ExpoMar apresenta área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar

ExpoMar apresenta área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar
FAESC
01 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Ostras frescas cultivadas em Florianópolis, bottarga e outros peixes defumados, rollmops, macroalga, queijos artesanais, mel de melato de Bracatinga e aquela cachacinha especial para arrematar. O Corredor do Sabor na Feira de Negócios da Expomar 2024 terá uma profusão de iguarias e produtos de dar água na boca, de 09 a 11 de julho, em Itajaí/ SC.

A área dedicada à gastronomia contará com a participação de sete empresas convidadas, que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, fomentando a cultura alimentar brasileira.

Participam as empresas: Bottarga Gold, Do campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Senac/ SC, Truteria e Vô Augusto.

O espaço instalado dentro da Feira de Negócios da Expomar 2024 terá apresentação, degustação e comercialização dos produtos, promovendo a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.

BOTTARGA GOLD (Itajaí/ SC)

Instagram: @bottarga_gold/

Site: https://bottargagold.com.br/home

A iguaria é produzida artesanalmente com a ova de tainha pescada no mar em Santa Catarina. De sabor único e marcante, a Bottarga pode ser utilizada no preparo de massas, saladas e canapés.

É comercializada inteira, ralada ou granulada, embalada na cera de abelha e a vácuo, e a coloração pode variar de laranja-âmbar até marrom escuro.
O método de desidratação e cura foi “importado” da produção italiana, o lar do ingrediente.

A empresa catarinense Caviar Brasil, que produz a Bottarga Gold, é líder no mercado brasileiro e hoje a maior exportadora do país- inclusive para europeus e asiáticos, com tradição de consumo milenar.

CAMPO AO COPO (Florianópolis/SC)

Instagram:@campoaocopo/

Site: https://www.campoaocopo.com.br/

Santa Catarina figura entre os estados com as melhores cachaças do Brasil. A variedade de clima e solo, e o rígido controle fitossanitário em Santa Catarina contribuem para a produção de cachaças de excelente qualidade.

As destilarias/alambiques catarinenses estão conquistando espaço no mercado mundial, com rótulos premiados e reconhecidos internacionalmente.

O público poderá conhecer várias bebidas premiadas no stand 'Do Campo ao Copo', loja especializada em cachaças e licores produzidos em SC.

GRUPO FREGUESIA (Florianópolis/SC)

Instagram: @freguesiabar/ e @freguesiafazendamarinha/

In natura, gratinada, ao bafo, empanada, com molhos, queijos ou na versão clássica, só com um limãozinho- a ostra de Santa Catarina é uma iguaria sem igual e não à toa conquistou o Brasil todo. Hoje, o Estado responde por mais de 80% do mercado nacional, com Florianópolis puxando a produção.

No Corredor do Sabor, o público poderá degustar e adquirir o molusco fresco no stand do grupo Freguesia- a primeira empresa do Brasil que cultiva, inspeciona e comercializa as ostras produzidas. Pioneiros no cultivo, há mais de 30 anos, a empresa familiar conta com a maior fazenda marinha da região Norte da Ilha e um restaurante especializado em frutos do mar - Freguesia Oyster Bar- na frente da praia, em Santo Antônio de Lisboa.

KEYLEX ALIMENTOS (Correia Pinto/ SC)

Instagram:@keylexalimentos

Site: https://keylex.com.br/

Com 20 selos ARTE na bagagem, a agroindústria familiar Keylex Alimentos produz uma grande variedade de queijos coloniais, além de comercializar o Mel de Melato de Bracatinga. Por meio do certificado ARTE de identidade e qualidade, os produtos artesanais podem circular e chegar na mesa das famílias em todo país.
É a primeira queijaria da serra catarinense a produzir queijo trufado, além de contar com portfólio de produtos premiados: foi medalha de bronze no Concurso Nacional de Queijos com o Queijo Fresco ao Vinho e levou mais duas de bronze no Concurso Estadual com o Queijo fresco Colonial e o Queijo fresco Apimentado, em 2023.

SENAC/ SC

Instagram: @senacsantacatarina/

Site:https://www.sc.senac.br/algas/

O Senac SC desembarca no Corredor do Sabor e na Cozinha Show com o Projeto Macroalgas, realizado em parceria técnica com a Epagri, que visa impulsionar a cadeia da macroalga Kappaphycus alvarezii na cena gastronômica nacional.
Os pratos que serão apresentados no stand do Senac/SC exploram o potencial da alga como agente espessante, emulsificante e estabilizante, além de trazer sabor, aroma e textura. Nos três dias de evento, o público poderá conhecer sete preparos diferentes: consommè com cogumelos e alga, pesto de alga, focaccia, cookies, cinnamon roll, além de azeite e manteiga aromatizada.

TRUTERIA (Eldorado do Sul / RS)

Instagram:@trutteria

A Truteria é a primeira e única empresa do Brasil com o selo Arte no segmento de peixes defumados. No Corredor do Sabor, a empresa convidada do Rio Grande do Sul promete apresentar iguarias como truta, pirarucu e salmão defumados artesanalmente, prontos para consumo e com um ano de validade.

Os peixes e frutos do mar não levam nenhum conservante, produto químico e são isentos de COV's (compostos orgânicos voláteis) produzidos na queima de lenha, madeira ou carvão. A alquimia da defumação acontece por meio de um forno computadorizado, que queima em baixa temperatura, combinando tempo x calor x fumaça que conferem sabores únicos.

VÔ AUGUSTO (ITAJAÍ/ SC)

Instagram: @vo_augusto

Site: https://www.voaugusto.com.br/

Tradicional na gastronomia germânica, o rollmops figura entre os aperitivos clássicos em bares, mercearias e empórios Brasil afora. Enquanto na Europa é feito com filé de arenque, encontrado somente nas águas do Atlântico Norte, no Vale do Itajaí os imigrantes alemães deram um toque brasileiro utilizando a sardinha, mais comum na região.

A empresa Vô Augusto recebeu o 1º selo ARTE da área de pescados em Santa Catarina, em 2021, possibilitando a comercialização em território nacional. O processo artesanal e a receita vêm do ancestral que dá nome à empresa. No Corredor do Sabor, o público poderá degustar/ comprar: Rollmops tradicional, Rollmops temperado e Rollmops ao vinagrete tipo Francês.

Incentivo ao consumo de pescados

Em parceria com a Univali, a Expomar 2024 promoverá a Cozinha Show para valorizar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense e mostrar a versatilidade no preparo de pratos saudáveis e nutritivos à base de pescados.

Com as aulas de gastronomia, comandadas por professores/alunos e chefs convidados, o objetivo é estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água, apresentando ao público uma variedade de receitas preparadas com pescados e outras iguarias.

Para fechar o evento, será preparada uma paella gigante. O público poderá degustar o tradicional prato de origem espanhola preparado com frutos do mar e outros ingredientes locais. A receita que leva diferentes insumos - camarão, peixes, mariscos e moluscos- sintetiza o propósito do evento, que é unir em um só lugar todos os elos da cadeia da pesca e aquicultura.

Vitrine da pesca e aquicultura

A Expomar 2024 será realizada de 09 a 11 de julho, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC. O evento contará com Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor.

Inscreva-se: https://expomar.com.br/

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


Leia também

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).