Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho

Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho
FAESC
20 de Outubro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Para criar uma governança e sistematizar as atividades, o grupo de trabalho Pró-Ferrovias se reuniu nesta semana e formatou o regimento interno para dar sequência ao projeto. O grupo envolve os representantes das entidades ABPA, Acic, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc e Ocesc, Sindicarne.

A missão do movimento pró-ferrovias é promover o desenvolvimento logístico sustentável dos estados Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, alinhando e integrando, os interesses da classe empresarial e da sociedade. Os princípios institucionais do grupo de trabalho são a ética, união, consenso, continuidade, engajamento social e suprapartidarismo.

Segundo o presidente da ACIC, que atualmente está como Coordenador do Movimento Pró-Ferrovias, Lenoir Broch, o movimento pró-ferrovias já obteve resultados. A Nova Ferroeste prevê conectar Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem por objetivo reduzir o Custo Brasil em cerca de 30%. O projeto antevê a ligação de um ramal da Nova Ferroeste de Cascavel (PR) a Chapecó (SC), outro ramal programado é Cascavel a de Maracaju (MS), completando a rota do milho. A construção da ferrovia movimentará insumos e produtos acabados para a indústria e comércio de alimentos e bebidas, móveis, combustíveis e biocombustíveis, madeira e aço, grãos, construção, têxtil, equipamentos elétricos, cerâmico, fármaco, metalomecânico, plástico e outros mais.

“Precisamos trazer novas entidades, toda a classe política e empresarial para que o projeto não fique estagnado. Aproximar o sudoeste do Paraná e o norte gaúcho. Nos próximos dias será contratado o estudo do trecho da ferrovia Chapecó (SC) a Passo Fundo (RS) e vamos nos envolver nesse projeto também. E falando o trajeto Chapecó (SC) a Correia Pinto (SC) já está em fase projeto. Estamos analisando qual é a melhor trajetória desse trecho,” destacou Broch. Assegurar o transporte de grãos para abastecer a gigantesca agroindústria do oeste de Santa Catarina também é um dos pontos apresentados pela iniciativa.

Broch comenta que não há mais volta no projeto Maracaju (MS) até Cascavel (PR), já está certo o início das obras. “Após o estudo que foi apresentado, visualizamos a viabilidade econômica, técnica e ambiental. Nós já temos players envolvidos no projeto que demonstraram interesse. Para o início de 2024, acreditamos, todas as dúvidas com relação à própria licitação dos projetos e leilão devem ser resolvidas.”

O diretor executivo do Sindicarne/Acav Jorge Luiz de Lima disse que o poder público necessita ser conscientizado sobre os números de cargas, transporte e demandas, visto que ainda há algumas incompreensões sobre a construção dos trajetos ferroviários. O setor privado é o canal para que o projeto seja viabilizado, porquanto a maior demanda vem das agroindústrias receberem matéria prima e escoarem produção. Como da mesma forma, é essencial articulações comerciais com os portos.

Leia também

SENAR

|

6 de março 2026

Treinamentos fortalecem expansão do Programa Saúde no Campo em Santa Catarina Após a capacitação realizada em Florianópolis no fim de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu novos treinamentos com supervisores e técnicos do Programa Saúde no Campo.

SENAR

|

4 de março 2026

Tecnologia no campo: Sistema FAESC/SENAR entrega kits de drones para capacitações O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), deu mais um passo rumo à inovação tecnológica no campo.

FAESC

|

4 de março 2026

Sucessão no campo A sucessão nas propriedades rurais catarinenses figura entre os grandes desafios estruturais do Estado.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

Atualizado piso salarial do setor agropecuário As entidades sindicais catarinenses representativas dos empregadores (federações empresariais) e dos trabalhadores (Federações e Centrais Sindicais Laborais) fecharam o acordo para atualização do piso regional de salário para 2026.

FAESC

|

27 de fevereiro 2026

ENTREVISTA: José Zeferino Pedrozo “O agro segue como pilar central da economia” O ano de 2025 foi intenso para o agronegócio catarinense e brasileiro. De um lado, avanços institucionais relevantes, investimentos em inovação, segurança jurídica e qualificação de pessoas. De outro, um ambiente econômico desafiador, com crédito caro, instabilidade fiscal, crise em cadeias estratégicas e a necessidade constante de adaptação às novas regras tributárias e ambientais.

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR destaca força do cooperativismo na abertura do 30º Show Tecnológico Copercampos O primeiro dia do 30º Show Tecnológico Copercampos foi marcado por presença expressiva de público, intensa movimentação e anúncios relevantes para o setor.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

TREINAMENTOS Sistema Faesc/Senar/Sindicatos leva quase 500 cursos gratuitos ao campo em março O Sistema Faesc/Senar/SC disponibiliza, em março, uma extensa agenda de cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais de Santa Catarina.

SENAR

|

25 de fevereiro 2026

Curso Técnico em Florestas do Sistema FAESC/SENAR forma nova turma no Polo de Santa Cecília Santa Cecília teve uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquista no último fim de semana (21/02).

FAESC

|

25 de fevereiro 2026

Webinar debate cenário global e tendências para carnes e leite em 2026 “Cenário de oferta e demanda global e perspectivas de mercado de carnes e leite” foi o tema do primeiro webinar de 2026 promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a com a Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio.

SENAR

|

23 de fevereiro 2026

Sistema FAESC/SENAR forma em Seara maior turma de técnicos do Estado Seara foi destaque na educação profissional rural em Santa Catarina. A 1ª turma do curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR) formou no último sábado (21/02) 36 alunos, a maior turma certificada no Estado ao longo dos dez anos de formação técnica.

FAESC

|

23 de fevereiro 2026

Carreta Agro encerra roteiro de eventos em SC no Show Tecnológico Copercampos O Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, no Meio Oeste catarinense. A feira reúne produtores, técnicos, lideranças e empresas do setor para apresentar as principais inovações voltadas ao agronegócio.