SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores

SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores
FAESC
18 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina conta com um rebanho de 348,1 mil ovinos e aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, envolvendo cerca de 3,8 mil caprinocultores. Os dados, da Epagri/Cepa (2023), foram destacados pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, durante o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) em parceria com os Sindicatos Rurais, ocorreu na sexta-feira (18), no Parque Dr. Valmor Lunardi (Parque da Efapi), em paralelo à EXPOCHAPECÓ 2024.

De acordo com Pedrozo, essas são atividades essenciais para a diversificação agropecuária em Santa Catarina e possuem grande potencial de crescimento. “Queremos fomentar o segmento levando em conta três eixos (produção, indústria, mercado) e, por isso, lançamos nesta semana em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, o projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Vamos atender mais de 300 empreendimentos rurais a partir de 2025 e, sem dúvida, impulsionaremos o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”, ressaltou Pedrozo, durante abertura do seminário que reuniu mais de 250 produtores rurais lideranças, técnicos e especialistas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, que também é vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, ressaltou a importância das ações para fortalecer a ovinocaprinocultura no estado. A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou o sucesso das atividades no estado e realçou que, somente na cadeia produtiva de ovinocultura de corte, foram atendidas, de 2016 a 2023, mais de 1.330 propriedades rurais.

CASO DE SUCESSO ATEG OVINOCULTURA

Entre os destaques da programação esteve a apresentação do caso de sucesso dos produtores ATeG Ovinocultura de Corte Orestes Martinelli e Terezinha Martinelli (Ponte Serrada), acompanhados pelo supervisor técnico Fernando da Silveira e pelo técnico de campo Tiago Cazella.

Filho de agricultor, Orestes começou sua carreira em empresas e, após ele a esposa (professora) se aposentarem, investiram em uma nova atividade. Juntos, realizaram o sonho de ter um sítio. “Sempre gostei de trabalhar com animais, por isso investimos em ovelhas, cabritos e bovinocultura de leite”, relatou.

O produtor aceitou entrar em um grupo da ATeG por conhecer o trabalho do Senar/SC. “Foi uma experiência excelente e hoje temos uma renda considerável”, destacou, mencionando que a propriedade abriga 150 ovelhas, além de outras atividades. “Nosso objetivo agora é aumentar para 200 ovelhas e plantar grama perene em uma parte da propriedade”, concluiu o produtor.

PALESTRAS

A programação de palestras iniciou com o consultor Paulo Gregianin que abordou a “Ovinocultura em SC” e seguiu com apresentação do médico veterinário Ricardo Rocha (Rochinha), da Salus Nutrição Animal, sobre “Dicas de nutrição que podem melhorar o desempenho dos rebanhos ovinos”.

Também foram palestrantes o médico veterinário e produtor rural Daniel Barros (Supra) que abordou “O impacto da reprodução no resultado econômico da fazenda” e a zootecnista, professora e pesquisadora da Udesc e Unoesc Xanxerê, Letieri Griebler, que apresentou o projeto “Cooperovinos: produtos cárneos inovadores”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

14 de outubro 2026

Pra que serve um Sindicato? Uma sociedade civil forte não nasce da soma de indivíduos isolados. Depende da capacidade de organizar interesses, assumir responsabilidades e agir em defesa do bem comum. O associativismo é a expressão institucional dessa capacidade para que cidadãos e setores produtivos tenham voz e influência sobre as decisões que afetam seu futuro.

FAESC

|

6 de outubro 2026

Produtores têm até sexta-feira para negociar débitos inscritos em dívida ativa da União com condições especiais Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União têm até às 19h desta sexta-feira, 09 de outubro, para aderir às condições especiais de regularização previstas no Edital de Transação por Adesão PGDAU nº 11/2026.

SENAR

|

5 de outubro 2026

SENAR/SC abre vagas para empresas rurais no Programa Jovem Aprendiz Cotista SENAR2026-JOVEMAPRENDIZCOTISTA 05/10/2026 Empresas rurais de Santa Catarina que precisam cumprir a cota de aprendizagem ou pretendem investir na formação de novos profissionais podem solicitar vagas no Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC).

FAESC

|

2 de outubro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre o mercado do arroz O mercado do arroz será pauta do próximo webinar gratuito do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Safras & Mercado.

FAESC

|

1 de outubro 2026

Levantamento atualiza preços de touros nos leilões de SC A raça Ultrablack apresentou o maior preço médio por touro no oitavo levantamento dos leilões de Santa Catarina, realizado pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nos cinco eventos acompanhados com animais da raça, a média alcançou R$ 22.176,00, com coeficiente de variação de 17,83%.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Sindicato Rural de Canoinhas e SENAR/SC recebem título concedido pelo Exército Brasileiro O apoio do setor produtivo de Canoinhas ao Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, motivou reconhecimento do Exército Brasileiro. O presidente do Sindicato Rural, Edmilson Luiz Verka, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC) foram agraciados com o título de Amigo do Campo de Instrução Marechal Hermes.

FAESC

|

30 de setembro 2026

Nova lei do seguro rural amplia segurança jurídica e traz previsibilidade aos produtores, avalia FAESC A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia que a Lei nº 15.526/2026, publicada na quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, representa um avanço para o seguro rural brasileiro.

SENAR

|

30 de setembro 2026

Treinamento em São Ludgero (SC) ajuda famílias rurais a agregar valor aos derivados do leite Há cerca de cinco anos, Julia Lembeck passou a acompanhar com mais atenção uma tradição mantida há décadas pela família. Na propriedade Dirlei Lembeck (pai de Julia), em São Ludgero, sua mãe, Gelvania Pereira Lembeck, produz queijos artesanalmente há mais de 35 anos.

FAESC

|

29 de setembro 2026

FAESC participa de workshop sobre regularidade sindical em Brasília A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) participou, nesta quinta-feira (24), em Brasília, do Workshop de Construção da Cartilha de Regularidade Sindical, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FAESC

|

25 de setembro 2026

Leilões de touros movimentam genética bovina em Santa Catarina leilões de touros promovidos em Santa Catarina mantêm valores médios próximos ou superiores a R$ 18 mil em grande parte das raças acompanhadas pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

SENAR

|

25 de setembro 2026

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Lages formam nova turma de técnicos em Zootecnia O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lages promoveram, no último fim de semana, a solenidade de formatura da turma 2024-2 do Curso Técnico em Zootecnia da Rede e-Tec Brasil.

FAESC

|

24 de setembro 2026