Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho

Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho
FAESC
20 de Outubro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Para criar uma governança e sistematizar as atividades, o grupo de trabalho Pró-Ferrovias se reuniu nesta semana e formatou o regimento interno para dar sequência ao projeto. O grupo envolve os representantes das entidades ABPA, Acic, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc e Ocesc, Sindicarne.

A missão do movimento pró-ferrovias é promover o desenvolvimento logístico sustentável dos estados Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, alinhando e integrando, os interesses da classe empresarial e da sociedade. Os princípios institucionais do grupo de trabalho são a ética, união, consenso, continuidade, engajamento social e suprapartidarismo.

Segundo o presidente da ACIC, que atualmente está como Coordenador do Movimento Pró-Ferrovias, Lenoir Broch, o movimento pró-ferrovias já obteve resultados. A Nova Ferroeste prevê conectar Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem por objetivo reduzir o Custo Brasil em cerca de 30%. O projeto antevê a ligação de um ramal da Nova Ferroeste de Cascavel (PR) a Chapecó (SC), outro ramal programado é Cascavel a de Maracaju (MS), completando a rota do milho. A construção da ferrovia movimentará insumos e produtos acabados para a indústria e comércio de alimentos e bebidas, móveis, combustíveis e biocombustíveis, madeira e aço, grãos, construção, têxtil, equipamentos elétricos, cerâmico, fármaco, metalomecânico, plástico e outros mais.

“Precisamos trazer novas entidades, toda a classe política e empresarial para que o projeto não fique estagnado. Aproximar o sudoeste do Paraná e o norte gaúcho. Nos próximos dias será contratado o estudo do trecho da ferrovia Chapecó (SC) a Passo Fundo (RS) e vamos nos envolver nesse projeto também. E falando o trajeto Chapecó (SC) a Correia Pinto (SC) já está em fase projeto. Estamos analisando qual é a melhor trajetória desse trecho,” destacou Broch. Assegurar o transporte de grãos para abastecer a gigantesca agroindústria do oeste de Santa Catarina também é um dos pontos apresentados pela iniciativa.

Broch comenta que não há mais volta no projeto Maracaju (MS) até Cascavel (PR), já está certo o início das obras. “Após o estudo que foi apresentado, visualizamos a viabilidade econômica, técnica e ambiental. Nós já temos players envolvidos no projeto que demonstraram interesse. Para o início de 2024, acreditamos, todas as dúvidas com relação à própria licitação dos projetos e leilão devem ser resolvidas.”

O diretor executivo do Sindicarne/Acav Jorge Luiz de Lima disse que o poder público necessita ser conscientizado sobre os números de cargas, transporte e demandas, visto que ainda há algumas incompreensões sobre a construção dos trajetos ferroviários. O setor privado é o canal para que o projeto seja viabilizado, porquanto a maior demanda vem das agroindústrias receberem matéria prima e escoarem produção. Como da mesma forma, é essencial articulações comerciais com os portos.

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2026

A crescente ameaça dos javalis Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2026

Seminário reúne lideranças rurais e fortalece ações do Sindicato Rural de Turvo Lideranças, produtores rurais, representantes de instituições e parceiros do agronegócio participaram, recentemente, do Seminário de Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato Rural de Turvo, com apoio do Sistema Faesc/Senar. O encontro oportunizou apresentar a prestação de contas e destacar ações como o Programa Saúde no Campo e iniciativas voltadas à segurança nas propriedades rurais.

FAESC

|

13 de julho 2026

Setor produtivo discute concessões rodoviárias e combate à pirataria A preocupação do setor produtivo de Santa Catarina com pontos da concessão das BRs-153/282/470/SC (lote 1) e BR-153/282/480/SC (lote 3), o combate à pirataria e a isonomia tributária entre produtos nacionais e importados foram temas discutidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM).

FAESC

|

13 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.

FAESC

|

9 de julho 2026

Santa Catarina mostra sua força na produção de leite Família de Seara atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR revela avanços em produtividade, gestão e qualidade no campo