Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos
FAESC
17 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAAESC/SENAR

Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

O evento, realizado de forma híbrida (presencial e on-line), reuniu produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) e das cadeias produtivas envolvidas.

Na abertura, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, ressaltou a importância do projeto para a geração de informações estratégicas do setor rural. Destacou que nos últimos anos a iniciativa tem sido essencial para a compreensão dos custos que mais impactam os resultados financeiros dos produtores, facilitando a tomada de decisões e o gerenciamento dos negócios.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, a safra 2023/24 em Campos Novos foi marcada por um achatamento significativo das margens dos produtores rurais. “A combinação de baixas produtividades devido ao clima adverso e preços pouco atrativos resultou em uma temporada desafiadora para soja, milho e trigo”.

No caso da soja, segundo Pereira, as produtividades ficaram bem abaixo do esperado, com médias que não ultrapassaram as 60 sacas por hectare. O milho também apresentou quebra, com rendimentos na casa das 130 sacas/ha, 20 sacas/ha a menos que na temporada anterior. Já o trigo, também sofreu com produtividades reduzidas, girando em torno de 35 sacas/ha, redução de 42%.

O assessor técnico afirmou que além das baixas produtividades, os preços das commodities agrícolas sofreram uma queda acentuada. Os preços médios para a soja, de acordo com o levantamento, caíram 12%, para o milho 5% e para o trigo, a queda foi de 48%. “A combinação desses fatores resultou em margens achatadas, pressionando ainda mais os agricultores que já enfrentam desafios climáticos e econômicos das safras anteriores. Essa conjuntura adversa exigirá dos produtores uma gestão ainda mais eficiente e a busca por alternativas que possam mitigar os impactos negativos dessa safra”, avaliou Pereira.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o Campo Futuro vem cumprindo muito bem seu papel de gerar dados precisos e de qualidade sobre os custos de produção das principais atividades agropecuárias em Santa Catarina e em todo o país. “Dessa forma, o produtor tem maior controle sobre as despesas e os investimentos e nós temos condições de trabalhar políticas públicas que beneficiem a agropecuária”.

Além dos painéis realizados, nesta semana, em Xanxerê e Campos Novos estão programados até agosto painéis do Campo Futuro nos seguintes municípios: Araranguá (arroz), Seara (suinocultura - integração UPD e suinocultura - integração UT); Chapecó, Canoinhas e Itapiranga (frango de corte) e São Joaquim (maçã).

SOBRE O CAMPO FUTURO

Com base nos dados levantados e do acompanhamento mensal de custos, a CNA tem atuado junto ao poder público para propor medidas com o objetivo de evitar elevação de custos, melhorar as ferramentas de seguro e ampliar o acesso ao crédito, entre outras.

Os levantamentos de custos de 31 atividades agropecuárias ocorrerão até agosto em todo o país, por meio de painéis que serão realizados em 20 estados e 119 municípios, em parceria com as federações estaduais, produtores, Sindicatos Rurais, universidades e centros de pesquisa.

Leia também

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.