Entidades do agro relatam preocupação com falta de implantação do Cadastro Ambiental Rural em SC

Entidades do agro relatam preocupação com falta de implantação do Cadastro Ambiental Rural em SC
As principais entidades do agro de SC estiveram reunidas em audiência com o governador. (Foto: Comunicação interna Ocesc/Sescoop)
FAESC
20 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: FECOAGRO

As principais entidades do agro de Santa Catarina (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Sicoob e Sindileite) manifestaram preocupação com a demora na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina. O assunto foi relatado ao governador Jorginho Mello durante uma audiência realizada no dia 14 deste mês, aproveitando a reunião solicitada pelo deputado José Milton Scheffer, presidente da Frencoop, a pedido do presidente da Ocesc, Vanir Zanatta. O momento oportunizou entregar um documento ao governador, mostrando as consequências para o setor agrícola caso o problema não seja resolvido com urgência.

O principal impacto é a falta de liberação dos financiamentos agrícolas para o plantio de verão e demais atividades agropecuárias para os agricultores sem o CAR. O impasse continua em SC, devido à indefinição de qual organismo deverá implementar o cadastro. Atualmente, está no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente, que não possui estrutura para isso. A sugestão é que a responsabilidade seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que dispõe de corpo técnico na Epagri e na Cidasc para fazer o cadastro. O governador comprometeu-se em resolver esse problema. A não implantação do CAR impede o plantio da safra para os produtores que necessitam de financiamentos, afetando consequentemente a economia do estado.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância de agilizar a implantação do CAR ao mencionar que cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade rural e representa um pré-requisito para financiamentos e outros benefícios. “Sem o CAR regularizado, os produtores rurais ficam impossibilitados de acessar linhas de crédito e outros programas de incentivo governamental, o que traz consequências para seus negócios. O acesso a financiamentos é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo”, reforçou Pedrozo.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, apresentou os nomes dos novos integrantes do conselho de administração da Ocesc, eleitos recentemente, e entregou um relatório da entidade ao governador, destacando que no estado temos 249 cooperativas de sete ramos, que juntas faturaram, em 2023, R$ 85,9 bilhões, sendo o agro o setor mais expressivo com um faturamento de R$ 54,7 bilhões. O estado conta hoje com mais de 4,2 milhões de associados em cooperativas, mais de metade da população catarinense, sendo o mais cooperativista do Brasil.

Além do deputado José Milton Scheffer, do presidente da Ocesc Vanir Zanatta, do presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo, participaram da audiência o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, o diretor executivo do Sindicarne, Jorge Lima, o diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, e o superintendente da Ocesc, Neivo Panho. Também participou da audiência o secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes.

O governador aproveitou a audiência para relatar às entidades do agro as ações que seu governo vem executando em todas as áreas. Ele mencionou que ainda depende de alguns ajustes na máquina do governo, destacando o caso da Secretaria da Agricultura, que está carente de resultados e que deve ser resolvido brevemente.

*Com informações da Fecoagro

Leia também

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

FAESC

|

12 de julho 2024

Faculdade CNA com inscrições abertas até o dia 7 de agosto Santa Catarina conta com polos em Braço do Norte, São Miguel do Oeste, São Joaquim e Seara

FAESC

|

10 de julho 2024

FAESC e CNRTPS da CNA promovem encontro on-line sobre requerimento de benefícios previdenciários A videoconferência ocorreu na última sexta-feira (5) e contou com a participação de presidentes, membros de diretorias, equipes dos Sindicatos Rurais e produtores rurais.

FAESC

|

8 de julho 2024

Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.