Dia de Campo Regional discute inovações da apicultura e meliponicultura em Lauro Müller

Dia de Campo Regional discute inovações da apicultura e meliponicultura em Lauro Müller
FAESC
22 de Agosto de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Momentos de conhecimento e troca de experiências marcaram o Dia de Campo Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Apicultura e Meliponicultura. O encontro, realizado na propriedade de Juliano Viero e Suzana Andrade, em Lauro Müller, foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Orleans, neste mês de agosto. Além dos produtores participantes, o evento reuniu lideranças e técnicos para discutir as inovações do setor apícola.

A programação contou com cinco estações temáticas que abordaram tanto a apicultura quanto a meliponicultura, sempre com enfoque prático e interação direta com os participantes. Três dos temas (Calendário anual de manejos na meliponicultura; Bem-estar-estar animal dentro da apicultura e Caminhos da cera) foram conduzidos por técnicos do grupo coordenado pelo supervisor técnico da ATeG, Jaison Buss. Já o tema Multiplicação de enxames e troca de rainhas foi conduzido por um técnico da equipe do supervisor Pablo Henrique Ambrósio.

Na sequência, os anfitriões, Juliano e Suzana, compartilharam a experiência da propriedade na produção e venda de caixas de abelha e colmeias, no processamento e comercialização de mel e na oferta de produtos orgânicos. Esses produtos, todos provenientes da própria propriedade, são vendidos em feiras livres de Lauro Müller e fazem parte de um trabalho que alia sustentabilidade, qualidade e valorização da produção local.

DINÂMICA E INTERAÇÃO

Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos de 15 a 20 pessoas, que circulavam entre as estações a cada 20 minutos. Cada parada funcionou como uma mini palestra prática, o que oportunizou aos produtores visualizar os manejos, esclarecer dúvidas e trocar experiências diretamente com os técnicos e colegas.

O supervisor técnico Jaison Buss avaliou positivamente o evento ao destacar que o dia foi produtivo. "Ao trabalhar com elementos práticos da apicultura e da meliponicultura, cada técnico conseguiu, em sua estação, mostrar aos produtores de forma objetiva, os benefícios de aplicar cada manejo."

O presidente do Sindicato Rural de Orleans, Natalino Bianco, reforçou a importância do encontro. "Esse Dia de Campo representou uma oportunidade para a troca de conhecimento e para valorizar o trabalho de nossos produtores. Ao unir teoria e prática, mostramos que é possível melhorar resultados e, ao mesmo tempo, dar visibilidade aos produtos que se destacam na região”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a ATeG Apicultura e a ATeG Agroindústria Apícola têm sido essenciais para o desenvolvimento da atividade em todo o Estado. “A evolução da apicultura de Santa Catarina é significativa, tanto que temos produtos reconhecidos internacionalmente. Esse Dia de Campo regional, sem dúvidas, contribuirá ainda mais para a disseminação de conhecimentos técnicos atualizados que serão essenciais para fortalecer ainda mais toda a cadeia produtiva”.

SOBRE A ATEG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC atende atualmente 11 cadeias produtivas no estado: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento próximo do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O trabalho desenvolvido pelo ATeG vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com um acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.

Leia também

SENAR

|

10 de abril 2026

Formada mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista em Fraiburgo Empresas rurais contribuintes do Senar/SC com interesse em vagas nos cursos de Aprendizagem Rural ofertados pela entidade podem entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@senar,com.br

FAESC

|

9 de abril 2026

Vice-presidente da FAESC, Clemerson Argenton Pedrozo, fala sobre turismo Rural Santa Catarina reúne paisagens únicas e um enorme potencial para o turismo rural, que vem se consolidando como oportunidade de renda, valorização cultural e desenvolvimento no campo. Com apoio do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, produtores têm acesso à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece acompanhamento para aperfeiçoar a gestão e os resultados dos negócios.

SENAR

|

8 de abril 2026

Programa voltado à saúde feminina atende 150 mulheres do campo em Monte Castelo O município de Monte Castelo recebeu, na última semana, uma ação do Programa Especial Saúde da Mulher Rural, iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e o Poder Público Municipal.

FAESC

|

3 de abril 2026

Mais uma capacitação de sucesso em Santa Catarina: Mulheres do Agro aprendem Operação e Manutenção de Tratores O curso “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, exclusivo para mulheres, foi realizado em Caçador, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

FAESC

|

2 de abril 2026

Confira o quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 O quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível e foi divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.