Pesquisa da UDESC avalia Mercado de Reprodutores em Santa Catarina em 2024

Pesquisa da UDESC avalia Mercado de Reprodutores em Santa Catarina em 2024
FAESC
14 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) divulgou a avaliação do Mercado de Reprodutores de 2024. Segundo o levantamento, em 2024 a oferta de touros em leilões reduziu em relação aos anos anteriores. O primeiro semestre iniciou com cerca de 20% do total, o que evidencia ano a ano a antecipação de vendas. Também houve maior liquidez neste período.

No segundo semestre, a maior concentração de eventos foi em setembro e outubro, com finalização em novembro, neste mesmo mês foi constatada a menor liquidez. No total anual a média foi de 80,6% de liquidez, inferior a 2023 (89%).

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a pesquisa realizada pelo Grupo de Melhoramento Genético da UDESC é fundamental para oferecer ao produtor uma visão detalhada sobre o comportamento do mercado de reprodutores no estado. “Trata-se de uma ferramenta essencial para embasar o pecuarista com dados e informações estratégicas para a tomada das melhores decisões, visando o sucesso da produção”, afirmou.

De acordo com o professor do Grupo de Melhoramento Genético da Udesc, Diego de Córdova Cucco, foram acompanhados 36 eventos em 14 cidades de Santa Catarina em 2024. O Planalto Serrano, Meio Oeste e Oeste continuam sendo as principais praças de comercialização do estado, com mais de 90% do total.

Cucco afirma que três leiloeiras comercializaram mais de 95% dos touros no estado e uma delas atinge quase 50% do total. “Cerca de 78% dos reprodutores permaneceram no estado, 14% foram destinados ao Paraná, 5% ao Rio Grande do Sul e apenas 3% para demais estados. Observamos que neste ano se tornou mais usual a comercialização de touros em eventos de gado geral, contudo, nem sempre com êxito nas vendas desta classe”.

O levantamento também apontou que um total de 15 raças foram comercializadas nos eventos, no entanto, apenas 11 participaram das divulgações. “Adotamos nos critérios de divulgação que a raça tenha participado de ao menos três eventos, com no mínimo dois animais no leilão”.

A idade média dos touros comercializados foi de 27,14 meses, oscilou na média das principais raças de 22,44 a 29,97 meses. “Notamos maior dificuldade de comercialização de reprodutores que estavam distantes destas médias, tanto acima como muito abaixo. O peso médio foi de 637kg, com oscilação média nestas raças de 588 a 679kg. O valor médio final entre todas as raças foi de R$ 15.202,76”, ressaltou Cucco.

Os dados mostraram também que o coeficiente de variação médio foi de 16,81%, oscilou entre 4,37% até 29,42% tendo assim grande diferença dentre as raças. “Lembramos que animais vendidos além de três desvios-padrão da média da raça não são contabilizados. O total de touros comercializado em 2024 seria suficiente para o acasalamento de cerca de apenas 10 mil matrizes”.

Leia também

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

Negociação do tabaco segue sem acordo Comissão recebeu Alliance One, CTA e JTI, reafirmou o custo de produção como referência e disse que continuará buscando ajustes na tabela 2025/2026 dentro do Sistema Integrado.

FAESC

|

10 de fevereiro 2026

A verdade é aliada do agronegócio JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

6 de fevereiro 2026

Santa Catarina tem dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do SENAR Santa Catarina conquistou dois vencedores na 6ª edição do Concurso de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

FAESC

|

5 de fevereiro 2026

“Mercado de carnes e leite” é tema de webinar do Sistema FAESC/SENAR e da Safras & Mercado Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) mantém parceria com a Safras & Mercado, consultoria líder em agronegócio, para disseminar informações e indicadores das principais culturas de Santa Catarina.

SENAR

|

5 de fevereiro 2026

Carreta Agro pelo Brasil segue para a Tecnoeste, em Concórdia, no Oeste catarinense Evento será realizado no período de 10 a 12 de fevereiro no Parque do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SENAR

|

4 de fevereiro 2026

Agroindústria do Extremo Oeste é certificada com o Selo Arte em seis produtos A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional.

FAESC

|

29 de janeiro 2026

Ausência sentida JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Projeto integrado fortalecerá a cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste O Sistema Faesc/Senar/Sindicatos foi parceiro do evento promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de SC, que reuniu produtores rurais e lideranças regionais na terça-feira (27), em Dionísio Cerqueira, na fazenda Dois Irmãos. A iniciativa marcou o lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste.

FAESC

|

28 de janeiro 2026

Sul do Estado recebe Carreta Agro pelo Brasil nesta quinta e sexta Primeira parada do projeto itinerante será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado. Em fevereiro, ação chega em Concórdia, Pinhalzinho e Campos Novos

FAESC

|

26 de janeiro 2026

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio.

FAESC

|

23 de janeiro 2026

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove mais de 350 capacitações gratuitas em fevereiro O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá no mês de fevereiro mais de 350 capacitações gratuitas.