CNA encerra encontros para discutir propostas para o Plano Safra

CNA encerra encontros para discutir propostas para o Plano Safra
(Foto Sistema CNA/Senar)
FAESC
09 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na terça (8), os encontros regionais para discutir as propostas do setor para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026. O cronograma de reuniões teve início em Florianópolis, no dia 17 de março, reunindo o setor produtivo do Sul.

A última reunião ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), em Palmas, com produtores rurais e representantes de sindicatos e instituições financeiras da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Na abertura do encontro, o presidente da Faet, Paulo Carneiro, afirmou que o levantamento de informações mostra a preocupação da CNA com os produtores da região, que estão enfrentando desafios na produção.

O secretário estadual da Agricultura do Tocantins, Jaime Café, também participou da abertura e destacou a importância de o governo direcionar recursos para programas de investimento de logística e infraestrutura.

Na reunião, foi apontado como gargalo da região a capacidade de armazenamento de grãos. Para o setor, os programas de investimento precisam contemplar recursos diferenciados para a construção de armazéns com taxas mais atrativas.

Os participantes também citaram a burocracia para acesso ao crédito rural, sobretudo para as linhas de investimento. A falta de opção de crédito para o setor pecuário foi outro ponto levantado. O setor cobrou melhores condições para recuperar solos e pastagens, bem como para investir em melhoramento genético.

Em relação ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), foi discutida a necessidade de aumentar o percentual de subvenção e o limite anual para a soja. Hoje, o percentual para grãos é de 20% e o produtor pode receber até R$ 60 mil de apólice por grupo de atividades.

O tema foi abordado pelos produtores como o principal motivo de frustração do segmento rural. O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, apresentou as ações da entidade para mudar esse cenário. “O caminho tem sido o Legislativo”, disse.

O objetivo das reuniões, que foram realizadas em todas as regiões brasileiras, foi discutir as principais necessidades e particularidades dos produtores em relação ao crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco.

Todas as sugestões serão consolidadas em um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura e Pecuária e outros órgãos do governo federal como contribuição para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026.

REUNIÕES

O primeiro encontro foi realizado no dia 17 de março, em Florianópolis (SC), para reunir as demandas da região Sul e no dia dia 20/03, ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), com produtores da região Sudeste. Já as propostas da região Centro-Oeste foram levantadas no dia 21/03, em Cuiabá (MT), da região Norte no dia 28/03, em Belém (PA), e da região Nordeste no dia 2 de abril, em Irecê (BA). A última reunião ocorreu, em Palmas, nesta semana.

RELEMBRE AS PROPOSTAS DA REGIÃO SUL

As principais demandas discutidas pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram a melhoria dos programas de financiamento para pequenos e médios produtores, a redução da burocracia nos bancos e dos custos acessórios e a garantia de recursos para as ferramentas de gestão de riscos.

Na reunião, produtores e representantes de sindicatos rurais do Rio Grande do Sul destacaram a situação do estado após as enchentes de maio do ano passado. Segundo relatos, as lavouras de grãos continuam com produtividade baixa e muitos produtores estão negativados, pois não conseguiram prorrogar o pagamento do crédito.

Diante desse cenário, os programas de subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR) e de garantia da atividade agropecuária (Proagro) são ferramentas essenciais para amparar os produtores em casos de problemas climáticos.

Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o seguro rural é uma preocupação de todos os estados da região Sul e deve ser colocado como prioridade para o próximo Plano Safra. “O seguro sem sombra de dúvida é algo que não vai ser resolvido no curto prazo, mas precisamos trabalhar esse tema para garantir a segurança dos produtores”.

O consultor da CNA, José Ângelo Mazzillo, falou sobre o Projeto de Lei 2.951/2024, de autoria da senadora Tereza Cristina, e sua importância para o aperfeiçoamento da política do seguro rural, fortalecendo a previsibilidade orçamentária e eficiência do setor. O projeto traz diversas mudanças em relação ao Fundo Catástrofe, como a possibilidade de aporte diversificado pela União e estrutura de administração sólida e participação efetiva dos cotistas.

*Com informaçoes da CNA e da FAET

Leia também

FAESC

|

27 de novembro 2025

Coordenadores das CADECs Aves e Suínos de SC participaram de Encontro Nacional em Brasília Os coordenadores das Comissões para acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de Santa Catarina participaram do “3º Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos" promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 18 e 19/10.

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.

FAESC

|

25 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove cerca de 300 cursos gratuitos em dezembro O ano se aproxima do fim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), celebra o sucesso das capacitações gratuitas ao longo de 2025.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.