ExpoMar apresenta área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar

ExpoMar apresenta área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar
FAESC
01 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Ostras frescas cultivadas em Florianópolis, bottarga e outros peixes defumados, rollmops, macroalga, queijos artesanais, mel de melato de Bracatinga e aquela cachacinha especial para arrematar. O Corredor do Sabor na Feira de Negócios da Expomar 2024 terá uma profusão de iguarias e produtos de dar água na boca, de 09 a 11 de julho, em Itajaí/ SC.

A área dedicada à gastronomia contará com a participação de sete empresas convidadas, que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, fomentando a cultura alimentar brasileira.

Participam as empresas: Bottarga Gold, Do campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Senac/ SC, Truteria e Vô Augusto.

O espaço instalado dentro da Feira de Negócios da Expomar 2024 terá apresentação, degustação e comercialização dos produtos, promovendo a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.

BOTTARGA GOLD (Itajaí/ SC)

Instagram: @bottarga_gold/

Site: https://bottargagold.com.br/home

A iguaria é produzida artesanalmente com a ova de tainha pescada no mar em Santa Catarina. De sabor único e marcante, a Bottarga pode ser utilizada no preparo de massas, saladas e canapés.

É comercializada inteira, ralada ou granulada, embalada na cera de abelha e a vácuo, e a coloração pode variar de laranja-âmbar até marrom escuro.
O método de desidratação e cura foi “importado” da produção italiana, o lar do ingrediente.

A empresa catarinense Caviar Brasil, que produz a Bottarga Gold, é líder no mercado brasileiro e hoje a maior exportadora do país- inclusive para europeus e asiáticos, com tradição de consumo milenar.

CAMPO AO COPO (Florianópolis/SC)

Instagram:@campoaocopo/

Site: https://www.campoaocopo.com.br/

Santa Catarina figura entre os estados com as melhores cachaças do Brasil. A variedade de clima e solo, e o rígido controle fitossanitário em Santa Catarina contribuem para a produção de cachaças de excelente qualidade.

As destilarias/alambiques catarinenses estão conquistando espaço no mercado mundial, com rótulos premiados e reconhecidos internacionalmente.

O público poderá conhecer várias bebidas premiadas no stand 'Do Campo ao Copo', loja especializada em cachaças e licores produzidos em SC.

GRUPO FREGUESIA (Florianópolis/SC)

Instagram: @freguesiabar/ e @freguesiafazendamarinha/

In natura, gratinada, ao bafo, empanada, com molhos, queijos ou na versão clássica, só com um limãozinho- a ostra de Santa Catarina é uma iguaria sem igual e não à toa conquistou o Brasil todo. Hoje, o Estado responde por mais de 80% do mercado nacional, com Florianópolis puxando a produção.

No Corredor do Sabor, o público poderá degustar e adquirir o molusco fresco no stand do grupo Freguesia- a primeira empresa do Brasil que cultiva, inspeciona e comercializa as ostras produzidas. Pioneiros no cultivo, há mais de 30 anos, a empresa familiar conta com a maior fazenda marinha da região Norte da Ilha e um restaurante especializado em frutos do mar - Freguesia Oyster Bar- na frente da praia, em Santo Antônio de Lisboa.

KEYLEX ALIMENTOS (Correia Pinto/ SC)

Instagram:@keylexalimentos

Site: https://keylex.com.br/

Com 20 selos ARTE na bagagem, a agroindústria familiar Keylex Alimentos produz uma grande variedade de queijos coloniais, além de comercializar o Mel de Melato de Bracatinga. Por meio do certificado ARTE de identidade e qualidade, os produtos artesanais podem circular e chegar na mesa das famílias em todo país.
É a primeira queijaria da serra catarinense a produzir queijo trufado, além de contar com portfólio de produtos premiados: foi medalha de bronze no Concurso Nacional de Queijos com o Queijo Fresco ao Vinho e levou mais duas de bronze no Concurso Estadual com o Queijo fresco Colonial e o Queijo fresco Apimentado, em 2023.

SENAC/ SC

Instagram: @senacsantacatarina/

Site:https://www.sc.senac.br/algas/

O Senac SC desembarca no Corredor do Sabor e na Cozinha Show com o Projeto Macroalgas, realizado em parceria técnica com a Epagri, que visa impulsionar a cadeia da macroalga Kappaphycus alvarezii na cena gastronômica nacional.
Os pratos que serão apresentados no stand do Senac/SC exploram o potencial da alga como agente espessante, emulsificante e estabilizante, além de trazer sabor, aroma e textura. Nos três dias de evento, o público poderá conhecer sete preparos diferentes: consommè com cogumelos e alga, pesto de alga, focaccia, cookies, cinnamon roll, além de azeite e manteiga aromatizada.

TRUTERIA (Eldorado do Sul / RS)

Instagram:@trutteria

A Truteria é a primeira e única empresa do Brasil com o selo Arte no segmento de peixes defumados. No Corredor do Sabor, a empresa convidada do Rio Grande do Sul promete apresentar iguarias como truta, pirarucu e salmão defumados artesanalmente, prontos para consumo e com um ano de validade.

Os peixes e frutos do mar não levam nenhum conservante, produto químico e são isentos de COV's (compostos orgânicos voláteis) produzidos na queima de lenha, madeira ou carvão. A alquimia da defumação acontece por meio de um forno computadorizado, que queima em baixa temperatura, combinando tempo x calor x fumaça que conferem sabores únicos.

VÔ AUGUSTO (ITAJAÍ/ SC)

Instagram: @vo_augusto

Site: https://www.voaugusto.com.br/

Tradicional na gastronomia germânica, o rollmops figura entre os aperitivos clássicos em bares, mercearias e empórios Brasil afora. Enquanto na Europa é feito com filé de arenque, encontrado somente nas águas do Atlântico Norte, no Vale do Itajaí os imigrantes alemães deram um toque brasileiro utilizando a sardinha, mais comum na região.

A empresa Vô Augusto recebeu o 1º selo ARTE da área de pescados em Santa Catarina, em 2021, possibilitando a comercialização em território nacional. O processo artesanal e a receita vêm do ancestral que dá nome à empresa. No Corredor do Sabor, o público poderá degustar/ comprar: Rollmops tradicional, Rollmops temperado e Rollmops ao vinagrete tipo Francês.

Incentivo ao consumo de pescados

Em parceria com a Univali, a Expomar 2024 promoverá a Cozinha Show para valorizar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense e mostrar a versatilidade no preparo de pratos saudáveis e nutritivos à base de pescados.

Com as aulas de gastronomia, comandadas por professores/alunos e chefs convidados, o objetivo é estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água, apresentando ao público uma variedade de receitas preparadas com pescados e outras iguarias.

Para fechar o evento, será preparada uma paella gigante. O público poderá degustar o tradicional prato de origem espanhola preparado com frutos do mar e outros ingredientes locais. A receita que leva diferentes insumos - camarão, peixes, mariscos e moluscos- sintetiza o propósito do evento, que é unir em um só lugar todos os elos da cadeia da pesca e aquicultura.

Vitrine da pesca e aquicultura

A Expomar 2024 será realizada de 09 a 11 de julho, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC. O evento contará com Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor.

Inscreva-se: https://expomar.com.br/

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


Leia também

SENAR

|

30 de setembro 2026

Treinamento em São Ludgero (SC) ajuda famílias rurais a agregar valor aos derivados do leite Há cerca de cinco anos, Julia Lembeck passou a acompanhar com mais atenção uma tradição mantida há décadas pela família. Na propriedade Dirlei Lembeck (pai de Julia), em São Ludgero, sua mãe, Gelvania Pereira Lembeck, produz queijos artesanalmente há mais de 35 anos.

FAESC

|

29 de setembro 2026

FAESC participa de workshop sobre regularidade sindical em Brasília A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) participou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, do Workshop de Construção da Cartilha de Regularidade Sindical, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

25 de setembro 2026

Leilões de touros movimentam genética bovina em Santa Catarina leilões de touros promovidos em Santa Catarina mantêm valores médios próximos ou superiores a R$ 18 mil em grande parte das raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

25 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Lages formam nova turma de técnicos em Zootecnia O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lages promoveram, no último fim de semana, a solenidade de formatura da turma 2024-2 do Curso Técnico em Zootecnia da Rede e-Tec Brasil.

FAESC

|

24 de setembro 2026

FAESC

|

23 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR alinha ações com entidades para otimizar recursos no meio rural Reunião reuniu instituições correlatas para discutir demandas, evitar sobreposição de atividades e subsidiar o Plano Anual de Trabalho

FAESC

|

23 de setembro 2026

FAESC alerta produtores sobre atualização do Programa Gerador da Declaração do ITR Receita Federal atualizou o sistema após atuação da CNA.

SENAR

|

21 de setembro 2026

Campo catarinense terá mais de 500 novas oportunidades de qualificação em outubro Produtores, trabalhadores rurais e suas famílias terão novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social em outubro

SENAR

|

21 de setembro 2026

Campo catarinense terá mais de 500 novas oportunidades de qualificação em outubro Produtores, trabalhadores rurais e suas famílias terão novas oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento social em outubro.

FAESC

|

18 de setembro 2026

Leilões de touros em SC registram médias de até R$ 22,6 mil por animal O maior preço médio de touros comercializados em leilões de Santa Catarina chegou a R$ 22,6 mil por animal entre as raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

FAESC

|

17 de setembro 2026

Programa Novos Caminhos homenageia crianças e adolescentes da Grande Florianópolis Cerimônia certificou 122 pessoas atendidas pelo programa e reconheceu instituições parceiras

FAESC

|

16 de setembro 2026

Roda de conversa aborda saúde mental e qualidade de vida do produtor rural em Ituporanga “Saúde Mental do Produtor Rural: desafios, prevenção e qualidade de vida” foi o tema da atividade promovida, no dia 11/09, pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ituporanga.