MDIC abre investigação de dumping contra o leite em pó importado após solicitação da CNA

MDIC abre investigação de dumping contra o leite em pó importado após solicitação da CNA
FAESC
11 de Dezembro de 2024
Por: CNA
Fonte: CNA

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) atendeu a uma demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e abriu investigação de dumping no leite em pó importado.

A decisão foi publicada, na manhã de quarta (11), na Circular nº 72/2024 do MDIC no Diário Oficial da União (DOU).

Em agosto deste ano, a CNA protocolou petição no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o objetivo de averiguar a ocorrência de práticas desleais de comércio por parte da Argentina, que responde por metade do volume importado pelo Brasil.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Guilherme Souza Dias, a CNA sempre monitorou o mercado internacional e manteve olhar atento às importações para garantir que os produtores brasileiros pudessem competir em pé de igualdade.

Entretanto, o surto de importações levou à Confederação a alertar o Poder Executivo na busca de ações de defesa comercial, especialmente quando da incidência do Programa de Impulso Tambero, que concedeu subsídios diretos à produção de leite argentino, gerando artificialidade na competitividade de preços.

A partir daí, a CNA realizou estudos mais aprofundados, que revelaram indícios de dumping nas exportações para o Brasil, ensejando a apresentação da petição para investigação. Dumping é uma prática desleal de comércio que consiste na exportação de produtos a um valor abaixo do chamado “valor normal”, aquele que é praticado no mercado interno de um país.

Essas exportações a valores artificiais impactaram diretamente a produção brasileira, comprometendo o mercado interno, reduzindo as margens dos pecuaristas e contribuindo com o abandono da atividade.

Para Ronei Volpi, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, a medida representa uma vitória para o setor. O dirigente enalteceu o trabalho da Diretoria Técnica e também a sensibilidade do Governo ao acatar o pleito. “Nós confiamos no trabalho do Departamento de Defesa Comercial do MDIC e na capacidade técnica de avaliar o pleito do setor produtivo para garantir justa competição entre o produto nacional e importado”, afirmou.

O vice-presidente, Jônadan Ma, comemorou a medida: “Considero que o Brasil tomou uma grande decisão em prol da cadeia láctea nacional com a investigação, necessária para corrigir as graves distorções de mercado e promover a justa competição entre a produção brasileira e a de outros países, especificamente do Mercosul.”

Números – Em 2022, o Brasil importou 942 milhões de litros de leite em pó. Já em 2023, esse valor chegou a 1,7 bilhão de litros. Até novembro deste ano, já foram importados o equivalente a 1,4 bilhão de litros, vindos, principalmente de países do Mercosul. Desse total, 760 milhões de litros foram da Argentina, 566 milhões do Uruguai e 97 milhões do Paraguai.

Atuação – A CNA sempre capitaneou as ações de defesa comercial da atividade leiteira, desde a aplicação de tarifas antidumping contra o leite em pó europeu e neozelandês, vigentes entre 2001 e 2019, à criação de cotas junto à Argentina, que vigoraram entre 2009 e 2018. Diante da crise mais recente, a Confederação realizou mais de 40 reuniões com MDIC, MDA Mapa, Casa Civil, Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), além da Câmara dos Deputados e outros órgãos do governo, em busca de soluções para mitigar os impactos.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

instagram.com/SistemaCNA

youtube.com/agrofortebrasilforte

facebook.com/SistemaCNA

x.com/SistemaCNA

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

tiktok.com/@sistemacna

Leia também

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.

FAESC

|

9 de setembro 2025

Sindicato Rural de Alfredo Wagner apresenta os avanços do turismo local ao Sistema FAESC/SENAR Representantes do Sindicato Rural de Alfredo Wagner estiveram na última semana na sede do Sistema Faesc/Senar para apresentar ao presidente José Zeferino Pedrozo os avanços alcançados no turismo do município.

FAESC

|

5 de setembro 2025

CNA encerra Circuito de Resultados do Campo Futuro em Chapecó Evento, que será realizado no dia 19 de setembro, com a parceria do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos Rurais, terá como foco a pecuária de leite

FAESC

|

5 de setembro 2025

Confira o 4º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) acompanha atentamente os indicadores que orientam o mercado pecuário no Estado.

FAESC

|

3 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR presente nos 40 anos da Fischer Agroindústria em Fraiburgo O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos marcou presença no evento de celebração dos 40 anos da Fischer Agroindústria, realizado no dia 26 de agosto, no Hotel Renar, em Fraiburgo/SC.

FAESC

|

1 de setembro 2025

SENAR/SC promove cerca de 500 cursos gratuitos neste mês O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), traz uma excelente notícia ao público do campo. Aproximadamente 500 cursos gratuitos estão disponíveis em todo o Estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Divulgado 3º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos pecuaristas para que confiram o terceiro resultado parcial do levantamento de preços dos leilões de touros promovidos em 2025 no estado.

FAESC

|

1 de setembro 2025

Guerra aos javalis JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

29 de agosto 2025

ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS Campo cBenef será obrigatório em SC a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) acaba de divulgar que nesta segunda-feira (1º), entra em vigor a primeira regra de validação do cBenef - Código de Benefícios Fiscais em Santa Catarina, que verifica o preenchimento do campo.

FAESC

|

29 de agosto 2025

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 1532/2025, que prorroga por mais cinco anos — até outubro de 2030 — o prazo para a regularização de imóveis em faixas de fronteira.