ExpoMar 2024 divulga programação: Mais de 60 conferencistas debatem futuro da pesca e aquicultura no Brasil

ExpoMar 2024 divulga programação: Mais de 60 conferencistas debatem futuro da pesca e aquicultura no Brasil
FAESC
10 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Economia azul, impactos das mudanças climáticas na pesca e aquicultura, novas exigências dos consumidores, linhas de crédito, desafios do mercado de pescado, entre outras pautas técnicas estarão em debate na ExpoMar 2024. O evento será realizado de 09 a 11 de julho, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC, englobando Congresso Internacional da Pesca e Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, além de Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor.

A programação robusta foi construída com participação ativa dos atores do setor, trazendo à luz os principais desafios atuais e as tendências para o futuro da atividade. Serão mais de 20 palestras, painéis e workshops ao longo dos três dias, com a presença de mais de 60 especialistas e pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio.

A temática deste ano é “Transformação Azul na Pesca e Aquicultura”, alinhado ao conceito desenvolvido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que propõe uma visão de produção sustentável na aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria nas cadeias de valor.

“É nesta direção que precisamos pensar o futuro da pesca e da aquicultura no Brasil. A ExpoMar se propõe a ser este espaço de debate, socialização de informações e construção de caminhos para o futuro do setor”, afirma Altemir Gregolin, Presidente da ExpoMar.

A programação também inclui a abertura oficial, no dia 9, às 18h, e a confraternização de encerramento no dia 11, com a produção da maior paella do Brasil e o lançamento da Semana Nacional do Pescado.

PESCA E AQUICULTURA EM DEBATE

Entre as novidades desta segunda edição está a organização da programação em formato de painéis, que permitirá o aprofundamento dos debates e a abordagem dos diferentes aspectos sobre os temas.

O primeiro dia será voltado para conjuntura e estratégia, com debates que tratam do crescimento da produção da proteína que vem das águas, rastreabilidade e certificação na pesca e aquicultura, linhas de crédito e panorama do mercado de pescados no Brasil e no Mundo, com a participação de Márcio Castro da FAO – Roma, Itália. Em parceria com a Univali, também será realizado o evento satélite “Blue Fish: O crescimento azul da pesca e maricultura em um oceano em transformação climática”.

No segundo e terceiro dia, a Expomar promove o Seminário Internacional de Pesca, o Seminário Internacional de Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura.

PESCA

Estratégias e ações para o crescimento sustentável da pesca, desafios e ações nas áreas de ordenamento e fomento da atividade pesqueira, estatística pesqueira no Brasil e em Santa Catarina e o gerenciamento hídrico na indústria estão entre os temas do Seminário Internacional de Pesca.

MARICULTURA

Conferencistas do Canadá, Chile, Oriente Médio e Brasil compartilham suas experiências de sucesso no “PAINEL BLUE FISH – Possibilitando o crescimento azul na maricultura”, que abre o Seminário Internacional de Maricultura. A programação conta ainda com debates sobre políticas de desenvolvimento, ordenamento da maricultura, programa Molubis e a proliferação de mexilhões invasores.

PISCICULTURA

Os temas que mais têm preocupado o setor no estado pautam o Simpósio Catarinense de Piscicultura: licenciamento ambiental, exigências legais para exercer a atividade (RGP, ART, GTA, licença de Aquicultor), sanidade e biossegurança, inovações na aquicultura e mercado do peixe cultivado.

REALIZAÇÃO, PATROCÍNIO E APOIO

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Tem o patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Banco do Brasil, Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Ministério da Pesca e Aquicultura, Faesc/Senar Santa Catarina e Prefeitura de Itajaí. A ExpoMar tem o apoio das entidades FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura.

Leia também

FAESC

|

27 de janeiro 2025

Conseleite divulga valor de referência do leite para janeiro Durante reunião virtual, realizada na sexta-feira (24), o Conseleite divulgou o valor de referência projetado para o leite em Santa Catarina no mês de janeiro. A estimativa foi elaborada com base nos dados fornecidos pelas indústrias, considerando a movimentação dos primeiros 20 dias do mês.

FAESC

|

23 de janeiro 2025

Sistema Faesc/Senar inicia construção da nova sede, em Florianópolis O Sistema Faesc/Senar celebra uma nova etapa em sua trajetória com o início da construção da nova sede, em Florianópolis. Localizada no terreno anexo à estrutura atual, a obra, que teve início nesta quinta-feira (23), simboliza a superação de desafios e a consolidação de um trabalho pautado pela responsabilidade, compromisso com o setor produtivo e gestão eficiente de recursos.

FAESC

|

20 de janeiro 2025

Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física Em janeiro de cada ano, o empregador rural pessoa física tem uma importante decisão a tomar. É momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, mais conhecida como “Funrural” – iniciativa que impactará diretamente na tributação aplicada durante todo o ano calendário vigente, acerca do recolhimento sobre a comercialização rural.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu individualmente cinco empresas fumageiras para as reuniões de definição do preço do tabaco da safra 2024/2025. Embora onze tenham confirmado presença, algumas cancelaram as agendas por não contarem com propostas que atendessem às exigências da comissão representativa dos fumicultores, que determina que o reajuste deve, no mínimo, cobrir o custo de produção.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Atenção SC: inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até este domingo As inscrições encerram neste domingo, dia 19 de janeiro de 2025, e podem ser feitas pelo portal do CNA Jovem: https://cnajovem.org.br/.

SENAR

|

16 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC encerram nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até 19 de janeiro O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina) reforça o convite aos jovens catarinenses a participarem da 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças - CNA Jovem. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro de 2025.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

FAESC

|

15 de janeiro 2025

Todo apoio à agricultura José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

30 de dezembro 2024

Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas A mudança foi recebida como uma importante conquista para o setor produtivo.