Novo desafio para o campo

Novo desafio para o campo
FAESC
18 de Dezembro de 2024
Por: JOSÉ ZEFERINO PEDROZO
Fonte: MB COMUNICAÇÃO

A taxa de desemprego está baixa em algumas regiões brasileiras, como o sul, o sudeste e o centro-oeste. Em alguns setores – como agroindústria, construção civil, saúde, serviços e tecnologia da informação e comunicação – a carência de recursos humanos é atroz. No transporte rodoviário, por exemplo, as empresas relatam que estão com 30% de vagas em aberto por absoluta falta de motoristas.

Há, entretanto, um setor em que a situação é muito preocupante em razão do seu caráter essencial para a segurança alimentar da Nação: a agropecuária. De fato, no setor primário da economia há uma crônica escassez de mão-de-obra.

Há algum tempo atribuía-se ao êxodo rural a gênese desse problema, mas esse fenômeno foi relativamente atenuado nas últimas décadas com a profissionalização das atividades agrícolas e pecuárias.

Ocorre que surgiram muitas vagas no campo porque foram realizados pesados investimentos pelas cooperativas e agroindústrias que converteram milhões de reais em sofisticadas unidades de produção, como frigoríficos, granjas de matrizes de aves e suínos, unidades produtoras de leitões, centrais de disseminação de genes, pontos de coletas de leite cru, agroindústrias familiares rurais, além da modernização dos estabelecimentos rurais destinados a cultura de milho, soja, feijão e pecuária de corte, entre outros.

Assim, faltam milhares de trabalhadores para tocar essas unidades produtivas, bem como faltam milhares de produtores/empresários rurais para administrar estabelecimentos rurais.

Provavelmente não surgirão de forma espontânea novas gerações de agricultores/produtores rurais nas comunidades agrícolas. Mas essa formação – que requer vontade e vocação – pode ser plasmada em cursos profissionalizantes. Trata-se de um agente econômico muito particular, visto que a agropecuária é uma atividade complexa que requer conhecimento e prática em agronomia, veterinária, biologia, administração etc. O País depende dessa área essencial para ter paz social e crescimento.

Tornou-se inevitável e necessário atrair o público urbano, cativando as pessoas para trabalhar em ambiente rural, operando máquinas e equipamentos, cuidando de ativos biológicos. Enfim, vivendo na amplitude das atividades rurais e trabalhando com dignidade, conforto e segurança.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) atua para enfrentar essa séria e preocupante deficiência e oferece qualificação de alto nível para os produtores rurais que estão na atividade e para os interessados em ingressar. Eles atingem eficiência gerencial e sucesso empresarial em face dos cursos e treinamentos que recebem.

Quem está na atividade recebe intensa qualificação, mas a questão principal é o número de atores do universo rural que precisa crescer. A situação é tão preocupante que algumas agroindústrias já recrutam imigrantes nas suas regiões de origem para equacionar esse problema.

Essa situação reforça a necessidade de políticas públicas de permanente apoio ao universo rural brasileiro, especialmente na infraestruturação do campo para que as condições de vida, trabalho e produção sejam as melhores possíveis.

A escassez de recursos humanos no campo é uma pauta de interesse nacional porque esse apagão de mão de obra pode travar o desenvolvimento nacional. É um novo desafio para o campo.

Leia também

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

FAESC

|

6 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Campo Erê avalia ações de 2024 em Seminário de Líderes O evento reuniu produtores, técnicos e lideranças para avaliar os resultados do ano, promover a troca de experiências e alinhar as ações para 2025.