SENAR
7 de abril 2025
O melhoramento genético segue como um dos principais pilares da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack em todo o Brasil. O mais recente movimento da entidade para a disseminação de genética superior da raça Angus foi a assinatura do convênio com o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC). A iniciativa prevê a disponibilização de 15 mil doses de sêmen de touros Angus para os produtores participantes do Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, promovendo a melhoria genética e a eficiência alimentar dos rebanhos. A parceria foi firmada durante a XVIII Exposição Agropecuária, Indústria e Comércio – ExpoCampos, ocorrida no último final de semana.
O projeto ainda conta com o apoio da Embrapa Pecuária Sul, utilizando dados da Prova de Eficiência Alimentar (PEA), iniciada no mês de março e que se estende pelos próximos 70 dias, em Bagé (RS). Os animais que obtiverem melhores resultados no certame serão selecionados para coleta de sêmen para o projeto em Santa Catarina. A seleção genética baseada na eficiência alimentar é essencial para a sustentabilidade da pecuária. O uso de sêmen de touros com baixo Consumo Alimentar Residual (CAR) e alto Ganho Médio Diário Residual (GMDR) permite produzir mais carne com menos alimento, reduzindo custos e impacto ambiental.
O presidente da Associação, José Paulo Cairoli, comemora a parceria firmada e os avanços que ela representa. “É uma oportunidade de inovação para a pecuária catarinense, que alia melhoramento genético, eficiência alimentar e sustentabilidade. Com a parceria, os produtores do ATeG terão acesso a uma genética de ponta, com impacto direto na rentabilidade e qualidade dos rebanhos. Além disso, ter uma estrutura da relevância do Senar apostando no melhoramento genético Angus respalda nossos processos para outros mercados em todo o país”, avalia.
Também fazem parte dos objetivos da iniciativa facilitar o acesso ao sêmen de touros Angus de alto desempenho, o que contribui para o aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da pecuária de corte.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a parceria representa um avanço significativo para a pecuária de corte em Santa Catarina. “Ao disponibilizar doses de sêmen de touros Angus aos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o convênio contribui para uma genética de alta qualidade, aspecto fundamental para promover o desenvolvimento do setor”.
De acordo com o dirigente, a introdução desse material genético nos rebanhos da raça, já reconhecida mundialmente pela elevada qualidade, aperfeiçoa ainda mais o padrão dos animais produzidos, além de contribuir diretamente para a competitividade da pecuária do estado e do país. “A iniciativa também fomenta o trabalho realizado pela ATeG Pecuária de Corte, que desde 2016 contribui para aumentar a eficiência produtiva e profissionalizar a gestão das propriedades. Esperamos conquistar resultados promissores nesta importante cooperação que demonstra o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento e a inovação da pecuária de corte catarinense”, completa.
PROTAGONISMO DO NÚCLEO CATARINENSE DA ANGUS
A ideia de uma parceria que culminou na assinatura do convênio entre as entidades surgiu no Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, em 2024. Do ano passado para cá, todas as tratativas foram acompanhadas pelo ex-presidente do núcleo Nelson Serpa, que passou a função para Marco Antonio Vian em março deste ano. “Foi uma proposição do nosso núcleo para buscar o melhoramento para os criadores, e que tenho certeza que irá vingar depois desse projeto piloto em SC. O valor agregado dos animais é enorme, o que valoriza a raça. O produtor ganha no rebanho e em sustentabilidade”, aponta Serpa.
De acordo com a Associação, o anseio é ampliar as parcerias para outros estados, a partir do sucesso projetado em SC. Ao se comprovar todo planejamento e execução, já buscando renovação e extensão no próximo ano, replicar a iniciativa em outros lugares do Brasil pode ser um movimento natural.
Texto: Associação Brasileira de Angus e Ultrablack com apoio do Sistema Faesc/Senar
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/