Jovens no comando

Jovens no comando
FAESC
21 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o intuito de promover o surgimento de lideranças no setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) têm apoiado, com vigor, o programa CNA Jovem. Esta iniciativa, idealizada pelo SENAR Central e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é conduzida nos Estados pelas Administrações Regionais, com o objetivo de formar novas lideranças para o agronegócio brasileiro. O Sistema FAESC/SENAR-SC busca, dessa maneira, identificar jovens talentosos e comprometidos, dispostos a contribuir com o desenvolvimento e a expansão da agropecuária em Santa Catarina.

O programa completa 10 anos e oferece aos participantes uma oportunidade singular de elaborar projetos inovadores e participar de debates cruciais para o futuro do país, além de estabelecer contato com líderes de renome no setor agropecuário. A iniciativa é destinada a jovens com perfil de liderança, com idades entre 22 e 30 anos, que possuam formação superior e demonstrem interesse profundo pelo setor rural. A proposta central é prepará-los para impulsionar, de forma ainda mais significativa, o setor agropecuário, que transformou o Brasil de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, liderando a produção global e sustentando a economia nacional.

A seleção dos participantes baseia-se em sua formação técnica ou superior, desde que estejam alinhados com o setor rural e apresentem características de liderança inatas. Esses jovens já estão sendo capacitados, por meio de plataformas digitais, em liderança empreendedora, o que constitui uma inovação para a edição deste ano e uma etapa preparatória fundamental para a fase estadual do programa.

Santa Catarina, um Estado de referência em múltiplos aspectos, como a excelência na sanidade animal – sendo reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação – e na expressiva produção e exportação de carnes de aves e suínos, deve sua posição de destaque à dedicação incansável de seus produtores. Por isso, é imperativo contar com jovens comprometidos, capazes de desenvolver iniciativas inovadoras que consolidem e ampliem este segmento vital para a economia estadual e nacional.

O programa tem como objetivo principal o desenvolvimento de novas lideranças no meio rural, capacitando os jovens para que possam alavancar o setor agropecuário de forma ainda mais eficaz. Os participantes elaboram planos de ação voltados à inovação e à melhoria contínua do meio rural. O primeiro encontro visou engajar os jovens nos propósitos estratégicos do CNA Jovem, orientando-os na aplicação prática dos conceitos e das técnicas de liderança empreendedora.

O programa oferece uma formação intensiva, desenvolvendo o espírito de liderança e identificando jovens com potencial para se destacarem regionalmente e, até mesmo, em âmbito nacional. O CNA Jovem antecipa a formação de líderes potenciais na agropecuária, auxiliando-os a delinear um percurso de vida alinhado ao propósito de transformar o setor, em sintonia com os grandes desafios do presente e com as ferramentas essenciais à liderança no mundo contemporâneo. Esses jovens serão capazes de identificar, com clareza, as habilidades que necessitam aprimorar e de trilhar o melhor caminho para tal. O resultado será a formação de lideranças robustas e preparadas para atuar no setor agropecuário.

Ademais, o programa contribui significativamente para acelerar a carreira de jovens com potencial para liderar a transformação do Brasil, ao fomentar a sucessão nas propriedades, estabelecimentos e empresas rurais, engajando as novas gerações na continuidade da atividade agropecuária com inovação e dinamismo.

Leia também

SENAR

|

8 de abril 2026

Programa voltado à saúde feminina atende 150 mulheres do campo em Monte Castelo O município de Monte Castelo recebeu, na última semana, uma ação do Programa Especial Saúde da Mulher Rural, iniciativa do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Papanduva e o Poder Público Municipal.

FAESC

|

3 de abril 2026

Mais uma capacitação de sucesso em Santa Catarina: Mulheres do Agro aprendem Operação e Manutenção de Tratores O curso “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”, exclusivo para mulheres, foi realizado em Caçador, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

FAESC

|

2 de abril 2026

Confira o quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 O quarto resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026 já está disponível e foi divulgado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.

FAESC

|

30 de março 2026

Atenção setor produtivo: CAR ficará indisponível de 6 a 25 de abril O sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Santa Catarina ficará indisponível entre os dias 6 e 25 de abril. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), a pausa ocorre devido à migração para o SICAR 2.0, versão atualizada que ampliará a agilidade e a integração de dados.

FAESC

|

30 de março 2026

Faesc apoia pesquisa sobre a presença de javalis nas zonas rurais Desde 2010 uma praga infesta a maioria dos municípios de Santa Catarina: o javali. Uma crescente e descontrolada população desses animais está atacando propriedades rurais e destruindo plantações em todas as regiões catarinenses e, notadamente, na serra e no meio oeste, causando pesadas perdas aos produtores e criadores.

FAESC

|

30 de março 2026

A redução da jornada e seus impactos As discussões em torno da redução da jornada de trabalho no Brasil, especialmente no modelo 6x1 com diminuição da carga semanal de 44 para 40 ou para 36 horas, têm gerado apreensão em todos os setores produtivos.