MDIC abre investigação de dumping contra o leite em pó importado após solicitação da CNA

MDIC abre investigação de dumping contra o leite em pó importado após solicitação da CNA
FAESC
11 de Dezembro de 2024
Por: CNA
Fonte: CNA

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) atendeu a uma demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e abriu investigação de dumping no leite em pó importado.

A decisão foi publicada, na manhã de quarta (11), na Circular nº 72/2024 do MDIC no Diário Oficial da União (DOU).

Em agosto deste ano, a CNA protocolou petição no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o objetivo de averiguar a ocorrência de práticas desleais de comércio por parte da Argentina, que responde por metade do volume importado pelo Brasil.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Guilherme Souza Dias, a CNA sempre monitorou o mercado internacional e manteve olhar atento às importações para garantir que os produtores brasileiros pudessem competir em pé de igualdade.

Entretanto, o surto de importações levou à Confederação a alertar o Poder Executivo na busca de ações de defesa comercial, especialmente quando da incidência do Programa de Impulso Tambero, que concedeu subsídios diretos à produção de leite argentino, gerando artificialidade na competitividade de preços.

A partir daí, a CNA realizou estudos mais aprofundados, que revelaram indícios de dumping nas exportações para o Brasil, ensejando a apresentação da petição para investigação. Dumping é uma prática desleal de comércio que consiste na exportação de produtos a um valor abaixo do chamado “valor normal”, aquele que é praticado no mercado interno de um país.

Essas exportações a valores artificiais impactaram diretamente a produção brasileira, comprometendo o mercado interno, reduzindo as margens dos pecuaristas e contribuindo com o abandono da atividade.

Para Ronei Volpi, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, a medida representa uma vitória para o setor. O dirigente enalteceu o trabalho da Diretoria Técnica e também a sensibilidade do Governo ao acatar o pleito. “Nós confiamos no trabalho do Departamento de Defesa Comercial do MDIC e na capacidade técnica de avaliar o pleito do setor produtivo para garantir justa competição entre o produto nacional e importado”, afirmou.

O vice-presidente, Jônadan Ma, comemorou a medida: “Considero que o Brasil tomou uma grande decisão em prol da cadeia láctea nacional com a investigação, necessária para corrigir as graves distorções de mercado e promover a justa competição entre a produção brasileira e a de outros países, especificamente do Mercosul.”

Números – Em 2022, o Brasil importou 942 milhões de litros de leite em pó. Já em 2023, esse valor chegou a 1,7 bilhão de litros. Até novembro deste ano, já foram importados o equivalente a 1,4 bilhão de litros, vindos, principalmente de países do Mercosul. Desse total, 760 milhões de litros foram da Argentina, 566 milhões do Uruguai e 97 milhões do Paraguai.

Atuação – A CNA sempre capitaneou as ações de defesa comercial da atividade leiteira, desde a aplicação de tarifas antidumping contra o leite em pó europeu e neozelandês, vigentes entre 2001 e 2019, à criação de cotas junto à Argentina, que vigoraram entre 2009 e 2018. Diante da crise mais recente, a Confederação realizou mais de 40 reuniões com MDIC, MDA Mapa, Casa Civil, Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), além da Câmara dos Deputados e outros órgãos do governo, em busca de soluções para mitigar os impactos.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

instagram.com/SistemaCNA

youtube.com/agrofortebrasilforte

facebook.com/SistemaCNA

x.com/SistemaCNA

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

tiktok.com/@sistemacna

Leia também

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.