Faesc elogia decisão do STJ sobre redefinição de porte de imóveis rurais excluindo reservas legais do cálculo

Faesc elogia decisão do STJ sobre redefinição de porte de imóveis rurais excluindo reservas legais do cálculo
A determinação de excluir as áreas de preservação ambiental, como as reservas legais, do cálculo total do imóvel rural, representa um importante avanço para o setor. (Foto Divulgação Sistema CNA/Senar)
FAESC
05 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) considerou positiva e necessária a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) prolatada no Agravo do Recurso Especial 2.480.456, tomada em outubro de 2024. A determinação de excluir as áreas de preservação ambiental, como as reservas legais, do cálculo total do imóvel rural, representa um importante avanço para o setor.

De acordo com o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, a correta classificação do porte das propriedades rurais desempenha um papel fundamental na valorização das terras. “Essa decisão atende a uma antiga demanda do setor produtivo, que historicamente questionava a inclusão das áreas de preservação no cálculo total das propriedades. Isso, muitas vezes, aumentava o porte do imóvel e resultava na exclusão de diversas pequenas propriedades das proteções legais de impenhorabilidade e impactava na elevação da carga tributária”.

Além de interferir no cálculo do porte das propriedades, a medida também pode influenciar no Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), no Imposto Territorial Rural (ITR) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Definida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), considerando fatores como tipo de exploração predominante e renda obtida de cada município, o módulo fiscal é uma unidade de medida, em hectares. A decisão interfere diretamente na classificação fundiária dos imóveis rurais, que é baseada no número de módulos fiscais.

O valor do módulo fiscal, no Brasil, varia entre 5 e 110 hectares. Conforme a Lei nº 8.629/1993, os imóveis rurais são classificados da seguinte forma: entre 1 e 4 módulos fiscais (pequena propriedade), superior a 4 e até 15 módulos fiscais (média propriedade) e superior a 15 módulos fiscais (grande propriedade).

A situação de um proprietário de pequena propriedade que buscava o reconhecimento da impenhorabilidade de seu imóvel foi o que motivou a decisão do STJ.

Leia também

FAESC

|

28 de janeiro 2025

Prepare-se para o uso da Nota Fiscal Eletrônica que será obrigatória a partir do próximo dia 03 de fevereiro Senar/SC oferece treinamentos específicos em parceria com os Sindicatos Rurais e a Secretaria da Fazenda.

FAESC

|

27 de janeiro 2025

Faesc celebra a decisão do STF sobre a revogação da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora uma boa notícia. O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu dois pedidos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) no processo que busca suspender a demarcação da área pretendida como terra indígena Toldo Imbu, no município de Abelardo Luz.

FAESC

|

27 de janeiro 2025

Conseleite divulga valor de referência do leite para janeiro Durante reunião virtual, realizada na sexta-feira (24), o Conseleite divulgou o valor de referência projetado para o leite em Santa Catarina no mês de janeiro. A estimativa foi elaborada com base nos dados fornecidos pelas indústrias, considerando a movimentação dos primeiros 20 dias do mês.

FAESC

|

23 de janeiro 2025

Sistema Faesc/Senar inicia construção da nova sede, em Florianópolis O Sistema Faesc/Senar celebra uma nova etapa em sua trajetória com o início da construção da nova sede, em Florianópolis. Localizada no terreno anexo à estrutura atual, a obra, que teve início nesta quinta-feira (23), simboliza a superação de desafios e a consolidação de um trabalho pautado pela responsabilidade, compromisso com o setor produtivo e gestão eficiente de recursos.

SENAR

|

23 de janeiro 2025

Empresas podem solicitar vagas nas turmas de Aprendizagem Rural do SENAR/SC até o dia 27/01 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC) oferece neste mês de janeiro, às empresas do meio rural, oito turmas de Aprendizagem Rural (Canoinhas, Fraiburgo, Papanduva e São Joaquim). A solicitação poderá ser feita até às 12 horas da próxima segunda-feira (27).

FAESC

|

22 de janeiro 2025

Santa Catarina recebe Carreta Agro pelo Brasil Veículo itinerante terá programação do Sistema CNA/Faesc/Senar e Sindicatos no Itaipu Rural Show e no Show Tecnológico Copercampos, em fevereiro.

FAESC

|

20 de janeiro 2025

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) reforça aos produtores rurais para que fiquem atentos à data de início do uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) – adiada recentemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

FAESC

|

20 de janeiro 2025

Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física Em janeiro de cada ano, o empregador rural pessoa física tem uma importante decisão a tomar. É momento de escolher a forma de tributação da Contribuição Previdenciária Rural, mais conhecida como “Funrural” – iniciativa que impactará diretamente na tributação aplicada durante todo o ano calendário vigente, acerca do recolhimento sobre a comercialização rural.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu individualmente cinco empresas fumageiras para as reuniões de definição do preço do tabaco da safra 2024/2025. Embora onze tenham confirmado presença, algumas cancelaram as agendas por não contarem com propostas que atendessem às exigências da comissão representativa dos fumicultores, que determina que o reajuste deve, no mínimo, cobrir o custo de produção.

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Atenção SC: inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até este domingo As inscrições encerram neste domingo, dia 19 de janeiro de 2025, e podem ser feitas pelo portal do CNA Jovem: https://cnajovem.org.br/.

SENAR

|

16 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC encerram nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.