SENAR
17 de setembro 2025
SENAR
16 de setembro 2025
A apresentação de iniciativas inovadoras de liderança em diferentes segmentos do agronegócio marcou o 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem, realizado no último fim de semana (13 e 14/09), em Florianópolis. Promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, o evento encerrou uma jornada de desafios voltados à implementação de tecnologias, à inovação e ao fortalecimento da liderança jovem no setor.
A programação contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que acompanhou a apresentação das iniciativas desenvolvidas pelos participantes. Durante o evento, ele reforçou o compromisso da entidade com a formação de novas lideranças e enalteceu as propostas apresentadas pelos jovens. “Vocês demonstraram, de forma clara, a relevância deste programa para despertar o protagonismo da juventude rural e impulsionar o desenvolvimento do campo”, afirmou.
A assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional (DEP) do Senar e coordenadora nacional do programa, Fernanda Jackeline A.P. Nonato, avaliou positivamente a etapa estadual do CNA Jovem em Santa Catarina. Segundo ela, o evento reuniu jovens líderes do agro comprometidos em apresentar propostas inovadoras capazes de melhorar a vida dos produtores rurais e agregar valor ao setor.
Fernanda destacou ainda que, após 300 horas de atividades, os participantes saem preparados para liderar transformações em suas comunidades e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio catarinense. “Parabéns, Santa Catarina! Foi um trabalho incrível e esperamos os jovens catarinenses na trilha nacional, em Brasília, para recebê-los e integrá-los ao grupo de líderes do agro de todo o Brasil”, afirmou.
Também participou do evento o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que destacou a importância do desenvolvimento de novas lideranças como fator decisivo para assegurar inovação, renovação de ideias e continuidade das conquistas do setor. “Temos plena convicção de que as mudanças desejadas para o Sistema e para o agronegócio passam, necessariamente, pela juventude. No futuro, caberá às novas gerações assumir o papel de liderar, dar voz ao campo e garantir que o agronegócio continue sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina e do Brasil”.
SAIBA COMO FOI O EVENTO
As atividades foram conduzidas pela coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, e pelos instrutores Erno Menzel e Fernando Schneider. A programação contou, ainda, com palestra da mentora do Senar Nacional junto ao grupo catarinense do CNA Jovem, Juliana Krupp, que abordou o tema “Formas de comunicação”.
O encontro também teve um momento especial de integração, que oportunizou apresentação e degustação de produtos típicos de Santa Catarina. Cada participante trouxe um item representativo de sua região, transformando a atividade em uma “viagem gastronômica” pelo Estado. “Foi uma oportunidade de conhecer os sabores, as culturas, as histórias e as identidades que fortalecem a agropecuária”, ressaltou Francine.
A programação foi concluída com uma visita à sede do Sistema Faesc/Senar, onde os jovens foram recebidos pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. Além de apresentar a missão da instituição, Zanluchi ressaltou o papel decisivo da juventude para o futuro do setor agropecuário. Ele também reconheceu o potencial do grupo ao destacar o visível interesse e a qualidade das iniciativas apresentadas pelos participantes.
De acordo com Francine, o terceiro encontro encerrou-se com êxito. “Contamos com um grupo de jovens comprometidos, que apresentaram propostas excelentes para fortalecer o agronegócio em suas regiões. Agora, aguardamos o resultado com expectativa de levarmos o máximo de jovens possível para a trilha nacional, em Brasília”.