Rebanho bovino gaúcho em perigo: campanha da Faesc evitará morte de gado por desnutrição

Rebanho bovino gaúcho em perigo:  campanha da Faesc evitará morte de gado por desnutrição
FAESC
24 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Confira os vídeos das doações feitas por voluntários: https://we.tl/t-Qc9NRrazbC

A tragédia climática que se abate sobre o Rio Grande do Sul penaliza pessoas e também animais. O rebanho bovino em território gaúcho é formado por mais de 11,9 milhões de cabeças que começam a padecer pela falta de alimento porque pastagens e instalações rurais foram destruídas pelas chuvas. Se essa situação não for revertida, poderá ocorrer mortandade de animais.

Para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que se abate sobre o território gaúcho, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) mobilizou os Sindicatos Rurais de todas as regiões do território barriga-verde para encaminhar dezenas de carretas com feno e pré-secado para nutrição do rebanho.

O coordenador da campanha é o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo. Atendendo pedido da direção da Federação, os Sindicatos aportaram R$ 183,4 mil para o pagamento do frete aos transportadores.

Pedrozo relata que o conteúdo para alimentação de bois, vacas e cavalos está sendo obtido pelos Sindicatos e pela FAESC junto aos doadores (produtores catarinenses). Os caminhões são disponibilizados por empresários parceiros e o custo do transporte será coberto com o aporte de dinheiro dos próprios Sindicatos Rurais de SC.

O movimento tem o apoio dos supervisores e técnicos de campo do programa ATeG (assistência técnica e gerencial) que, ao lado dos 92 Sindicatos, estão em busca de doação de alimentos para o gado bovino. Já foram enviadas duas carretas com fardos de pré-secado para o município gaúcho de Lajeado, um dos mais atingidos pelas cheias.

A distribuição das doações recebidas pela FAESC obedece a orientação da FARSUL (Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul), que acompanha in loco o drama dos produtores rurais e indica as áreas em situação de extrema necessidade.

ENGAJAMENTO

“Temos que ter consciência que as ações para levar alimento ao rebanho bovino do Rio Grande do Sul não podem ser episódicas, mas devem se manter por certo período porque a situação não vai se resolver rapidamente”, alerta Pedrozo. “Temos que pensar em ações viáveis e, principalmente, sustentáveis com o engajamento de todos”, recomenda.

Do oeste catarinense já foram enviadas 40 cargas com feno, pré-secado, medicamentos, sementes de aveia e azevém em uma ampla ação que envolve o apoio de produtores, transportadores, agropecuaristas, empresas e particulares, além dos Sindicatos Rurais e FAESC. Foram mais de 1.500 bolas de pré-secado e 2.000 bolas e fardos de feno. A maior parte do transporte foi gratuito.

Na semana passada a FAESC enviou uma carreta carregada de leite longa vida e ainda enviará outra de maçã. A praticidade foi o motivo, porque são dois alimentos para consumo imediato que não exigem preparo prévio.

Leia também

SENAR

|

25 de julho 2024

Pescadores de Balneário Rincão concluem curso profissionalizante e recebem certificação A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Sindicato Rural de Nova Veneza e Colônia de Pescadores.

FAESC

|

25 de julho 2024

FAESC e SEST/SENAT iniciam diálogo fortalecer a segurança no trânsito de máquinas agrícolas O assunto foi uma das pautas da reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), nesta segunda-feira (22), na sede do Sebrae/SC em Florianópolis.

SENAR

|

24 de julho 2024

1ª Expo Ovinos ATeG encerra com sucesso em Pouso Redondo A iniciativa foi promovida pela Associação e Sindicato Rural de Pouso Redondo em parceria com o Sistema Faesc/Senar, com apoio da Prefeitura.

SENAR

|

22 de julho 2024

Seminário Bovinocultura de Corte em Pamitos discute práticas para fortalecer a atividade O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte e associados da Associação de Pecuaristas.

FAESC

|

18 de julho 2024

Em Itajaí-SC, segunda edição da ExpoMar demonstra o potencial do setor de pescados com sabor, tecnologias e negócios O evento, que solidificou ainda mais o município como a capital nacional da pesca, reuniu gastronomia com a Cozinha Show e o Corredor do Sabor, encantando o público com as possibilidades dos pescados.

FAESC

|

18 de julho 2024

Último dia para emitir o CCIR O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira, dia 18.

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.