Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários

Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários
FAESC
07 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nesta segunda-feira (05), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, no Supremo Tribunal Federal, da primeira reunião da Comissão Especial de Conciliação que debaterá as ações que envolvem o marco temporal. A Comissão foi criada pelo ministro Gilmar Mendes, relator de cinco ações sobre a constitucionalidade da Lei 14.701/2023, que estabeleceu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas (áreas ocupadas até 5 de outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição Federal).

A expectativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é que se reconheça a constitucionalidade da legislação, amplamente debatida e aprovada pelo Congresso Nacional, e que no âmbito da Comissão de Conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF) chegue-se a uma solução justa para a questão da demarcação de terras indígenas.

“Nossa prioridade é evitar os conflitos que, no passado, acabaram com a tranquilidade de centenas de famílias rurais. Queremos paz, com respeito à lei, sem ferir o legítimo direito de propriedade dos produtores rurais e sem desrespeito para com os povos originários. O trabalho da comissão oportuniza ouvir os dois lados e isso é fundamental para atingir esse objetivo”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que também é vice-presidente de finanças da CNA.

O presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Marcelo Bertoni, acompanhou os debates e afirmou que a CNA defenderá a temporalidade prevista na Lei 14.701/23, e que a comissão é uma oportunidade de escutar os dois lados e chegar a uma pacificação para os conflitos fundiários, encerrando a discussão do tema no país.

O diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, afirmou que a Confederação foi ao Supremo defender a constitucionalidade da lei e a prerrogativa do Congresso Nacional em legislar nessa questão. “Mas entendemos que é muito louvável a propositura do Supremo Tribunal Federal em buscar um diálogo”.

De acordo com Ferraz, a comissão será uma grande oportunidade para “verificar os consensos, os dissensos e tentar uma solução” que respeite o direito de propriedade dos produtores de alimentos. “Ninguém busca conflitos, buscamos soluções. Essa é a nossa premissa e estaremos à disposição para contribuir com o debate”.

A previsão é que os trabalhos dessa Comissão sejam concluídos em dezembro.

*Com informações da Assessoria da CNA

Leia também

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

FAESC

|

12 de novembro 2025

FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma das entidades homenageadas pela parceria de 50 anos com a Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, em prol do fortalecimento da agricultura em Santa Catarina.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Catarinenses destacam a importância da participação na etapa nacional do Programa CNA Jovem Os quatro jovens que representaram Santa Catarina na etapa nacional da 6ª edição do Programa CNA Jovem — iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agro — avaliaram de forma positiva a experiência.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.