CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó

CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó
FAESC
05 de Setembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

O último encontro do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro será realizado no dia 19 de setembro, em Chapecó, Santa Catarina, para discutir os custos de produção da pecuária de leite na região Sul e no Brasil.

O evento, promovido pela CNA, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), vai ocorrer das 9h às 12h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

A programação do circuito conta com palestras sobre quanto custa para produzir leite; análise dos custos de produção; como aumentar a rentabilidade; oferta e demanda de lácteos no Mercosul e no mundo, além de casos de sucesso na produção de leite.

Os palestrantes convidados para o evento são o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Giovanni Pennazi, o diretor da Labor Rural, Christiano Nascif, e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Glauco Carvalho.

Dados – Em 2025 foram realizados 15 painéis em pecuária de leite, sendo quatro em Santa Catarina, três no Rio de Janeiro, dois em Sergipe, três em Pernambuco e três no Espírito Santo.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, de maneira geral, as propriedades vêm investindo em tecnologia, mas na maior parte dos painéis a produção é predominantemente realizada em regime de pastagens, com suplementação concentrada.

“O item alimentação representou o maior peso nos custos das propriedades, comprometendo entre 50% e 75% da receita obtida com o leite. Portanto, a otimização da alimentação representa grande oportunidade para melhorar as margens da atividade”, explicou Dias.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que o encontro reconhece a força e a representatividade da pecuária leiteira sul-brasileira. “Os três estados do Sul são destaques nacionais na produção de leite. Sediar este painel é um reconhecimento à força e à representatividade do nosso setor. Será um momento valioso de aprendizado, troca de experiências e análise técnica de números que orientarão e projetarão o futuro dessa importante atividade”.

Circuito de Resultados do Campo Futuro do Sul

Data: 19 de setembro

Horário: 9h às 12h30

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC)

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

5 de setembro 2025

CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó Evento, que será realizado no dia 19 de setembro, com a parceria do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais, terá como foco a pecuária de leite

FAESC

|

5 de setembro 2025

Confira o 4º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) acompanha atentamente os indicadores que orientam o mercado pecuário no Estado.

FAESC

|

3 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR presente nos 40 anos da Fischer Agroindústria em Fraiburgo O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos marcou presença no evento de celebração dos 40 anos da Fischer Agroindústria, realizado no dia 26 de agosto, no Hotel Renar, em Fraiburgo/SC.

FAESC

|

1 de setembro 2025

SENAR/SC promove cerca de 500 cursos gratuitos neste mês O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), traz uma excelente notícia ao público do campo. Aproximadamente 500 cursos gratuitos estão disponíveis em todo o Estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Divulgado 3º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos pecuaristas para que confiram o terceiro resultado parcial do levantamento de preços dos leilões de touros promovidos em 2025 no estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Guerra aos javalis JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

29 de agosto 2025

ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS Campo cBenef será obrigatório em SC a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) acaba de divulgar que nesta segunda-feira (1º), entra em vigor a primeira regra de validação do cBenef - Código de Benefícios Fiscais em Santa Catarina, que verifica o preenchimento do campo.

FAESC

|

29 de agosto 2025

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 1532/2025, que prorroga por mais cinco anos — até outubro de 2030 — o prazo para a regularização de imóveis em faixas de fronteira.

FAESC

|

27 de agosto 2025

Participação do Sistema FAESC/SENAR é sucesso na AgroPonte O Sistema Faesc/Senar teve participação de destaque na 14ª edição da AgroPonte, realizada de 13 a 17 de agosto no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

FAESC

|

26 de agosto 2025

Webinar destaca tendências e desafios para o setor de leite e carne O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promoveram na noite de segunda-feira (25) mais uma edição do webinar gratuito voltado a produtores, dirigentes sindicais, técnicos e demais profissionais do agronegócio.

FAESC

|

26 de agosto 2025

9º Remate Searense de Gado Geral comercializa 249 animais O 9º Remate Searense de Gado Geral reuniu criadores, compradores e lideranças do setor agropecuário, no último fim de semana (22/08), no CTG Seara & Pampa, em Seara, no Oeste catarinense. Ao todo, foram comercializados 249 animais de corte, o que demonstrou a força da pecuária regional e o potencial de crescimento do setor.