Evento debate os desafios na contratação de mão de obra para a cultura da cebola

Evento debate os desafios na contratação de mão de obra para a cultura da cebola
FAESC
20 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola reuniu número expressivo de produtores e trabalhadores rurais nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores de Ituporanga, no vale do Itajaí (SC). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.

Estiveram presentes o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, auditores fiscais do Ministério do Trabalho vindos de Brasília, representante da CNA, representantes do Sistema Faesc/Senar, do Sindicato Rural de Ituporanga e de outros Sindicatos Rurais da região, lideranças de Sindicatos de Trabalhadores, empresas de contabilidade, técnicos em segurança e saúde do trabalho, entre outros.

O evento integrou o Programa Trabalho Sustentável e teve como tema “Os desafios da NR 31 na produção de cebola”. O vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, avaliou positivamente o encontro, destacando que foi um espaço amplo de debate que permitiu aos participantes esclarecerem pontos controversos da legislação trabalhista e as interposições advindas da fiscalização do trabalho. “Os produtores rurais expuseram suas preocupações e suas inseguranças em relação à contratação de mão de obra e relataram situações que têm gerado constrangimento, especialmente quanto à contratação de mão de obra sazonal, vinda de outros estados.”

Clemerson explicou que entre os assuntos destacados em relação à mão de obra vinda de outros locais estiveram as questões dos alojamentos, da formalização da contratação, do transporte, dos EPIs e outros aspectos que tanto preocupam o produtor que quer cumprir a legislação e desenvolver bem a sua atividade rural. “Encerramos com alegria esse evento que certamente servirá para construirmos bases ainda mais sólidas na formalização da contratação da mão de obra do setor agropecuário que é tão importante em nosso Estado. Esperamos que a cultura da cebola continue a se desenvolver de forma sustentável, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para toda a região e para o estado de Santa Catarina”.

O presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr, também celebrou o sucesso do evento, enfatizando que a iniciativa atendeu às necessidades da região e terá um papel importante na contratação de mão de obra para a cultura da cebola a partir de agora.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, debater assuntos relacionados ao trabalho sustentável na cadeia produtiva da cebola é de extrema relevância para garantir o desenvolvimento e a eficiência desse setor, que desempenha papel imprescindível na economia catarinense.

PALESTRAS

A programação contou com a participação do coordenador do Trabalho Sustentável, Luiz Henrique Ramos Lopes, que falou sobre o programa; do coordenador nacional de fiscalização rural Alexandre Furtado Scarpelli, que abordou os desafios da NR-31 na produção de cebola; e do coordenador trabalhista da CNA Rodrigo Ugueney que explanou sobre formas de contratação.

Evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola.
A iniciativa foi da CNA, Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.


Encontro reuniu número expressivo de público.
Lideranças avaliaram positivamente o evento.
A programação integrou o Programa Trabalho Sustentável e teve como tema “Os desafios da NR 31 na produção de cebola”.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

§ Site: https://bit.ly/faescsenar

§ Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

§ Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

§ Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

§ YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.