SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores

SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores
FAESC
18 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina conta com um rebanho de 348,1 mil ovinos e aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, envolvendo cerca de 3,8 mil caprinocultores. Os dados, da Epagri/Cepa (2023), foram destacados pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, durante o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) em parceria com os Sindicatos Rurais, ocorreu na sexta-feira (18), no Parque Dr. Valmor Lunardi (Parque da Efapi), em paralelo à EXPOCHAPECÓ 2024.

De acordo com Pedrozo, essas são atividades essenciais para a diversificação agropecuária em Santa Catarina e possuem grande potencial de crescimento. “Queremos fomentar o segmento levando em conta três eixos (produção, indústria, mercado) e, por isso, lançamos nesta semana em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, o projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Vamos atender mais de 300 empreendimentos rurais a partir de 2025 e, sem dúvida, impulsionaremos o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”, ressaltou Pedrozo, durante abertura do seminário que reuniu mais de 250 produtores rurais lideranças, técnicos e especialistas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, que também é vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, ressaltou a importância das ações para fortalecer a ovinocaprinocultura no estado. A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou o sucesso das atividades no estado e realçou que, somente na cadeia produtiva de ovinocultura de corte, foram atendidas, de 2016 a 2023, mais de 1.330 propriedades rurais.

CASO DE SUCESSO ATEG OVINOCULTURA

Entre os destaques da programação esteve a apresentação do caso de sucesso dos produtores ATeG Ovinocultura de Corte Orestes Martinelli e Terezinha Martinelli (Ponte Serrada), acompanhados pelo supervisor técnico Fernando da Silveira e pelo técnico de campo Tiago Cazella.

Filho de agricultor, Orestes começou sua carreira em empresas e, após ele a esposa (professora) se aposentarem, investiram em uma nova atividade. Juntos, realizaram o sonho de ter um sítio. “Sempre gostei de trabalhar com animais, por isso investimos em ovelhas, cabritos e bovinocultura de leite”, relatou.

O produtor aceitou entrar em um grupo da ATeG por conhecer o trabalho do Senar/SC. “Foi uma experiência excelente e hoje temos uma renda considerável”, destacou, mencionando que a propriedade abriga 150 ovelhas, além de outras atividades. “Nosso objetivo agora é aumentar para 200 ovelhas e plantar grama perene em uma parte da propriedade”, concluiu o produtor.

PALESTRAS

A programação de palestras iniciou com o consultor Paulo Gregianin que abordou a “Ovinocultura em SC” e seguiu com apresentação do médico veterinário Ricardo Rocha (Rochinha), da Salus Nutrição Animal, sobre “Dicas de nutrição que podem melhorar o desempenho dos rebanhos ovinos”.

Também foram palestrantes o médico veterinário e produtor rural Daniel Barros (Supra) que abordou “O impacto da reprodução no resultado econômico da fazenda” e a zootecnista, professora e pesquisadora da Udesc e Unoesc Xanxerê, Letieri Griebler, que apresentou o projeto “Cooperovinos: produtos cárneos inovadores”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.

FAESC

|

17 de agosto 2026

FAESC alerta produtores sobre o aumento das chuvas e risco de temporais com a intensificação do El Niño Previsão aponta volumes de chuva acima da média entre agosto e outubro, com maior risco de vendavais, enxurradas, inundações e deslizamentos em Santa Catarina

FAESC

|

13 de agosto 2026

Ação já percorreu o equivalente a 8,4 voltas no planeta para manter o campo limpo Em atividade desde o ano 2000, Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos já rodou aproximadamente 338 mil quilômetros, distância equivalente a 8,4 voltas ao planeta.

SENAR

|

12 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem Rural reúne cerca de 170 participantes em São Martinho Iniciativa do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local promoveu exames preventivos, palestras e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida no campo

FAESC

|

12 de agosto 2026

FAESC reforça importância de antecipar a Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026.

SENAR

|

10 de agosto 2026

Projeto Peixe na Escola inclui pescado na merenda escolar Iniciativa inclui treinamentos para que cozinheiras aprendam técnicas de manipulação e preparo de receitas à base de tilápia

FAESC

|

10 de agosto 2026

Crédito para o agro JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

7 de agosto 2026

Mercado de terneiros encerra primeiro semestre de 2026 com valorização de 19% em Santa Catarina Levantamento contabilizou 85 leilões no Estado com preços médios que chegaram a R$ 16,01 por quilo para machos e R$ 15,47 para fêmeas

SENAR

|

6 de agosto 2026

ATeG Pecuária de Corte encerra turma com avanços em produtividade e gestão rural Encontro promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba apresentou resultados técnicos e econômicos alcançados pelas propriedades atendidas

SENAR

|

6 de agosto 2026

Dia de Campo aborda gestão, sanidade e diversificação na pecuária regional Evento realizado na Fazenda Monte Alegre, em Erval Velho, reuniu produtores, técnicos e lideranças para palestras e atividades práticas sobre bovinocultura de corte e de leite

FAESC

|

5 de agosto 2026

Webinar analisa perspectivas globais para os mercados de carnes e leite Evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado será no dia 24 de agosto, às 19 horas