FAESC comemora aprovação de lei anti-invasão de propriedades

FAESC comemora aprovação de lei anti-invasão de propriedades
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, reforça a importância da aprovação para o ordenamento jurídico brasileiro. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
FAESC
22 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Confira o vídeo do presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP/PR): https://we.tl/t-2MIFVQvUJx

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) considerou um importante avanço para o ordenamento jurídico brasileiro a aprovação no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta semana, do Projeto de Lei 709/2023, que dispõe sobre os impedimentos aplicados aos ocupantes e invasores de propriedades em todo o território nacional. A aprovação da matéria resultou de articulação dos deputados Marcos Pollon (PL/MS), Pedro Lupion (PP/PR) e de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Ao lado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FAESC reconhece a importância deste projeto para o fortalecimento da segurança jurídica no campo e a garantia do direito de propriedade, fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio e a sustentabilidade do setor agropecuário no Brasil.

“Invasão de propriedade é crime e não ato político, como já decidiu o STF”, lembra o presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo. O dirigente destacou que o setor produtivo e o Parlamento devem continuar a avançar juntos em busca de um ambiente cada vez mais seguro e propício para a produção agrícola e pecuária no País.

Usada como mecanismo de pressão dos movimentos ditos sociais sobre o Governo para realizar a reforma agrária, a invasão é um ato ilegal e não meramente reivindicatório, observou o presidente. Lembrou que, historicamente, o Congresso e o Legislativo posicionaram-se contra as invasões de propriedades privadas. Várias leis anti-invasão foram promulgadas. Há consenso de que o imóvel rural invadido não deve ser vistoriado, avaliado ou desapropriado.

O presidente da FAESC também aponta que o processo de reforma agrária, em uma sociedade estruturada em bases democráticas, não pode ser implementado pelo uso arbitrário da força e pela prática de atos ilícitos de violação possessória.

“É preciso que o Governo coíba a prática das invasões, promovendo a aplicação integral da lei toda a vez que uma propriedade, de qualquer tamanho, produtiva ou não, seja invadida. Não agindo assim, o Governo cometerá uma injustiça contra o setor primário que, ao sustentar as exportações brasileiras, está garantindo o futuro do país”, encerra Pedrozo.

Leia também

SENAR

|

25 de julho 2024

Pescadores de Balneário Rincão concluem curso profissionalizante e recebem certificação A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Sindicato Rural de Nova Veneza e Colônia de Pescadores.

FAESC

|

25 de julho 2024

FAESC e SEST/SENAT iniciam diálogo fortalecer a segurança no trânsito de máquinas agrícolas O assunto foi uma das pautas da reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), nesta segunda-feira (22), na sede do Sebrae/SC em Florianópolis.

SENAR

|

24 de julho 2024

1ª Expo Ovinos ATeG encerra com sucesso em Pouso Redondo A iniciativa foi promovida pela Associação e Sindicato Rural de Pouso Redondo em parceria com o Sistema Faesc/Senar, com apoio da Prefeitura.

SENAR

|

22 de julho 2024

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas.

FAESC

|

18 de julho 2024

Em Itajaí-SC, segunda edição da ExpoMar demonstra o potencial do setor de pescados com sabor, tecnologias e negócios O evento, que solidificou ainda mais o município como a capital nacional da pesca, reuniu gastronomia com a Cozinha Show e o Corredor do Sabor, encantando o público com as possibilidades dos pescados.

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.