Decreto que regulamenta programas de autocontrole da defesa agropecuária é um avanço para o setor, diz FAESC

Decreto que regulamenta programas de autocontrole da defesa agropecuária é um avanço para o setor, diz FAESC
O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a iniciativa fortalece o conceito de autocontrole e exige mais rapidez e responsabilidade dos estabelecimentos.
FAESC
07 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A regulamentação representa um avanço para a efetivação dos programas de autocontrole, pois oportuniza a melhoria da qualidade dos produtos, além de garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento da cadeia produtiva. Assim a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia o Decreto 12.126/2024, recém-publicado no Diário Oficial da União pelo Governo Federal.

O decreto regulamenta parte da Lei 14.515, de 29 de dezembro de 2022, que trata sobre os programas de autocontrole na produção animal, programa de incentivo à conformidade em defesa agropecuária e fiscalização baseada em risco.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, ressalta que a iniciativa fortalece o conceito de autocontrole e exige mais rapidez e responsabilidade dos estabelecimentos. “Trata-se de uma decisão que será essencial para agilizar e otimizar as atividades de defesa agropecuária da produção animal”.

Os programas de autocontrole foram criados para garantir a inocuidade, identidade, qualidade e segurança dos produtos agropecuários e serão implantados, monitorados, verificados e mantidos pelos agentes privados regulados.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa será a responsável por estabelecer em normas complementares os requisitos específicos para cada setor produtivo necessários ao desenvolvimento dos programas de autocontrole, bem como os procedimentos e periodicidade para a sua verificação oficial, considerando as avaliações de risco.

O documento também regula o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária para os setores de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e de produtos destinados à alimentação animal.

A medida também passa a inserir oficialmente, no âmbito da inspeção e fiscalização agropecuária, a mensuração do risco, que inclui características do produto, estabelecimento, atendimento a legislação, entre outros critérios.

Os programas de autocontrole, criados na Lei 14.515/2022, permitem que agentes privados os implementem, mantenham, monitorem, verifiquem os próprios processos produtivos, com requisitos operacionais e práticos claramente definidos em prol da identidade, qualidade e inocuidade desses produtos.

*Com informações da CNA

Leia também

SENAR

|

16 de outubro 2026

Mulheres conhecem técnicas de criação de gado de corte em Jaguaruna Da gestão da propriedade à escolha dos reprodutores e ao manejo das pastagens, a criação de gado de corte exige conhecimento técnico, planejamento, gestão adequada e atenção diária aos animais. Para conhecer de perto essa rotina, um grupo de mulheres de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

FAESC

|

16 de outubro 2026

10º levantamento parcial revela preços de reprodutores bovinos em Santa Catarina Estudo realizado pelo GMG da UDESC, com apoio da FAESC, acompanha o mercado de genética animal e apresenta valores médios de comercialização de oito raças em leilões no Estado

FAESC

|

16 de outubro 2026

ATeG aprimora gestão e rentabilidade na produção de arroz em Santa Catarina As lavouras de arroz de Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, ganharam força para superar o desafio de aumentar a rentabilidade com a adoção de novas práticas de gestão, controle de custos e planejamento da produção

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

13 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR promove 1º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, em Florianópolis Encontro, programado para 24 de novembro, contempla debates sobre liderança, protagonismo, futuro do agro, proteção e participação das mulheres no sistema sindical rural.

FAESC

|

9 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do agronegócio catarinense na EXPOLAGES 2026 Presidente José Zeferino Pedrozo participou da abertura oficial da feira, em Lages, e defendeu medidas para fortalecer a pecuária, a infraestrutura e a competitividade da produção rural.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Inscrições abertas para os cursos técnicos gratuitos do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais Formações em Agronegócio e Zootecnia serão oferecidas em seis polos, com início previsto para o primeiro semestre de 2027.

FAESC

|

8 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros em leilões de Santa Catarina A comercialização de reprodutores bovinos em leilões de Santa Catarina movimenta o mercado de genética animal e oferece indicadores sobre a valorização dos animais. Esse cenário é acompanhado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que divulgou, nesta semana, a nona atualização parcial do levantamento de preços de touros comercializados em leilões no Estado.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.

FAESC

|

1 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros nos leilões de SC A raça Ultrablack apresentou o maior preço médio por touro no oitavo levantamento dos leilões de Santa Catarina, realizado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nos cinco eventos acompanhados com animais da raça, a média alcançou R$ 22.176,00, com coeficiente de variação de 17,83%.