Faesc celebra a decisão do STF sobre a revogação da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, em Santa Catarina

Faesc celebra a decisão do STF sobre a revogação da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, em Santa Catarina
FAESC
27 de Janeiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora uma boa notícia. O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu dois pedidos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) no processo que busca suspender a demarcação da área pretendida como terra indígena Toldo Imbu, no município de Abelardo Luz.

Com isso, além de admitir o estado na ação como amicus curiae (auxiliar do Tribunal), os procuradores do Estado conseguiram a suspensão do processo administrativo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e dos efeitos do Decreto 12.289/2024, do presidente da República. Essa medida homologou a demarcação da área no Oeste do Estado, até que ocorra a conclusão do julgamento do Tema 1.031. O tema trata da aplicação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas no Brasil.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância da decisão do STF, classificando-a como imprescindível para garantir segurança jurídica e defender os direitos dos produtores rurais. "Estamos alinhados com a aprovação do Congresso sobre o marco temporal. Importante frisar que, em 1988, quando foi promulgada a Constituição, não havia presença indígena na área em questão e, portanto, a terra é dos proprietários, como reconhecido em suas escrituras", afirmou Pedrozo.

O dirigente reafirma o compromisso da Faesc em defender os interesses do setor agropecuário catarinense, sempre com diálogo e respeito entre as partes envolvidas.

O membro da diretoria do Sindicato Rural de Abelardo Luz e advogado na ação em defesa dos produtores de Abelardo Luz, Sérgio Dalben, também comentou sobre a relevância vital da decisão para os agricultores, que estavam desamparados com a homologação do Decreto Presidencial. "Nada contra os indígenas, mas os proprietários têm direitos legítimos, pois possuem terras com escrituras públicas concedidas pelo Governo ainda em 1892", afirmou Dalben.

Dalben reforçou que os produtores rurais não são invasores e que a posse centenária das terras já é suficiente para garantir o respeito aos seus direitos. De acordo com ele, as propriedades são o sustento de mais de 100 famílias, que dependem dessas terras para sua sobrevivência. “O Governo Federal pretende retirar essas áreas dos legítimos proprietários, o que é inaceitável. Graças à atuação enérgica do Estado de Santa Catarina, conseguimos suspender o processo até o julgamento final do marco temporal”, enfatizou.

SOBRE A DECISÃO

A decisão do ministro André Mendonça foi publicada na última segunda-feira, 20. Nela, o magistrado considera válidos os argumentos apresentados pela PGE/SC, como o de ser “indiscutível o interesse do Estado de Santa Catarina nas ações que tenham por objeto a redefinição da ocupação de extensões de terra em seu território, tanto nos aspectos sociais como no de segurança envolvidos”. A Administração Pública catarinense entende que só devem ser consideradas terras indígenas tradicionais aquelas que estavam sob a posse dos indígenas ou sob disputa física ou judicial no dia 5 de outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição Federal.

Leia também

FAESC

|

2 de julho 2025

Setor produtivo catarinense participa de palestra sobre os desafios e oportunidades do agronegócio no cenário global Evento virtual foi realizado na última semana pela CNA com o apoio do Sistema Faesc/Senar

FAESC

|

30 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do alho em Curitibanos Curitibanos (SC) sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro, iniciativa do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de levantar dados técnicos e econômicos sobre a produção de alho na região.

FAESC

|

30 de junho 2025

Conseleite divulga valores de referência da matéria-prima do leite de maio e projeção para junho A diretoria do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) esteve reunida, na sexta-feira (27), em encontro on-line para discutir os desafios e perspectivas do setor.

SENAR

|

30 de junho 2025

Antônio Carlos celebra desenvolvimento do turismo rural com apoio do Sistema FAESC/SENAR O município de Antônio Carlos encerrou, no dia 17 de junho, a 7ª turma do Curso de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São José e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

27 de junho 2025

Leilões de Terneiros em Santa Catarina têm balanço positivo com 82 eventos realizados neste ano Com rebanho bem avaliado e negócios aquecidos, a temporada 2025 dos leilões de terneiros em Santa Catarina chegou ao fim.

FAESC

|

26 de junho 2025

Projeto “Plantando para o Futuro” transforma realidade escolar em Bom Retiro A Escola Núcleo Municipal São José acaba de embarcar em uma nova fase do projeto “Plantando para o Futuro Horta Escolar”.

SENAR

|

26 de junho 2025

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Ilhota marcam presença na Expofeira Gaspar Evento contou com palestra técnica sobre tilapicultura e destaque para case de sucesso em Massaranduba

SENAR

|

26 de junho 2025

Cadastros do Programa Saúde Rural avançam em Santa Catarina Os cadastros das famílias que participarão do Programa Saúde Rural avançam no Meio-Oeste de Santa Catarina. A iniciativa, idealizada e coordenada pelo Senar Nacional, é executada no Estado pelo Senar/SC, entidade vinculada à Faesc, em parceria com os Sindicatos Rurais.

FAESC

|

26 de junho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

25 de junho 2025

Webinar da FAESC e Safras & Mercado destaca o cenário e as perspectivas do mercado de fertilizantes “Mercado de Fertilizantes: Panorama, Perspectivas e Estratégias” foi o foco do webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado, na segunda-feira (23). A iniciativa, voltada a produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e profissionais do agronegócio, teve como objetivo apresentar análises atualizadas e projeções estratégicas sobre um dos mais relevantes insumos para a produção agrícola.

FAESC

|

24 de junho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão no dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

20 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina.