FAESC comemora aprovação de lei anti-invasão de propriedades

FAESC comemora aprovação de lei anti-invasão de propriedades
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, reforça a importância da aprovação para o ordenamento jurídico brasileiro. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
FAESC
22 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Confira o vídeo do presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP/PR): https://we.tl/t-2MIFVQvUJx

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) considerou um importante avanço para o ordenamento jurídico brasileiro a aprovação no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta semana, do Projeto de Lei 709/2023, que dispõe sobre os impedimentos aplicados aos ocupantes e invasores de propriedades em todo o território nacional. A aprovação da matéria resultou de articulação dos deputados Marcos Pollon (PL/MS), Pedro Lupion (PP/PR) e de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Ao lado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FAESC reconhece a importância deste projeto para o fortalecimento da segurança jurídica no campo e a garantia do direito de propriedade, fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio e a sustentabilidade do setor agropecuário no Brasil.

“Invasão de propriedade é crime e não ato político, como já decidiu o STF”, lembra o presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo. O dirigente destacou que o setor produtivo e o Parlamento devem continuar a avançar juntos em busca de um ambiente cada vez mais seguro e propício para a produção agrícola e pecuária no País.

Usada como mecanismo de pressão dos movimentos ditos sociais sobre o Governo para realizar a reforma agrária, a invasão é um ato ilegal e não meramente reivindicatório, observou o presidente. Lembrou que, historicamente, o Congresso e o Legislativo posicionaram-se contra as invasões de propriedades privadas. Várias leis anti-invasão foram promulgadas. Há consenso de que o imóvel rural invadido não deve ser vistoriado, avaliado ou desapropriado.

O presidente da FAESC também aponta que o processo de reforma agrária, em uma sociedade estruturada em bases democráticas, não pode ser implementado pelo uso arbitrário da força e pela prática de atos ilícitos de violação possessória.

“É preciso que o Governo coíba a prática das invasões, promovendo a aplicação integral da lei toda a vez que uma propriedade, de qualquer tamanho, produtiva ou não, seja invadida. Não agindo assim, o Governo cometerá uma injustiça contra o setor primário que, ao sustentar as exportações brasileiras, está garantindo o futuro do país”, encerra Pedrozo.

Leia também

FAESC

|

15 de dezembro 2025

Encerramento em Massaranduba reforça autonomia do Sindicato e crescimento do atendimento aos produtores O Sindicato Rural de Massaranduba realizou, recentemente, o evento de encerramento do ano, com recursos próprios, uma iniciativa que simboliza não apenas organização, mas também o crescimento da entidade e a força do trabalho desenvolvido junto aos produtores rurais.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Webinar debate oferta e demanda global e perspectivas para os mercados de milho e soja O Sistema Faesc/Senar promove, no dia 16 de dezembro, às 19h, um Webinar especial para debater o cenário global de oferta e demanda e as perspectivas para os mercados de milho e soja — dois pilares do agronegócio brasileiro.

FAESC

|

12 de dezembro 2025

Seminário de Líderes presta contas do ano e homenageia sócio emérito em Bom Jardim da Serra O Sindicato Rural de Bom Jesus da Serra realizou o Seminário de Líderes Rurais no dia 10 de dezembro, com Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação das ações para 2026.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes reúne associados e autoridades em confraternização em Imbuia O Sindicato Rural de Imbuia realizou, no dia 10 de dezembro, mais uma edição do Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela troca de experiências, integração e construção coletiva de ideias voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.

SENAR

|

11 de dezembro 2025

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Lages evidencia papel essencial das entidades sindicais no desenvolvimento do agronegócio Um evento que marcou a avaliação das ações realizadas neste ano, debates sobre os desafios e as perspectivas do agronegócio e a celebração das conquistas do setor. Assim foi o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Lages, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, no dia 02/12.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes destaca mais de 80 ações no ano em Ituporanga Sindicato Rural comemora aumento de produção de cebola, mas lamenta alta dos custos e desvalorização dos preços

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Benedito Novo reforça compromisso com o campo Momentos de aprendizado, avaliação de resultados e apresentação de expectativas para 2026 marcaram o Seminário de Líderes Rurais – evento que encerrou as atividades de 2025 do Sindicato Rural de Benedito Novo.

FAESC

|

11 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Canoinhas destaca novidades para 2026 em Seminário de Líderes O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Canoinhas, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu carca de 100 produtores, lideranças e autoridades para avaliar as ações realizadas no ano e empossar a diretoria que atuará nos próximos quatro anos (03/12/2025 a 03/12/2029).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.