Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários

Comissão de Conciliação Do STF: Faesc espera solução pacífica para os conflitos fundiários
FAESC
07 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nesta segunda-feira (05), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, no Supremo Tribunal Federal, da primeira reunião da Comissão Especial de Conciliação que debaterá as ações que envolvem o marco temporal. A Comissão foi criada pelo ministro Gilmar Mendes, relator de cinco ações sobre a constitucionalidade da Lei 14.701/2023, que estabeleceu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas (áreas ocupadas até 5 de outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição Federal).

A expectativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é que se reconheça a constitucionalidade da legislação, amplamente debatida e aprovada pelo Congresso Nacional, e que no âmbito da Comissão de Conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF) chegue-se a uma solução justa para a questão da demarcação de terras indígenas.

“Nossa prioridade é evitar os conflitos que, no passado, acabaram com a tranquilidade de centenas de famílias rurais. Queremos paz, com respeito à lei, sem ferir o legítimo direito de propriedade dos produtores rurais e sem desrespeito para com os povos originários. O trabalho da comissão oportuniza ouvir os dois lados e isso é fundamental para atingir esse objetivo”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que também é vice-presidente de finanças da CNA.

O presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Marcelo Bertoni, acompanhou os debates e afirmou que a CNA defenderá a temporalidade prevista na Lei 14.701/23, e que a comissão é uma oportunidade de escutar os dois lados e chegar a uma pacificação para os conflitos fundiários, encerrando a discussão do tema no país.

O diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, afirmou que a Confederação foi ao Supremo defender a constitucionalidade da lei e a prerrogativa do Congresso Nacional em legislar nessa questão. “Mas entendemos que é muito louvável a propositura do Supremo Tribunal Federal em buscar um diálogo”.

De acordo com Ferraz, a comissão será uma grande oportunidade para “verificar os consensos, os dissensos e tentar uma solução” que respeite o direito de propriedade dos produtores de alimentos. “Ninguém busca conflitos, buscamos soluções. Essa é a nossa premissa e estaremos à disposição para contribuir com o debate”.

A previsão é que os trabalhos dessa Comissão sejam concluídos em dezembro.

*Com informações da Assessoria da CNA

Leia também

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

Sistema Faesc/Senar anuncia investimentos nas cadeias produtivas durante o 27º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense

FAESC

|

18 de fevereiro 2026

CADECs de SC iniciam atividades de 2026 com reuniões estratégicas As Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) iniciaram as atividades de 2026 em Santa Catarina com uma agenda de reuniões voltadas ao fortalecimento do diálogo e à transparência nas cadeias produtivas integradas.

FAESC

|

16 de fevereiro 2026

FAESC destaca a importância da assinatura do protocolo com JTI A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco assinou, na sexta-feira (13 de fevereiro), o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul (RS).

SENAR

|

13 de fevereiro 2026

Mais de duas mil pessoas passam pela Carreta Agro pelo Brasil na Tecnoeste 2026 Mais de duas mil pessoas passaram pela Carreta Agro pelo Brasil durante a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

SENAR

|

10 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na Tecnoeste a partir desta terça-feira Depois do sucesso no Campo Agroacelerador Cooperja, em Jacinto Machado, no Sul do Estado, a Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)