Faesc elogia decisão do STJ sobre redefinição de porte de imóveis rurais excluindo reservas legais do cálculo

Faesc elogia decisão do STJ sobre redefinição de porte de imóveis rurais excluindo reservas legais do cálculo
A determinação de excluir as áreas de preservação ambiental, como as reservas legais, do cálculo total do imóvel rural, representa um importante avanço para o setor. (Foto Divulgação Sistema CNA/Senar)
FAESC
05 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) considerou positiva e necessária a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) prolatada no Agravo do Recurso Especial 2.480.456, tomada em outubro de 2024. A determinação de excluir as áreas de preservação ambiental, como as reservas legais, do cálculo total do imóvel rural, representa um importante avanço para o setor.

De acordo com o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, a correta classificação do porte das propriedades rurais desempenha um papel fundamental na valorização das terras. “Essa decisão atende a uma antiga demanda do setor produtivo, que historicamente questionava a inclusão das áreas de preservação no cálculo total das propriedades. Isso, muitas vezes, aumentava o porte do imóvel e resultava na exclusão de diversas pequenas propriedades das proteções legais de impenhorabilidade e impactava na elevação da carga tributária”.

Além de interferir no cálculo do porte das propriedades, a medida também pode influenciar no Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), no Imposto Territorial Rural (ITR) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Definida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), considerando fatores como tipo de exploração predominante e renda obtida de cada município, o módulo fiscal é uma unidade de medida, em hectares. A decisão interfere diretamente na classificação fundiária dos imóveis rurais, que é baseada no número de módulos fiscais.

O valor do módulo fiscal, no Brasil, varia entre 5 e 110 hectares. Conforme a Lei nº 8.629/1993, os imóveis rurais são classificados da seguinte forma: entre 1 e 4 módulos fiscais (pequena propriedade), superior a 4 e até 15 módulos fiscais (média propriedade) e superior a 15 módulos fiscais (grande propriedade).

A situação de um proprietário de pequena propriedade que buscava o reconhecimento da impenhorabilidade de seu imóvel foi o que motivou a decisão do STJ.

Leia também

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.

FAESC

|

9 de julho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão nesta quinta-feira, dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

7 de julho 2025

Sindicato Rural de Turvo destaca resultados das ações durante Seminário de Líderes Rurais Com a presença de aproximadamente 80 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais, diretores e equipe técnica, o Sindicato Rural de Turvo promoveu, no dia 26 de junho, o Seminário e a Assembleia de Líderes Rurais.

FAESC

|

2 de julho 2025

Setor produtivo catarinense participa de palestra sobre os desafios e oportunidades do agronegócio no cenário global Evento virtual foi realizado na última semana pela CNA com o apoio do Sistema Faesc/Senar