Nota fiscal eletrônica do produtor rural passa a ser obrigatória a partir de 1º de maio

Nota fiscal eletrônica do produtor rural passa a ser obrigatória a partir de 1º de maio
FAESC
25 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os produtores rurais devem usar exclusivamente a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica nas operações estaduais a partir de 1º de maio. O alerta é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

“Atualização na Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural” foi o foco das três webinares que a Faesc e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) promoveram neste ano.

O objetivo, de acordo com o presidente José Zeferino Pedrozo, foi capacitar as equipes que fazem parte do Sistema Sindical para que estejam preparadas para oferecer um serviço de excelência ao produtor rural. “Trouxemos informações atualizadas para demonstrar o que está em vigor e o que é necessário para atender da melhor maneira os produtores rurais de Santa Catarina”. Esses treinamentos foram essenciais para o alinhamento das informações acerca das novas determinações relacionadas à obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal Eletrônica e do cronograma de implementação.

A mudança faz parte de um processo para levar mais agilidade e eficiência fiscal, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente pelo portal da Receita Estadual. Outra vantagem é o fato de o produtor rural não precisar se deslocar até a prefeitura para buscar e/ou entregar os talões de papel e carbono.

Para emitir a NFP-e, é preciso fazer uma habilitação no portal da Receita Estadual, exclusivo, individual e de responsabilidade do produtor. A recomendação é que o usuário mantenha sua chave e senha de acesso em segurança, sem fornecer essas informações a terceiros. O passo a passo de como aderir à NFP-e está disponível pelo site da Receita Estadual.

A Nota Fiscal do Produtor Rural é um documento fiscal, de emissão obrigatória pelo produtor primário, na saída dos produtos produzidos na sua propriedade ou em propriedade alheia, explorada sob contrato.

O presidente da Faesc recomenda que os produtores rurais priorizem o uso da Nota Fiscal Eletrônica, ficando em situação regular com o fisco estadual e federal.

Importante destacar que, para auxiliar o produtor rural, o Senar/SC já promoveu centenas de cursos sobre a questão da Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica, em parceria com os Sindicados Rurais e com a Secretaria de Estado da Fazenda. Somente em 2023, foram atendidas quase 12 mil pessoas em 1.226 turmas. Essas ações seguem com o objetivo de atualizar os produtores e treinar aqueles que ainda não conhecem as ferramentas disponibilizadas pelo fisco.

O coordenador do setor de Arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, reforça o convite aos produtores rurais para que aproveitem essas oportunidades que o Senar/SC oferece, de forma gratuita, para que possam emitir a NFP-e e evitar penalidades e outras consequências. “Para maio estão programados 108 treinamentos no estado”.

Informações sobre os cursos podem ser obtidas nos Sindicatos Rurais de todas as regiões catarinenses.

Leia também

SENAR

|

25 de julho 2024

Pescadores de Balneário Rincão concluem curso profissionalizante e recebem certificação A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Sindicato Rural de Nova Veneza e Colônia de Pescadores.

FAESC

|

25 de julho 2024

FAESC e SEST/SENAT iniciam diálogo fortalecer a segurança no trânsito de máquinas agrícolas O assunto foi uma das pautas da reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), nesta segunda-feira (22), na sede do Sebrae/SC em Florianópolis.

SENAR

|

24 de julho 2024

1ª Expo Ovinos ATeG encerra com sucesso em Pouso Redondo A iniciativa foi promovida pela Associação e Sindicato Rural de Pouso Redondo em parceria com o Sistema Faesc/Senar, com apoio da Prefeitura.

SENAR

|

22 de julho 2024

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas.

FAESC

|

18 de julho 2024

Em Itajaí-SC, segunda edição da ExpoMar demonstra o potencial do setor de pescados com sabor, tecnologias e negócios O evento, que solidificou ainda mais o município como a capital nacional da pesca, reuniu gastronomia com a Cozinha Show e o Corredor do Sabor, encantando o público com as possibilidades dos pescados.

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.