FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades

FAESC avalia positivamente Projeto que trata da classificação do tabaco nas propriedades
FAESC
24 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) manifestou apoio ao Projeto de Lei 10/2023, de autoria do deputado Sargento Lima, que propõe a classificação do tabaco diretamente nas propriedades rurais. A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas, pela Assembleia Legislativa a pedido da Comissão de Agricultura e Política Rural. O evento reuniu cerca de 600 produtores rurais, representantes de entidades de classe e lideranças políticas do Planalto Norte.

O vice-presidente regional da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, destacou a relevância do projeto. Konkol também atua na Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec Tabaco da Faesc), representa a CNA/Faesc no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco no MAPA.

“Queremos que este projeto seja aprovado, pois representa um avanço para os produtores, que terão a possibilidade de negociar o tabaco em suas propriedades. Todos trabalham com qualidade, estão comprometidos com a produção correta e desejam condições mais justas. A classificação na propriedade permitirá a definição de preços mais adequados e oferecerá liberdade de negociação. Portanto, somos favoráveis à aprovação, que certamente resultará em maior rentabilidade para os produtores”.

O presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Verka, também destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “Nós, da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, somos favoráveis ao Projeto de Lei 0010/2023, que trata da classificação e da compra do tabaco nas propriedades rurais. Canoinhas é o segundo maior produtor de fumo de Santa Catarina, com 2.700 estufas e mais de 2.000 famílias envolvidas na produção. A aprovação desse Projeto de Lei na Alesc beneficiará os nossos produtores de tabaco e suas famílias, que poderão comercializar diretamente o produto no paiol, em suas propriedades."

A proposta foi tema de uma audiência pública realizada recentemente em Canoinhas. (Foto Divulgação)

ENTENDA O PROJETO

O Projeto de Lei 10/2023 propõe alterar o atual sistema de classificação das folhas de fumo. Atualmente, as empresas compradoras realizam a classificação após o recebimento da mercadoria e definem os preços com base na qualidade avaliada. A proposta estabelece que, mediante solicitação do produtor, a classificação possa ocorrer na própria propriedade. Caso o agricultor não concorde com o valor estipulado, terá a liberdade de buscar outro comprador.

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de arbitragem por terceiros, escolhidos de comum acordo, em caso de divergências sobre a classificação. As despesas com os materiais necessários para a avaliação na propriedade serão de responsabilidade da empresa compradora e/ou industrializadora do tabaco.

O principal objetivo do Projeto de Lei 10/2023, segundo o deputado sargento Lima, é garantir maior liberdade na relação entre as empresas fumageiras e os produtores rurais. “Essa é uma legislação que já foi aprovada, com grande dificuldade, no Rio Grande do Sul. Agora, conseguimos trazer ao campo a nossa principal bandeira: a liberdade. Quem planta deve ter o direito de vender para quem quiser. Naturalmente, também haverá critérios para as empresas compradoras, que são grandes parceiras do estado de Santa Catarina”, destacou.

Atualmente o PL 10/2023 está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Representantes do setor destacaram a importância da iniciativa. (Foto Divulgação)

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.