SENAR
7 de novembro 2024
SENAR
7 de novembro 2024
O evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola reuniu número expressivo de produtores e trabalhadores rurais nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores de Ituporanga, no vale do Itajaí (SC). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.
Estiveram presentes o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, auditores fiscais do Ministério do Trabalho vindos de Brasília, representante da CNA, representantes do Sistema Faesc/Senar, do Sindicato Rural de Ituporanga e de outros Sindicatos Rurais da região, lideranças de Sindicatos de Trabalhadores, empresas de contabilidade, técnicos em segurança e saúde do trabalho, entre outros.
O evento integrou o Programa Trabalho Sustentável e teve como tema “Os desafios da NR 31 na produção de cebola”. O vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, avaliou positivamente o encontro, destacando que foi um espaço amplo de debate que permitiu aos participantes esclarecerem pontos controversos da legislação trabalhista e as interposições advindas da fiscalização do trabalho. “Os produtores rurais expuseram suas preocupações e suas inseguranças em relação à contratação de mão de obra e relataram situações que têm gerado constrangimento, especialmente quanto à contratação de mão de obra sazonal, vinda de outros estados.”
Clemerson explicou que entre os assuntos destacados em relação à mão de obra vinda de outros locais estiveram as questões dos alojamentos, da formalização da contratação, do transporte, dos EPIs e outros aspectos que tanto preocupam o produtor que quer cumprir a legislação e desenvolver bem a sua atividade rural. “Encerramos com alegria esse evento que certamente servirá para construirmos bases ainda mais sólidas na formalização da contratação da mão de obra do setor agropecuário que é tão importante em nosso Estado. Esperamos que a cultura da cebola continue a se desenvolver de forma sustentável, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para toda a região e para o estado de Santa Catarina”.
O presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr, também celebrou o sucesso do evento, enfatizando que a iniciativa atendeu às necessidades da região e terá um papel importante na contratação de mão de obra para a cultura da cebola a partir de agora.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, debater assuntos relacionados ao trabalho sustentável na cadeia produtiva da cebola é de extrema relevância para garantir o desenvolvimento e a eficiência desse setor, que desempenha papel imprescindível na economia catarinense.
PALESTRAS
A programação contou com a participação do coordenador do Trabalho Sustentável, Luiz Henrique Ramos Lopes, que falou sobre o programa; do coordenador nacional de fiscalização rural Alexandre Furtado Scarpelli, que abordou os desafios da NR-31 na produção de cebola; e do coordenador trabalhista da CNA Rodrigo Ugueney que explanou sobre formas de contratação.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
§ Site: https://bit.ly/faescsenar
§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
§ Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar