Jovens no comando

Jovens no comando
FAESC
21 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o intuito de promover o surgimento de lideranças no setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) têm apoiado, com vigor, o programa CNA Jovem. Esta iniciativa, idealizada pelo SENAR Central e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é conduzida nos Estados pelas Administrações Regionais, com o objetivo de formar novas lideranças para o agronegócio brasileiro. O Sistema FAESC/SENAR-SC busca, dessa maneira, identificar jovens talentosos e comprometidos, dispostos a contribuir com o desenvolvimento e a expansão da agropecuária em Santa Catarina.

O programa completa 10 anos e oferece aos participantes uma oportunidade singular de elaborar projetos inovadores e participar de debates cruciais para o futuro do país, além de estabelecer contato com líderes de renome no setor agropecuário. A iniciativa é destinada a jovens com perfil de liderança, com idades entre 22 e 30 anos, que possuam formação superior e demonstrem interesse profundo pelo setor rural. A proposta central é prepará-los para impulsionar, de forma ainda mais significativa, o setor agropecuário, que transformou o Brasil de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, liderando a produção global e sustentando a economia nacional.

A seleção dos participantes baseia-se em sua formação técnica ou superior, desde que estejam alinhados com o setor rural e apresentem características de liderança inatas. Esses jovens já estão sendo capacitados, por meio de plataformas digitais, em liderança empreendedora, o que constitui uma inovação para a edição deste ano e uma etapa preparatória fundamental para a fase estadual do programa.

Santa Catarina, um Estado de referência em múltiplos aspectos, como a excelência na sanidade animal – sendo reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação – e na expressiva produção e exportação de carnes de aves e suínos, deve sua posição de destaque à dedicação incansável de seus produtores. Por isso, é imperativo contar com jovens comprometidos, capazes de desenvolver iniciativas inovadoras que consolidem e ampliem este segmento vital para a economia estadual e nacional.

O programa tem como objetivo principal o desenvolvimento de novas lideranças no meio rural, capacitando os jovens para que possam alavancar o setor agropecuário de forma ainda mais eficaz. Os participantes elaboram planos de ação voltados à inovação e à melhoria contínua do meio rural. O primeiro encontro visou engajar os jovens nos propósitos estratégicos do CNA Jovem, orientando-os na aplicação prática dos conceitos e das técnicas de liderança empreendedora.

O programa oferece uma formação intensiva, desenvolvendo o espírito de liderança e identificando jovens com potencial para se destacarem regionalmente e, até mesmo, em âmbito nacional. O CNA Jovem antecipa a formação de líderes potenciais na agropecuária, auxiliando-os a delinear um percurso de vida alinhado ao propósito de transformar o setor, em sintonia com os grandes desafios do presente e com as ferramentas essenciais à liderança no mundo contemporâneo. Esses jovens serão capazes de identificar, com clareza, as habilidades que necessitam aprimorar e de trilhar o melhor caminho para tal. O resultado será a formação de lideranças robustas e preparadas para atuar no setor agropecuário.

Ademais, o programa contribui significativamente para acelerar a carreira de jovens com potencial para liderar a transformação do Brasil, ao fomentar a sucessão nas propriedades, estabelecimentos e empresas rurais, engajando as novas gerações na continuidade da atividade agropecuária com inovação e dinamismo.

Leia também

FAESC

|

16 de junho 2026

Entidades cobram fumageiras sobre comercialização do tabaco em reuniões das Cadecs s entidades representativas dos produtores de tabaco do Sul do Brasil realizaram, nos dias 15 e 16 de junho, reuniões com empresas fumageiras no âmbito das Cadecs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração).

FAESC

|

12 de junho 2026

Seminário Regional debate impactos da cadeia produtiva do tabaco em SC O Seminário Regional Santa Catarina – Cadeia Produtiva do Tabaco: Emprego, Renda e o Futuro da Cadeia Produtiva do Tabaco no Brasil, realizado recentemente em Mafra, no Planalto Norte catarinense, oportunizou ampliar o debate sobre os impactos econômicos, sociais e produtivos da cadeia do tabaco, especialmente nos municípios produtores da Região Sul.

FAESC

|

11 de junho 2026

Com 82 leilões contabilizados, mercado de terneiros mantém médias estáveis em SC O mercado de terneiros em Santa Catarina segue com preços estáveis nas principais praças pecuárias do Estado nas últimas semanas. A 14ª divulgação do resultado parcial dos leilões deste segmento em 2026 aponta que já foram contabilizados 82 eventos neste ano.

FAESC

|

8 de junho 2026

PM e produtor rural em defesa do meio ambiente A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos naturais, na preservação da ordem pública e na promoção da segurança das comunidades urbanas e rurais. Trata-se de uma instituição que reúne preparo técnico, compromisso com a legislação e profundo senso de responsabilidade com as atuais e futuras gerações.