Os desafios do agronegócio na serra catarinense são destaques na reunião regional da FAESC em Lages

Os desafios do agronegócio na serra catarinense são destaques na reunião regional da FAESC em Lages
FAESC
22 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) iniciou o cronograma de reuniões regionais, que segue até setembro, para debater as principais demandas e os desafios enfrentados pelo agronegócio em cada uma das regiões do estado. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (21), em Lages, e reuniu dirigentes de Sindicatos Rurais da serra catarinense.

As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pelo presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc, Márcio Pamplona. Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc Clemerson Argenton Pedrozo, o vice-presidente de secretaria Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza.

O objetivo dos encontros, de acordo com o presidente Pedrozo, é manter contato com as lideranças locais, ouvir as reinvindicações, saber como está o sistema nas bases e transmitir as mais recentes informações recebidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Senar Nacional.

“Felizmente o nosso sistema vive um momento peculiar, embora tenhamos alguns desafios, como ocorre na região serrana”, comentou Pedrozo ao se referir às propriedades que estão impossibilitadas de produzir por problemas de interpretação da legislação. “Vamos continuar buscando alternativas para resolver essa demanda, pois o produtor rural apenas cumpriu a lei.”

Outra iniciativa que ganhou ênfase esteve relacionada à uniformização dos trabalhos das patrulhas que garantem a segurança nas propriedades da região, além da busca de soluções para evitar a inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas que comercializam nas feiras. Também foram debatidos assuntos como o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras ações.

O presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc, Márcio Pamplona, realçou a satisfação em receber os líderes sindicais da região para avaliar, juntamente com a Faesc, quais são as linhas de ação das entidades para trazer benefícios ao produtor. Expressou preocupação com a segurança no meio rural e com os problemas ambientais, além de ressaltar a importância de discutir as atividades desenvolvidas pela Faesc em parceria com os Sindicatos Rurais e as iniciativas em conjunto com o Governo do Estado para fortalecer o setor produtivo.

PROGRAMA NOVILHO PRECOCE

Considerado um dos destaques da pauta, o Programa Novilho Precoce foi abordado pela médica veterinária, coordenadora estadual do Programa e de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein. “Nosso objetivo é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Somente na região de Lages 800 UEPs (Unidades de Exploração Pecuária) estão cadastradas no Programa e isso representa 44% dos estabelecimentos rurais dedicados à bovinocultura de corte aptos a participar. Há um potencial expressivo na região e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, afirmou.

Flávia frisou, ainda, a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.

Leia também

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Calendário de eventos agropecuários 2026 do Sistema FAESC/SENAR terá mais de 220 eventos agropecuários O calendário de eventos agropecuários de 2026 do Sistema Faesc/Senar contabiliza mais de 220 exposições, feiras e leilões em todo o Estado de Santa Catarina. O levantamento foi divulgado após reuniões virtuais, nos dias 17 e 18 de novembro, voltadas à elaboração do calendário anual de feiras, leilões e exposições.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

Setor produtivo apresenta ao Governo proposta que favorece compras conjuntas, reduz custos e regulariza as relações comerciais A Lei nº 19.395, aprovada em Santa Catarina e que entra em vigor a partir de 2026, representa um avanço que vai além dos créditos de ICMS. A norma consolida um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva — do agricultor às pequenas e médias agroindústrias — ao trazer competitividade, segurança jurídica e um ambiente econômico mais equilibrado para quem vive do campo.

FAESC

|

5 de dezembro 2025

A perigosa escassez de recursos José Zeferino Pedrozo, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Encontro de lideranças em Pouso Redondo reforça assistência técnica e capacitação no campo O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar e parceria da Prefeitura Municipal, o Seminário de Líderes Rurais, reunindo 140 participantes entre autoridades, associados e convidados.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Vidal Ramos realiza Seminário de Líderes e destaca mais de 140 ações em 2025 Com celebração de resultados e foco no planejamento, o Sindicato Rural de Vidal Ramos realizou no sábado (29), o Seminário de Líderes Rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

José Zeferino Pedrozo é homenageado nos 40 anos de Fundação do Sicoob Central SC/RS O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu uma placa de homenagem do Sicoob Central SC/RS e um exemplar do livro “Quatro décadas fortalecendo pessoas, negócios e comunidades”, publicação que celebra os 40 anos de história da cooperativa de crédito.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Araranguá elege nova diretoria, durante Seminário de Líderes Rurais O fortalecimento da representatividade rural e o planejamento para os próximos anos marcaram o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Araranguá, realizado em 25 de novembro, no município de Balneário Arroio do Silva.

FAESC

|

4 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Água Doce discute os desafios e os potenciais do agronegócio, durante Seminário de Líderes Rurais Um momento de diálogo, alinhamento e debates sobre os desafios e as potencialidades do agronegócio.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Seminário de Líderes Rurais reúne cerca de 100 participantes em São Miguel do Oeste O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste promoveu, na noite de sábado (29 de novembro), o Seminário de Líderes Rurais, evento que reuniu cerca de 100 participantes, entre associados, produtores, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

3 de dezembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê avalia ações de 2025, durante Seminário de Líderes O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 28 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais, um encontro marcado pela forte participação dos produtores e pelo balanço das ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.