São Joaquim avança na consolidação da Indicação Geográfica da Carne de Frescal

São Joaquim avança na consolidação da Indicação Geográfica da Carne de Frescal
FAESC
11 de Março de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Atualmente São Joaquim em Santa Catarina, possui quatro Indicações Geográficas (IG) dos seguintes produtos: Maçã Fuji, Mel de Melato da Bracatinga, Vinhos de Altitude e o Queijo Serrano. Com o apoio do Sebrae/SC, por meio de estratégias voltadas ao turismo e em busca da quinta Indicação, representantes da entidade realizaram a entrega da documentação do processo inicial já realizado para a consolidação da Carne de Frescal, ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), durante a abertura da 10ª Vindima de Altitude, que ocorreu na última semana.

Durante o evento, ocorreu o ato de assinatura de um protocolo com o Sebrae/SC e a Administração, dentro do Programa Cidade Empreendedora, para criação da marca turística de São Joaquim. Estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae/SC, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Renato Campos Carvalho, o vice-presidente do Conselho, Marcos Pagani e o gerente regional Altenir Agostini.

FRESCAL

O gado alimentado na Serra com capim mimoso, alguns com suplementação, e a genética de qualidade proporcionam um sabor diferenciado à carne. Após o abate é preparado o Frescal, uma carne curada e com consistência. O produto agrega valor para a Serra Catarinense, fator que motivou a criação do selo de IG.

A valorização de produtos territoriais é uma estratégia do Sebrae/SC para geração de renda dos produtores rurais, como explica Agostini. “A região possui várias Indicações Geográficas, o alho roxo na região de Curitibanos e principalmente o Frescal na região de São Joaquim. Durante a abertura da Vindima, realizamos a entrega da documentação necessária para protocolar a IG no INPI”, comenta.

Os estudos, levantamentos, diagnósticos e a delimitação territorial já foram concluídos e encaminhados. A Associação inicia o processo de entrada no INPI, solicitando o deferimento. “Essa será a quinta Indicação Geográfica da Serra Catarinense, colocando a região como uma das principais no país em termos de produtos com essa classificação”.

IG

O Sebrae realiza o diagnóstico dos potenciais IGs ou Marcas Coletivas (MCs) brasileiras por meio de avaliações presenciais e virtuais. O IG é a designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada quando certifica a qualidade, reputação ou outra característica essencialmente atribuída a essa origem.


10ª VINDIMA

A 10ª Vindima de Altitude de Santa Catarina é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. Correalização Vinhos de Altitude Produtores Associados. Os patrocinadores são: Unifique e Sicredi. Parceiros: Núcleo de Gastronomia Associação Empresarial de São Joaquim, Keylex Alimentos, Empório Toscano, Cacau Show, SG Facas Artesanais. Apoio: Prefeitura de São Joaquim e Sebrae/SC.

Fonte: PCV Assessoria & Comunicação/MB Comunicação

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.