FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades

FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades
FAESC
24 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) manifestou apoio ao Projeto de Lei 10/2023, de autoria do deputado Sargento Lima, que propõe a classificação do tabaco diretamente nas propriedades rurais. A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas, pela Assembleia Legislativa a pedido da Comissão de Agricultura e Política Rural. O evento reuniu cerca de 600 produtores rurais, representantes de entidades de classe e lideranças políticas do Planalto Norte.

O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, destacou a relevância do projeto. Konkol também atua na Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA.

“Queremos que este projeto seja aprovado, pois representa um avanço para os produtores, que terão a possibilidade de negociar o tabaco em suas propriedades. Todos trabalham com qualidade, estão comprometidos com a produção correta e desejam condições mais justas. A classificação na propriedade permitirá a definição de preços mais adequados e oferecerá liberdade de negociação. Portanto, somos favoráveis à aprovação, que certamente resultará em maior rentabilidade para os produtores”.

O presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Verka, também destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “Nós, da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, somos favoráveis ao Projeto de Lei 0010/2023, que trata da classificação e da compra do tabaco nas propriedades rurais. Canoinhas é o segundo maior produtor de fumo de Santa Catarina, com 2.700 estufas e mais de 2.000 famílias envolvidas na produção. A aprovação desse Projeto de Lei na Alesc beneficiará os nossos produtores de tabaco e suas famílias, que poderão comercializar diretamente o produto no paiol, em suas propriedades."

A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas. (Foto Divulgação)

ENTENDA O PROJETO

O Projeto de Lei 10/2023 propõe alterar o atual sistema de classificação das folhas de fumo. Atualmente, as empresas compradoras realizam a classificação após o recebimento da mercadoria e definem os preços com base na qualidade avaliada. A proposta estabelece que, mediante solicitação do produtor, a classificação possa ocorrer na própria propriedade. Caso o agricultor não concorde com o valor estipulado, terá a liberdade de buscar outro comprador.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de arbitragem por terceiros, escolhidos de comum acordo, em caso de divergências sobre a classificação. As despesas com os materiais necessários para a avaliação na propriedade serão de responsabilidade da empresa compradora e/ou industrializadora do tabaco.

O principal objetivo do Projeto de Lei 10/2023, segundo o deputado sargento Lima, é garantir maior liberdade na relação entre as empresas fumageiras e os produtores rurais. “Essa é uma legislação que já foi aprovada, com grande dificuldade, no Rio Grande do Sul. Agora, conseguimos trazer ao campo a nossa principal bandeira: a liberdade. Quem planta deve ter o direito de vender para quem quiser. Naturalmente, também haverá critérios para as empresas compradoras, que são grandes parceiras do estado de Santa Catarina”, destacou.

Atualmente o PL 10/2023 está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Representantes do setor destacaram a importância da iniciativa. (Foto Divulgação)

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

1 de junho 2026

FAESC manifesta preocupação com suspensão de medidas contra importação de leite em pó com prática de dumping A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) recebeu com preocupação a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) de suspender a aplicação imediata de medidas antidumping sobre as importações de leite em pó provenientes da Argentina e do Uruguai.

FAESC

|

29 de maio 2026

Levantamento aponta estabilização dos preços de terneiros em duas regiões e queda em outras duas O mercado pecuário catarinense contabilizou, até o dia 27 de maio, 75 leilões em diferentes regiões do Estado, segundo o 12º levantamento parcial de preços dos leilões de terneiros e terneiras em Santa Catarina. O estudo, divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio do Sistema Faesc/Senar e integra o programa de extensão Conexão Udesc e a Produção Animal.

SENAR

|

27 de maio 2026

Seminário da Assistência Técnica e Gerencial debate sustentabilidade e inovação na apicultura catarinense Evento reuniu produtores, técnicos, instituições parceiras e especialistas do setor para debater práticas sustentáveis. (Foto Divulgação)

FAESC

|

27 de maio 2026

Andreia Barbieri Zanluchi fala sobre Contratos Rurais Entenda a importância dos Contratos Rurais para a segurança jurídica no campo.

FAESC

|

25 de maio 2026

Seminário da Faesc debate economia, liderança e sustentabilidade no campo O cenário econômico brasileiro e seus reflexos sobre o campo foram destaques no Seminário Estadual de Líderes Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado na última sexta-feira (22), em Florianópolis.

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC leva 497 treinamentos a todas as regiões de SC em junho O Sistema Faesc/Senar/SC programou 497 treinamentos para junho em Santa Catarina. As atividades alcançam todas as regiões do estado e abrangem ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.