CNA encerra encontros para discutir propostas para o Plano Safra

CNA encerra encontros para discutir propostas para o Plano Safra
(Foto Sistema CNA/Senar)
FAESC
09 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na terça (8), os encontros regionais para discutir as propostas do setor para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026. O cronograma de reuniões teve início em Florianópolis, no dia 17 de março, reunindo o setor produtivo do Sul.

A última reunião ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), em Palmas, com produtores rurais e representantes de sindicatos e instituições financeiras da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Na abertura do encontro, o presidente da Faet, Paulo Carneiro, afirmou que o levantamento de informações mostra a preocupação da CNA com os produtores da região, que estão enfrentando desafios na produção.

O secretário estadual da Agricultura do Tocantins, Jaime Café, também participou da abertura e destacou a importância de o governo direcionar recursos para programas de investimento de logística e infraestrutura.

Na reunião, foi apontado como gargalo da região a capacidade de armazenamento de grãos. Para o setor, os programas de investimento precisam contemplar recursos diferenciados para a construção de armazéns com taxas mais atrativas.

Os participantes também citaram a burocracia para acesso ao crédito rural, sobretudo para as linhas de investimento. A falta de opção de crédito para o setor pecuário foi outro ponto levantado. O setor cobrou melhores condições para recuperar solos e pastagens, bem como para investir em melhoramento genético.

Em relação ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), foi discutida a necessidade de aumentar o percentual de subvenção e o limite anual para a soja. Hoje, o percentual para grãos é de 20% e o produtor pode receber até R$ 60 mil de apólice por grupo de atividades.

O tema foi abordado pelos produtores como o principal motivo de frustração do segmento rural. O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, apresentou as ações da entidade para mudar esse cenário. “O caminho tem sido o Legislativo”, disse.

O objetivo das reuniões, que foram realizadas em todas as regiões brasileiras, foi discutir as principais necessidades e particularidades dos produtores em relação ao crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco.

Todas as sugestões serão consolidadas em um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura e Pecuária e outros órgãos do governo federal como contribuição para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026.

REUNIÕES

O primeiro encontro foi realizado no dia 17 de março, em Florianópolis (SC), para reunir as demandas da região Sul e no dia dia 20/03, ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), com produtores da região Sudeste. Já as propostas da região Centro-Oeste foram levantadas no dia 21/03, em Cuiabá (MT), da região Norte no dia 28/03, em Belém (PA), e da região Nordeste no dia 2 de abril, em Irecê (BA). A última reunião ocorreu, em Palmas, nesta semana.

RELEMBRE AS PROPOSTAS DA REGIÃO SUL

As principais demandas discutidas pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram a melhoria dos programas de financiamento para pequenos e médios produtores, a redução da burocracia nos bancos e dos custos acessórios e a garantia de recursos para as ferramentas de gestão de riscos.

Na reunião, produtores e representantes de sindicatos rurais do Rio Grande do Sul destacaram a situação do estado após as enchentes de maio do ano passado. Segundo relatos, as lavouras de grãos continuam com produtividade baixa e muitos produtores estão negativados, pois não conseguiram prorrogar o pagamento do crédito.

Diante desse cenário, os programas de subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR) e de garantia da atividade agropecuária (Proagro) são ferramentas essenciais para amparar os produtores em casos de problemas climáticos.

Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o seguro rural é uma preocupação de todos os estados da região Sul e deve ser colocado como prioridade para o próximo Plano Safra. “O seguro sem sombra de dúvida é algo que não vai ser resolvido no curto prazo, mas precisamos trabalhar esse tema para garantir a segurança dos produtores”.

O consultor da CNA, José Ângelo Mazzillo, falou sobre o Projeto de Lei 2.951/2024, de autoria da senadora Tereza Cristina, e sua importância para o aperfeiçoamento da política do seguro rural, fortalecendo a previsibilidade orçamentária e eficiência do setor. O projeto traz diversas mudanças em relação ao Fundo Catástrofe, como a possibilidade de aporte diversificado pela União e estrutura de administração sólida e participação efetiva dos cotistas.

*Com informaçoes da CNA e da FAET

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.