobram fumageiras sobre comercialização do tabaco em reuniões das Cadecs s entidades representativas dos produtores de tabaco do Sul do Brasil realizaram, nos dias 15 e 16 de junho, reuniões com empresas fumageiras no âmbito das Cadecs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).