Santa Catarina presente no Primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina promovido pela CNA, em Brasília

Santa Catarina presente no Primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina promovido pela CNA, em Brasília
FAESC
04 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Baixe os vídeos: https://we.tl/t-QcipxYhyir

O estado de Santa Catarina esteve representado no primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA. O evento ocorreu, nesta quarta-feira (03), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, com representantes do agro de todas as regiões do país.

A comitiva catarinense, liderada pela coordenadora de departamento sindical da Faesc Andreia Barbieri Zanluchi, contou com a participação de 10 representantes dos Sindicatos Rurais de todas as regiões do estado (produtoras rurais, empresárias e empregadoras rurais associadas aos Sindicatos).

“É uma satisfação, como produtora rural, representar as mulheres do agro catarinense no evento e destacar a nossa crescente representatividade na tomada de decisões, seja nos negócios familiares, nos Sindicatos Rurais, nas entidades do agronegócio ou na sociedade”, afirmou Andreia.

O Sistema Faesc/Senar, comandado pelo presidente José Zeferino Pedrozo, tem sido um grande incentivador do crescimento do empreendedorismo feminino no setor produtivo. “Em junho de 2019, começou o trabalho das lideranças formadas por mulheres do agro catarinense, com o objetivo de garantir que todos os Sindicatos tivessem suas representantes para discutir pautas de interesse do estado, respeitando as peculiaridades de cada região ou município. Infelizmente, as atividades foram interrompidas pela pandemia, no entanto, graças à dedicação das representantes da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, estamos retomando as atividades em nosso estado”, salientou Pedrozo.

De acordo com Andreia, as representantes de Santa Catarina estão determinadas a enfrentar esse novo desafio. “O evento, em Brasília, teve papel fundamental para impulsionar a representatividade feminina no empreendedorismo no campo e no sistema sindical rural. Sabemos que temos um caminho longo a percorrer, mas com a dedicação e o apoio da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, alcançaremos nossos objetivos”.

Por fim, em nome do Sistema Faesc/Senar, a delegação catarinense agradeceu à CNA e à Comissão Nacional de Mulheres do Agro pela oportunidade de participar do Fórum. “Aproveitamos para parabenizar pelo grandioso trabalho que contribui para o desenvolvimento das mulheres do agro em nosso estado e em todo o país”.

SOBRE O 1º FÓRUM DA LIDERANÇA SINDICAL FEMININA

Em mensagem na abertura do primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, na quarta (3), o presidente da CNA, João Martins, falou da importância da atuação das mulheres para fazer o agro, o sistema sindical e um Brasil cada vez melhor.

As lideranças femininas participaram ao longo do dia de uma programação que contou com a realização de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre a representatividade rural. O evento também teve um espaço de vivência, onde as participantes puderam conhecer mais sobre a atuação do Sistema CNA/Senar.

Na mensagem enviada ao Fórum, Martins disse que desde a criação da Comissão, em agosto de 2022, foram várias conquistas e resultados expressivos, sempre em busca de aumentar a presença e a representatividade feminina no sistema sindical, a renda e a qualidade produtiva na agropecuária realizada por mulheres no campo.

O presidente da CNA lembrou que os grupos estaduais do Sistema CNA/Senar em atuação passaram de 3 para 18 desde a sua criação e que, apesar de “estarmos no início da jornada”, é um fato inquestionável a presença cada vez maior de mulheres na direção e organização de propriedades e de empresas rurais.

Ao discursar na abertura, a senadora Tereza Cristina falou da sua experiência no setor e na política e agradeceu ao presidente João Martins e ao diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, por serem entusiastas e apoiarem o trabalho e a liderança das mulheres.

Segundo ela, não foi uma trajetória fácil para superar dificuldades até conseguir ganhar a confiança necessária para realizar seu trabalho e ser respeitada. Ela disse ainda que é preciso as mulheres ocuparem cada vez mais espaços. “Precisamos querer e precisamos estar na política, no Legislativo, no Executivo, na política sindical também, para mudar a vida das pessoas.”

Ao dar as boas-vindas às participantes do Fórum, Daniel Carrara falou de como o exemplo da sua mãe foi fundamental na sua trajetória e na sua carreira profissional, mostrou como as mulheres ocupam espaços no Sistema CNA/Senar e enumerou as iniciativas espalhadas pelo país, como a Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que incentivam essa participação.

“Hoje eu tenho o prazer de dizer que o Sistema CNA/Senar é a casa da produtora rural. Vocês, juntas, estão aqui para colocar o agro no patamar que ele deve estar, que é no topo”, afirmou Carrara.

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, também destacou a relevância do evento, agradeceu às representantes estaduais e convidadas presentes, e fez um relato da trajetória e dos trabalhos realizados pela Comissão.

Segundo Stéphanie, as conquistas só foram possíveis pelo trabalho executado dentro dos objetivos propostos e dos eixos de atuação da Comissão que são o desenvolvimento de lideranças femininas, o apoio a grupos estaduais e a representação política e técnica.

*Com informações da Assessoria da CNA

Leia também

FAESC

|

7 de maio 2025

Capacitação no campo: Senar/SC e Sindicato Rural de Chapecó levam conhecimento e oportunidades aos produtores rurais O mês de maio chegou com muitas oportunidades para os produtores rurais da região de Chapecó.

FAESC

|

5 de maio 2025

Divulgado 6º resultado parcial dos Leilões em SC O sexto resultado parcial dos leilões de terneiros em Santa Catarina, referente ao ano de 2025, foi divulgado na noite desta quinta-feira (1º).

FAESC

|

2 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR será parceiro da EXPO IOMERÊ 2025 Uma comitiva de Iomerê (SC) esteve na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, onde foi recebida pelo presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo. O objetivo foi alinhar e fortalecer a já consolidada parceria para a realização da Expo Iomerê 2025, um dos eventos mais representativos do setor de ovinos e caprinos em Santa Catarina.

FAESC

|

2 de maio 2025

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas apresentadas pelo Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026.

FAESC

|

2 de maio 2025

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte do Oeste destaca os expressivos resultados Os resultados de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco em de Bovinocultura de Corte, da região Oeste, foram apesentados, neste mês, durante encontro na sede Delih Eventos e Gastronomia.

FAESC

|

29 de abril 2025

Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo A capacitação dos profissionais que integrarão o primeiro grupo catarinense do Programa Saúde no Campo ocorreu neste mês de abril, no município de Treze Tílias (SC).

FAESC

|

28 de abril 2025

Mulher rural: protagonista JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

23 de abril 2025

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola.