FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades

FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades
FAESC
24 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) manifestou apoio ao Projeto de Lei 10/2023, de autoria do deputado Sargento Lima, que propõe a classificação do tabaco diretamente nas propriedades rurais. A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas, pela Assembleia Legislativa a pedido da Comissão de Agricultura e Política Rural. O evento reuniu cerca de 600 produtores rurais, representantes de entidades de classe e lideranças políticas do Planalto Norte.

O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, destacou a relevância do projeto. Konkol também atua na Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA.

“Queremos que este projeto seja aprovado, pois representa um avanço para os produtores, que terão a possibilidade de negociar o tabaco em suas propriedades. Todos trabalham com qualidade, estão comprometidos com a produção correta e desejam condições mais justas. A classificação na propriedade permitirá a definição de preços mais adequados e oferecerá liberdade de negociação. Portanto, somos favoráveis à aprovação, que certamente resultará em maior rentabilidade para os produtores”.

O presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Verka, também destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “Nós, da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, somos favoráveis ao Projeto de Lei 0010/2023, que trata da classificação e da compra do tabaco nas propriedades rurais. Canoinhas é o segundo maior produtor de fumo de Santa Catarina, com 2.700 estufas e mais de 2.000 famílias envolvidas na produção. A aprovação desse Projeto de Lei na Alesc beneficiará os nossos produtores de tabaco e suas famílias, que poderão comercializar diretamente o produto no paiol, em suas propriedades."

A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas. (Foto Divulgação)

ENTENDA O PROJETO

O Projeto de Lei 10/2023 propõe alterar o atual sistema de classificação das folhas de fumo. Atualmente, as empresas compradoras realizam a classificação após o recebimento da mercadoria e definem os preços com base na qualidade avaliada. A proposta estabelece que, mediante solicitação do produtor, a classificação possa ocorrer na própria propriedade. Caso o agricultor não concorde com o valor estipulado, terá a liberdade de buscar outro comprador.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de arbitragem por terceiros, escolhidos de comum acordo, em caso de divergências sobre a classificação. As despesas com os materiais necessários para a avaliação na propriedade serão de responsabilidade da empresa compradora e/ou industrializadora do tabaco.

O principal objetivo do Projeto de Lei 10/2023, segundo o deputado sargento Lima, é garantir maior liberdade na relação entre as empresas fumageiras e os produtores rurais. “Essa é uma legislação que já foi aprovada, com grande dificuldade, no Rio Grande do Sul. Agora, conseguimos trazer ao campo a nossa principal bandeira: a liberdade. Quem planta deve ter o direito de vender para quem quiser. Naturalmente, também haverá critérios para as empresas compradoras, que são grandes parceiras do estado de Santa Catarina”, destacou.

Atualmente o PL 10/2023 está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Representantes do setor destacaram a importância da iniciativa. (Foto Divulgação)

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Santa Catarina consolida a exportação de maçãs com a inspeção fitossanitária na origem O setor produtivo da fruticultura catarinense consolidou nesta semana uma conquista histórica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As inspeções fitossanitárias para exportação de maçãs frescas seguem realizadas diretamente na origem da produção, ou seja, nos packing-houses exportadores catarinenses. A iniciativa possibilita a emissão do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI) – documento necessário para a exportação da fruta.

FAESC

|

22 de janeiro 2026

Entenda os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais sobre as principais mudanças decorrentes da transição para o novo modelo de tributação.

FAESC

|

20 de janeiro 2026

SC terá presença da Carreta Agro pelo Brasil em quatro feiras em janeiro e fevereiro Santa Catarina será o primeiro Estado do País a receber a Carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar em quatro eventos consecutivos.

FAESC

|

17 de janeiro 2026

Reajuste das tabelas do tabaco será debatido em reuniões na próxima semana A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) anunciou que a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo deve ocorrer em reuniões marcadas nos próximos dias 19 e 20 de janeiro. As definições ocorrem por empresa, no âmbito das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

16 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR abre matrículas para os aprovados nos Cursos Técnicos de três polos O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na próxima segunda-feira (19), o período de matrícula para os cursos técnicos do 1º semestre de 2026. Em Santa Catarina, as formações são conduzidas pelo Sistema Faesc/Senar em 17 polos de apoio presencial.

FAESC

|

14 de janeiro 2026

Produtor: chegou o momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural Todo início de ano, o empregador rural pessoa física se depara com uma decisão estratégica relevante: definir a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, conhecida como Funrural. Essa escolha, que deve ser feita no mês de janeiro, é fundamental, pois impacta diretamente o regime de tributação aplicado ao longo de todo o ano-calendário, especialmente no que se refere ao recolhimento incidente sobre a comercialização da produção rural.

FAESC

|

22 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove 275 cursos gratuitos em janeiro O Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS/SC inicia o ano com uma ampla programação de capacitações voltadas ao fortalecimento do meio rural. Em janeiro, serão realizados 275 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina, integrando as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e de leite, fortes na região. O evento ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Seminário de Líderes encerra ações do ano em Concórdia O Seminário de Líderes Rurais encerrou o ano no dia 11 de dezembro, em Concórdia, reunindo produtores rurais, dirigentes sindicais e convidados em um momento de avaliação do ano e troca de experiências. O evento aconteceu no Salão Social da ABC Piscina Clube e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.

FAESC

|

19 de dezembro 2025

Sistema FAESC/SENAR alerta para o prazo da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica passa a ser regra para todos os produtores rurais.

FAESC

|

18 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas e comemora conquistas em São José do Cerrito O Sindicato do Produtor Rural de São José do Cerrito realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo a diretoria, além de associados, familiares e autoridades locais. O evento apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e antecipou projetos previstos para 2026.