Os desafios do agronegócio na serra catarinense são destaques na reunião regional da FAESC em Lages

Os desafios do agronegócio na serra catarinense são destaques na reunião regional da FAESC em Lages
FAESC
22 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) iniciou o cronograma de reuniões regionais, que segue até setembro, para debater as principais demandas e os desafios enfrentados pelo agronegócio em cada uma das regiões do estado. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (21), em Lages, e reuniu dirigentes de Sindicatos Rurais da serra catarinense.

As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pelo presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc, Márcio Pamplona. Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc Clemerson Argenton Pedrozo, o vice-presidente de secretaria Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza.

O objetivo dos encontros, de acordo com o presidente Pedrozo, é manter contato com as lideranças locais, ouvir as reinvindicações, saber como está o sistema nas bases e transmitir as mais recentes informações recebidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Senar Nacional.

“Felizmente o nosso sistema vive um momento peculiar, embora tenhamos alguns desafios, como ocorre na região serrana”, comentou Pedrozo ao se referir às propriedades que estão impossibilitadas de produzir por problemas de interpretação da legislação. “Vamos continuar buscando alternativas para resolver essa demanda, pois o produtor rural apenas cumpriu a lei.”

Outra iniciativa que ganhou ênfase esteve relacionada à uniformização dos trabalhos das patrulhas que garantem a segurança nas propriedades da região, além da busca de soluções para evitar a inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas que comercializam nas feiras. Também foram debatidos assuntos como o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras ações.

O presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da Faesc, Márcio Pamplona, realçou a satisfação em receber os líderes sindicais da região para avaliar, juntamente com a Faesc, quais são as linhas de ação das entidades para trazer benefícios ao produtor. Expressou preocupação com a segurança no meio rural e com os problemas ambientais, além de ressaltar a importância de discutir as atividades desenvolvidas pela Faesc em parceria com os Sindicatos Rurais e as iniciativas em conjunto com o Governo do Estado para fortalecer o setor produtivo.

PROGRAMA NOVILHO PRECOCE

Considerado um dos destaques da pauta, o Programa Novilho Precoce foi abordado pela médica veterinária, coordenadora estadual do Programa e de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein. “Nosso objetivo é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Somente na região de Lages 800 UEPs (Unidades de Exploração Pecuária) estão cadastradas no Programa e isso representa 44% dos estabelecimentos rurais dedicados à bovinocultura de corte aptos a participar. Há um potencial expressivo na região e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, afirmou.

Flávia frisou, ainda, a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.

Leia também

FAESC

|

14 de setembro 2026

Leilões de touros apontam valorização da genética bovina Os touros da raça Angus alcançaram o maior valor médio entre as sete raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nos quatro leilões avaliados até o momento, os animais foram comercializados, em média, por R$ 19.536,47, com coeficiente de variação de 23,50%.

FAESC

|

6 de setembro 2026

Santa Catarina se destaca na Expointer 2026 com 65 animais premiados Bons negócios, reuniões técnicas e 65 animais de propriedades catarinenses premiados. Este é o saldo para o Estado de Santa Catarina pela participação na 49ª Expointer, feira agropecuária realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro.

FAESC

|

4 de setembro 2026

Casa do Produtor Catarinense celebra 49 anos na Expointer e projeta cinquentenário Evento reuniu lideranças do agro, apresentou espaço revitalizado, prestou homenagem e marcou a assinatura de um protocolo de intenções que renova a parceria institucional para a edição de 2027 da Expointer.

FAESC

|

3 de setembro 2026

Técnicos do Programa Saúde no Campo são capacitados no Sul de Santa Catarina Iniciativa em Nova Veneza reuniu profissionais e ampliou o preparo das equipes para o atendimento às famílias do campo

SENAR

|

2 de setembro 2026

FAESC participa de encontro que reúne 5,7 mil mulheres do agro em São Paulo A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) participou do 4º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, realizado na sexta-feira (28), em Ribeirão Preto (SP). Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o evento reuniu 5,7 mil participantes e colocou em debate empreendedorismo, governança, qualificação profissional e liderança feminina no agronegócio.

SENAR

|

2 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Capitania dos Portos formam 18 novos Pescadores Profissionais Nível 1 Formandos receberam certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que os habilita como aquaviários profissionais

FAESC

|

1 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e SEBRAE/SC alinham parceria para orientar produtores sobre a Reforma Tributária Parceria prevê a produção de um guia com informações práticas sobre as novas regras para auxiliar produtores e profissionais do setor agropecuário na adaptação ao novo sistema tributário.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Santa Cecília forma 24 novos técnicos em Zootecnia pelo Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural Curso oferecido em parceria com o Sindicato Rural prepara profissionais para atuar na produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal

FAESC

|

1 de setembro 2026

Programa Lar Legal Rural entrega 56 títulos de propriedades em Cunha Porã Cinquenta e seis produtores rurais de Cunha Porã, Extremo-Oeste de Santa Catarina, celebraram a regularização de áreas que, em alguns casos, aguardavam há anos pela documentação definitiva.

FAESC

|

1 de setembro 2026

Produtores de Faxinal dos Guedes recebem títulos do Programa Lar Legal Rural Produtores rurais de Faxinal dos Guedes receberam na sexta-feira (28) os títulos de seus imóveis por meio do programa Lar Legal Rural, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e com a Prefeitura de Faxinal dos Guedes.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Produtos de Santa Catarina são apresentados ao público na Casa do Produtor Catarinense, na Expointer No último sábado, 29 de agosto, iniciou a 49ª Expointer, considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento prossegue até o dia 6 de setembro, com atrações culturais, mais de 5.700 animais em exibição e muitas oportunidades de negócios.

FAESC

|

31 de agosto 2026

Equipes dos Sindicatos Rurais do Grande Oeste catarinense recebem capacitação sobre DITR 2026 e Ganho de Capital Profissionais dos Sindicatos Rurais do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina participaram, na última semana (de 25 a 27 de agosto), em Chapecó, do segundo treinamento promovido neste ano pelo Sistema Faesc/Senar sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2026 e Ganho de Capital.