Novo desafio para o campo

Novo desafio para o campo
FAESC
18 de Dezembro de 2024
Por: JOSÉ ZEFERINO PEDROZO
Fonte: MB COMUNICAÇÃO

A taxa de desemprego está baixa em algumas regiões brasileiras, como o sul, o sudeste e o centro-oeste. Em alguns setores – como agroindústria, construção civil, saúde, serviços e tecnologia da informação e comunicação – a carência de recursos humanos é atroz. No transporte rodoviário, por exemplo, as empresas relatam que estão com 30% de vagas em aberto por absoluta falta de motoristas.

Há, entretanto, um setor em que a situação é muito preocupante em razão do seu caráter essencial para a segurança alimentar da Nação: a agropecuária. De fato, no setor primário da economia há uma crônica escassez de mão-de-obra.

Há algum tempo atribuía-se ao êxodo rural a gênese desse problema, mas esse fenômeno foi relativamente atenuado nas últimas décadas com a profissionalização das atividades agrícolas e pecuárias.

Ocorre que surgiram muitas vagas no campo porque foram realizados pesados investimentos pelas cooperativas e agroindústrias que converteram milhões de reais em sofisticadas unidades de produção, como frigoríficos, granjas de matrizes de aves e suínos, unidades produtoras de leitões, centrais de disseminação de genes, pontos de coletas de leite cru, agroindústrias familiares rurais, além da modernização dos estabelecimentos rurais destinados a cultura de milho, soja, feijão e pecuária de corte, entre outros.

Assim, faltam milhares de trabalhadores para tocar essas unidades produtivas, bem como faltam milhares de produtores/empresários rurais para administrar estabelecimentos rurais.

Provavelmente não surgirão de forma espontânea novas gerações de agricultores/produtores rurais nas comunidades agrícolas. Mas essa formação – que requer vontade e vocação – pode ser plasmada em cursos profissionalizantes. Trata-se de um agente econômico muito particular, visto que a agropecuária é uma atividade complexa que requer conhecimento e prática em agronomia, veterinária, biologia, administração etc. O País depende dessa área essencial para ter paz social e crescimento.

Tornou-se inevitável e necessário atrair o público urbano, cativando as pessoas para trabalhar em ambiente rural, operando máquinas e equipamentos, cuidando de ativos biológicos. Enfim, vivendo na amplitude das atividades rurais e trabalhando com dignidade, conforto e segurança.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) atua para enfrentar essa séria e preocupante deficiência e oferece qualificação de alto nível para os produtores rurais que estão na atividade e para os interessados em ingressar. Eles atingem eficiência gerencial e sucesso empresarial em face dos cursos e treinamentos que recebem.

Quem está na atividade recebe intensa qualificação, mas a questão principal é o número de atores do universo rural que precisa crescer. A situação é tão preocupante que algumas agroindústrias já recrutam imigrantes nas suas regiões de origem para equacionar esse problema.

Essa situação reforça a necessidade de políticas públicas de permanente apoio ao universo rural brasileiro, especialmente na infraestruturação do campo para que as condições de vida, trabalho e produção sejam as melhores possíveis.

A escassez de recursos humanos no campo é uma pauta de interesse nacional porque esse apagão de mão de obra pode travar o desenvolvimento nacional. É um novo desafio para o campo.

Leia também

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Agro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026 Dados e projeções foram divulgados na terça (9) durante coletiva de imprensa

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis elege diretoria para os próximos três anos O Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis promoveu sua Assembleia Geral Ordinária, momento que marcou a eleição da nova diretoria (01/12/2025 a 01/12/2028).

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Seara aborda o cenário e as perspectivas do agronegócio O Seminário de Líderes promovido pelo Sindicato Rural de Seara, com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, lideranças e autoridades para discutir temas relevantes ao setor agropecuário.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Jovem de São Lourenço do Oeste fica entre os 10 destaques do Brasil no Programa CNA Jovem Cristiano Moschen Bordignon foi um dos quatro catarinenses classificados da etapa nacional e teve seu projeto “Peixe na Escola” escolhido entre os melhores do país

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Mais de 160 produtores participam do Programa Saúde do Homem Rural em Urupema A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes.

SENAR

|

9 de dezembro 2025

Vargem Bonita recebe ação do Programa Saúde do Homem Rural com foco em prevenção e autocuidado Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

Eleita diretoria do Sindicato Rural de Itapiranga para o quadriênio 2026–2029 O Sindicato Rural de Itapiranga realizou a eleição da nova diretoria para o quadriênio de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A programação, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, foi marcada por um momento especial de reconhecimento à história da entidade.

FAESC

|

9 de dezembro 2025

FAESC sedia reunião do COFEM que apresentou o programa Avança SC ao setor produtivo catarinense A Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC) sediou nesta semana, em Florianópolis, reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) para apresentação do Programa Avança SC 2025-2030 ao setor produtivo catarinense.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.