Entenda a importância da Nota Fiscal Eletrônica e do Código de Benefício Fiscal

Entenda a importância da Nota Fiscal Eletrônica e do Código de Benefício Fiscal
FAESC
11 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) faz um alerta aos produtores rurais catarinenses que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com benefício fiscal. A partir de abril, esses contribuintes deverão preencher o campo cBenef – Código de Benefício Fiscal nesses documentos. O não preenchimento de acordo com as normas resultará na rejeição do envio do documento fiscal.

Com o objetivo de capacitar e preparar os Sindicatos Rurais de Santa Catarina para atenderem os produtores rurais, o Sistema Faesc/Senar e a Secretaria da Fazenda promoveram, recentemente, uma palestra on-line com as equipes das entidades sindicais. As informações foram transmitidas pelo auditor fiscal da Fazenda do Estado, Celio Hoepers, e pelo coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava.

Durante o evento, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a importância da atualização sobre o preenchimento do campo cBenef na NF-e. Ele também destacou a necessidade de os Sindicatos Rurais estarem atentos às mudanças e preparados para oferecer o suporte necessário aos produtores rurais. “Esses conhecimentos são imprescindíveis para que as entidades sindicais auxiliem da melhor forma o produtor a garantir a conformidade dos documentos fiscais, evitando problemas na regularização tributária”.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

A primeira pauta do encontro contemplou informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) – documento digital criado para substituir a antiga Nota Fiscal que, para os produtores rurais, era emitida de forma física, em papel no talão de notas fiscais. O documento eletrônico é obrigatório desde 2016 e, a partir de janeiro do próximo ano, a versão em papel 20 será descontinuada. Esse documento fiscal é usado para registrar a venda de produtos agropecuários, garantindo mais segurança, controle e transparência nas operações do setor.

Além de destacar a importância do ICMS e do Funrural nas vendas com menção das isenções que beneficiam os produtores rurais, foram ressaltados os benefícios fiscais concedidos aos produtores rurais, como isenções, redução da base de cálculo e diferimento sobre a obrigatoriedade da inclusão do Código de Benefício Fiscal (CBenef) em todas as emissões de Nota Fiscal. Também foi reforçada a obrigatoriedade da contribuição previdenciária (Funrural) e do Senar sobre a comercialização da produção, mencionando que os prazos de recolhimento devem ser rigorosamente cumpridos até o dia 20 do mês subsequente à operação.

CÓDIGO DE BENEFÍCIO FISCAL

O código cBenef na Nota Fiscal é usado para identificar quais incentivos fiscais estão sendo concedidos pelo Governo do Estado na comercialização de mercadorias e produtos. Trata-se de um mecanismo de controle que padroniza a escrituração fiscal e oferece mais transparência ao processo. Sua criação está alinhada às recomendações do Tribunal de Contas (TCE/SC) e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

De acordo com informações transmitidas na palestra, o CBenef visa trazer maior controle e transparência sobre os benefícios fiscais, permitir uma apuração mais detalhada e fornecer estimativa mais confiável da renúncia fiscal, além de evitar ressalvas ou recomendações nas prestações de contas anuais do Governo. A obrigatoriedade do preenchimento desse código nas Notas Fiscais Eletrônicas teve início em 1º de novembro de 2023, após discussões públicas iniciadas em dezembro de 2022.

A programação oportunizou, ainda, detalhar o processo de preenchimento de uma nota fiscal, ressaltando a importância da correta tributação e do preenchimento do Código de Benefício Fiscal (CBenef). Com as regras valendo a partir de abril, o não preenchimento de acordo com as normas resultará na rejeição do envio do documento fiscal e na perda do direito ao benefício, entre outras penalidades.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, encerrou o evento on-line em nome do presidente Pedrozo e destacou a importância da disseminação das informações sobre a Nota Fiscal do Produtor Rural e o novo Código de Benefício Fiscal aos produtores rurais. Também frisou que foi uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e adquirir conhecimentos essenciais para prestar o melhor apoio aos produtores, garantindo a correta aplicação das novas exigências fiscais.

O cronograma das regras de validação está disponível no link: https://www.sef.sc.gov.br/api-portal/Documento/Ver/6762.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

5 de setembro 2025

CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó Evento, que será realizado no dia 19 de setembro, com a parceria do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais, terá como foco a pecuária de leite

FAESC

|

5 de setembro 2025

Confira o 4º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) acompanha atentamente os indicadores que orientam o mercado pecuário no Estado.

FAESC

|

3 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR presente nos 40 anos da Fischer Agroindústria em Fraiburgo O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos marcou presença no evento de celebração dos 40 anos da Fischer Agroindústria, realizado no dia 26 de agosto, no Hotel Renar, em Fraiburgo/SC.

FAESC

|

1 de setembro 2025

SENAR/SC promove cerca de 500 cursos gratuitos neste mês O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), traz uma excelente notícia ao público do campo. Aproximadamente 500 cursos gratuitos estão disponíveis em todo o Estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Divulgado 3º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos pecuaristas para que confiram o terceiro resultado parcial do levantamento de preços dos leilões de touros promovidos em 2025 no estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Guerra aos javalis JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

29 de agosto 2025

ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS Campo cBenef será obrigatório em SC a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) acaba de divulgar que nesta segunda-feira (1º), entra em vigor a primeira regra de validação do cBenef - Código de Benefícios Fiscais em Santa Catarina, que verifica o preenchimento do campo.

FAESC

|

29 de agosto 2025

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 1532/2025, que prorroga por mais cinco anos — até outubro de 2030 — o prazo para a regularização de imóveis em faixas de fronteira.

FAESC

|

27 de agosto 2025

Participação do Sistema FAESC/SENAR é sucesso na AgroPonte O Sistema Faesc/Senar teve participação de destaque na 14ª edição da AgroPonte, realizada de 13 a 17 de agosto no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

FAESC

|

26 de agosto 2025

Webinar destaca tendências e desafios para o setor de leite e carne O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promoveram na noite de segunda-feira (25) mais uma edição do webinar gratuito voltado a produtores, dirigentes sindicais, técnicos e demais profissionais do agronegócio.

FAESC

|

26 de agosto 2025

9º Remate Searense de Gado Geral comercializa 249 animais O 9º Remate Searense de Gado Geral reuniu criadores, compradores e lideranças do setor agropecuário, no último fim de semana (22/08), no CTG Seara & Pampa, em Seara, no Oeste catarinense. Ao todo, foram comercializados 249 animais de corte, o que demonstrou a força da pecuária regional e o potencial de crescimento do setor.