Faesc e Ministério do Trabalho e Emprego consolidam parceria

Faesc e Ministério do Trabalho e Emprego consolidam parceria
FAESC
25 de Setembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Programa Trabalho Sustentável aborda questões como a correta formalização das relações de trabalho e a Norma Regulamentadora (NR) 31, que trata de saúde e segurança do trabalho no meio rural. A iniciativa foi um dos principais focos da parceria que vem se consolidando entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Ministério do Trabalho e Emprego. Nesta terça-feira (24), uma reunião com representantes das duas instituições marcou o alinhamento de ações que trará benefícios ao setor produtivo do estado.

O encontro, realizado na sede do Ministério do Trabalho e Emprego em Florianópolis (SC), envolveu a participação do superintendente regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, e da assessora jurídica de relações sindicais da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi.

Eccel destacou que a Federação e os Sindicatos estão entre os principais parceiros do Ministério do Trabalho e Emprego, já que os objetivos das instituições são praticamente os mesmos: garantir que as normas relativas ao mundo do trabalho, à legislação e à Constituição sejam corretamente aplicadas. “Não podemos abrir mão desse relacionamento e, por isso, estamos sempre de portas abertas. Além disso, várias funções que estavam centralizadas em Brasília estão sendo repassadas às superintendências, justamente para facilitar esse diálogo”, afirmou.

Clemerson Pedrozo destacou que o agronegócio desempenha um papel imprescindível no cenário econômico e é um setor essencial para a geração de emprego e movimento econômico do estado e do país. Ressaltou que os produtores rurais enfrentam inúmeras preocupações em relação às questões que envolvem o mundo do trabalho e que essa parceria contribuirá significativamente para a solução desse problema. Também realçou a importância da orientação continua dos produtores sobre o papel da fiscalização do trabalho, a qual deve ter por viés principal a orientação no sentido de que as leis trabalhistas sejam cumpridas adequadamente, criando um ambiente justo e seguro tanto ao trabalhador quanto ao empregador.

Mencionou o exemplo do evento recém-realizado em Ituporanga com produtores rurais da cultura da cebola e que oportunizou construir bases ainda mais sólidas na formalização da contratação da mão de obra na região do vale do Itajaí. “Queremos que o agronegócio se desenvolva de forma sustentável, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para Santa Catarina”, completou Clemerson.

Andreia Barbieri Zanluchi aproveitou o momento para entregar ao superintendente o Manual de Eleições dos Sindicatos Rurais e destacou que modelo foi adequado e estruturado de acordo com o estatuto de cada entidade sindical. Também comentou a importância da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego para fortalecer a atuação dos Sindicatos Rurais em suas bases.

ATUAÇÃO DO MINSTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Entre as principais ações do Ministério do Trabalho e Emprego, atualmente, estão o estímulo às mediações e a implementação da Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres que ocupam as mesmas funções, instituída no ano passado. “Estamos trabalhando junto às empresas onde existem essas diferenças salariais visando desenvolver planos de mitigação que possam resolver o problema", afirmou Eccel.

O superintendente frisou, ainda, que o Brasil é o único país com uma lei que garante a aplicação efetiva desse princípio constitucional. Outra prioridade mencionada foi a redução dos acidentes de trabalho. A ideia é incentivar a criação de mesas de diálogo em cada município, com a participação de trabalhadores, empregadores, representantes do Ministério do Trabalho ou do Poder Público, além de entidades do Sistema S que atuam na área de formação. O objetivo é orientar tanto as empresas quanto os empregados sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.


Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.