Entidades do agro relatam preocupação com falta de implantação do Cadastro Ambiental Rural em SC

Entidades do agro relatam preocupação com falta de implantação do Cadastro Ambiental Rural em SC
As principais entidades do agro de SC estiveram reunidas em audiência com o governador. (Foto: Comunicação interna Ocesc/Sescoop)
FAESC
20 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: FECOAGRO

As principais entidades do agro de Santa Catarina (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Sicoob e Sindileite) manifestaram preocupação com a demora na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina. O assunto foi relatado ao governador Jorginho Mello durante uma audiência realizada no dia 14 deste mês, aproveitando a reunião solicitada pelo deputado José Milton Scheffer, presidente da Frencoop, a pedido do presidente da Ocesc, Vanir Zanatta. O momento oportunizou entregar um documento ao governador, mostrando as consequências para o setor agrícola caso o problema não seja resolvido com urgência.

O principal impacto é a falta de liberação dos financiamentos agrícolas para o plantio de verão e demais atividades agropecuárias para os agricultores sem o CAR. O impasse continua em SC, devido à indefinição de qual organismo deverá implementar o cadastro. Atualmente, está no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente, que não possui estrutura para isso. A sugestão é que a responsabilidade seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que dispõe de corpo técnico na Epagri e na Cidasc para fazer o cadastro. O governador comprometeu-se em resolver esse problema. A não implantação do CAR impede o plantio da safra para os produtores que necessitam de financiamentos, afetando consequentemente a economia do estado.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância de agilizar a implantação do CAR ao mencionar que cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade rural e representa um pré-requisito para financiamentos e outros benefícios. “Sem o CAR regularizado, os produtores rurais ficam impossibilitados de acessar linhas de crédito e outros programas de incentivo governamental, o que traz consequências para seus negócios. O acesso a financiamentos é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo”, reforçou Pedrozo.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, apresentou os nomes dos novos integrantes do conselho de administração da Ocesc, eleitos recentemente, e entregou um relatório da entidade ao governador, destacando que no estado temos 249 cooperativas de sete ramos, que juntas faturaram, em 2023, R$ 85,9 bilhões, sendo o agro o setor mais expressivo com um faturamento de R$ 54,7 bilhões. O estado conta hoje com mais de 4,2 milhões de associados em cooperativas, mais de metade da população catarinense, sendo o mais cooperativista do Brasil.

Além do deputado José Milton Scheffer, do presidente da Ocesc Vanir Zanatta, do presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo, participaram da audiência o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, o diretor executivo do Sindicarne, Jorge Lima, o diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, e o superintendente da Ocesc, Neivo Panho. Também participou da audiência o secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes.

O governador aproveitou a audiência para relatar às entidades do agro as ações que seu governo vem executando em todas as áreas. Ele mencionou que ainda depende de alguns ajustes na máquina do governo, destacando o caso da Secretaria da Agricultura, que está carente de resultados e que deve ser resolvido brevemente.

*Com informações da Fecoagro

Leia também

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.

SENAR

|

2 de dezembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural mobiliza 200 participantes em Anitápolis O município de Anitápolis sediou, no dia 28 de novembro, uma importante ação de promoção à saúde masculina por meio do Programa Saúde do Homem Rural, realizada pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio e a Prefeitura de Anitápolis.

FAESC

|

27 de novembro 2025

Coordenadores das CADECs Aves e Suínos de SC participaram de Encontro Nacional em Brasília Os coordenadores das Comissões para acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de Santa Catarina participaram do “3º Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos" promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 18 e 19/10.

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.

FAESC

|

25 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove cerca de 300 cursos gratuitos em dezembro O ano se aproxima do fim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), celebra o sucesso das capacitações gratuitas ao longo de 2025.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.