Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários

Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários
FAESC
07 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nesta segunda-feira (05), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, no Supremo Tribunal Federal, da primeira reunião da Comissão Especial de Conciliação que debaterá as ações que envolvem o marco temporal. A Comissão foi criada pelo ministro Gilmar Mendes, relator de cinco ações sobre a constitucionalidade da Lei 14.701/2023, que estabeleceu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas (áreas ocupadas até 5 de outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição Federal).

A expectativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é que se reconheça a constitucionalidade da legislação, amplamente debatida e aprovada pelo Congresso Nacional, e que no âmbito da Comissão de Conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF) chegue-se a uma solução justa para a questão da demarcação de terras indígenas.

“Nossa prioridade é evitar os conflitos que, no passado, acabaram com a tranquilidade de centenas de famílias rurais. Queremos paz, com respeito à lei, sem ferir o legítimo direito de propriedade dos produtores rurais e sem desrespeito para com os povos originários. O trabalho da comissão oportuniza ouvir os dois lados e isso é fundamental para atingir esse objetivo”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que também é vice-presidente de finanças da CNA.

O presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Marcelo Bertoni, acompanhou os debates e afirmou que a CNA defenderá a temporalidade prevista na Lei 14.701/23, e que a comissão é uma oportunidade de escutar os dois lados e chegar a uma pacificação para os conflitos fundiários, encerrando a discussão do tema no país.

O diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, afirmou que a Confederação foi ao Supremo defender a constitucionalidade da lei e a prerrogativa do Congresso Nacional em legislar nessa questão. “Mas entendemos que é muito louvável a propositura do Supremo Tribunal Federal em buscar um diálogo”.

De acordo com Ferraz, a comissão será uma grande oportunidade para “verificar os consensos, os dissensos e tentar uma solução” que respeite o direito de propriedade dos produtores de alimentos. “Ninguém busca conflitos, buscamos soluções. Essa é a nossa premissa e estaremos à disposição para contribuir com o debate”.

A previsão é que os trabalhos dessa Comissão sejam concluídos em dezembro.

*Com informações da Assessoria da CNA

Leia também

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e homenageia sócio emérito em Bom Jardim da Serra O Sindicato Rural de Bom Jesus da Serra realizou o Seminário de Líderes Rurais no dia 10 de dezembro, com Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação das ações para 2026.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca mais de 80 ações no ano em Ituporanga Sindicato Rural comemora aumento de produção de cebola, mas lamenta alta dos custos e desvalorização dos preços

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Benedito Novo reforça compromisso com o campo Momentos de aprendizado, avaliação de resultados e apresentação de expectativas para 2026 marcaram o Seminário de Líderes Rurais – evento que encerrou as atividades de 2025 do Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Canoinhas destaca novidades para 2026 em Seminário de Líderes O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Canoinhas, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu carca de 100 produtores, lideranças e autoridades para avaliar as ações realizadas no ano e empossar a diretoria que atuará nos próximos quatro anos (03/12/2025 a 03/12/2029).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país