SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores

SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores
FAESC
18 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina conta com um rebanho de 348,1 mil ovinos e aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, envolvendo cerca de 3,8 mil caprinocultores. Os dados, da Epagri/Cepa (2023), foram destacados pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, durante o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) em parceria com os Sindicatos Rurais, ocorreu na sexta-feira (18), no Parque Dr. Valmor Lunardi (Parque da Efapi), em paralelo à EXPOCHAPECÓ 2024.

De acordo com Pedrozo, essas são atividades essenciais para a diversificação agropecuária em Santa Catarina e possuem grande potencial de crescimento. “Queremos fomentar o segmento levando em conta três eixos (produção, indústria, mercado) e, por isso, lançamos nesta semana em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, o projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Vamos atender mais de 300 empreendimentos rurais a partir de 2025 e, sem dúvida, impulsionaremos o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”, ressaltou Pedrozo, durante abertura do seminário que reuniu mais de 250 produtores rurais lideranças, técnicos e especialistas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, que também é vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, ressaltou a importância das ações para fortalecer a ovinocaprinocultura no estado. A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou o sucesso das atividades no estado e realçou que, somente na cadeia produtiva de ovinocultura de corte, foram atendidas, de 2016 a 2023, mais de 1.330 propriedades rurais.

CASO DE SUCESSO ATEG OVINOCULTURA

Entre os destaques da programação esteve a apresentação do caso de sucesso dos produtores ATeG Ovinocultura de Corte Orestes Martinelli e Terezinha Martinelli (Ponte Serrada), acompanhados pelo supervisor técnico Fernando da Silveira e pelo técnico de campo Tiago Cazella.

Filho de agricultor, Orestes começou sua carreira em empresas e, após ele a esposa (professora) se aposentarem, investiram em uma nova atividade. Juntos, realizaram o sonho de ter um sítio. “Sempre gostei de trabalhar com animais, por isso investimos em ovelhas, cabritos e bovinocultura de leite”, relatou.

O produtor aceitou entrar em um grupo da ATeG por conhecer o trabalho do Senar/SC. “Foi uma experiência excelente e hoje temos uma renda considerável”, destacou, mencionando que a propriedade abriga 150 ovelhas, além de outras atividades. “Nosso objetivo agora é aumentar para 200 ovelhas e plantar grama perene em uma parte da propriedade”, concluiu o produtor.

PALESTRAS

A programação de palestras iniciou com o consultor Paulo Gregianin que abordou a “Ovinocultura em SC” e seguiu com apresentação do médico veterinário Ricardo Rocha (Rochinha), da Salus Nutrição Animal, sobre “Dicas de nutrição que podem melhorar o desempenho dos rebanhos ovinos”.

Também foram palestrantes o médico veterinário e produtor rural Daniel Barros (Supra) que abordou “O impacto da reprodução no resultado econômico da fazenda” e a zootecnista, professora e pesquisadora da Udesc e Unoesc Xanxerê, Letieri Griebler, que apresentou o projeto “Cooperovinos: produtos cárneos inovadores”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

25 de maio 2026

CNA divulga cartilha, vídeo e esclarece dúvidas sobre Reforma Tributária Conteúdos ajudam produtor rural a conhecer o tema e a se planejar.

SENAR

|

25 de maio 2026

Jovem de SC vivencia futuro do agro em intercâmbio nacional do SENAR O catarinense Cristiano Bordignon participou do intercâmbio técnico da 6ª edição do programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre os dias 22 e 30 de abril. A missão percorreu os Estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com programação que incluiu visitas técnicas, agendas institucionais e imersão em ambientes de inovação.

SENAR

|

22 de maio 2026

Capacitação em Lages prepara equipes do Saúde no Campo para atuação na Serra Os técnicos do Programa Saúde no Campo da serra catarinense participaram nesta semana de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

22 de maio 2026

Seminário regional de ovinocultura debate ampliação da cadeia produtiva em Palmitos O município de Palmitos, no Oeste catarinense, sediou no último sábado (16) o II Seminário Regional de Ovinocultura, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e a administração municipal. Cerca de 100 pessoas participaram da programação, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos na região.

SENAR

|

21 de maio 2026

SISTEMA FAESC/SENAR/SC destaca evolução da bovinocultura de corte em Seara Produtores rurais, lideranças e autoridades regionais participaram no último dia 15 em Seara da Avaliação de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar/SC, voltado à bovinocultura de corte. O encontro ocorreu no CTG Seara e Pampa, na Linha Vani, e reuniu participantes atendidos pelo serviço no município e na região.

FAESC

|

21 de maio 2026

Lei da Integração completa 10 anos com avanços nas relações entre agroindústrias e produtores integrados em SC Consolidada como um marco para a produção integrada no Brasil, a Lei da Integração completou 10 anos em maio de 2016. A legislação trouxe mais segurança, equilíbrio e transparência às relações comerciais entre agroindústrias e produtores integrados.

SENAR

|

20 de maio 2026

Família de apicultores de Içara conquista Selo ARTE e amplia mercado para todo o Brasil A agroindústria de mel ApisNectar, de Içara, conquistou no último dia 8 de maio o Selo ARTE, certificação federal que reconhece produtos artesanais de origem animal dentro dos padrões sanitários exigidos.

FAESC

|

19 de maio 2026

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, participou, na última semana, do 2º “Planalto Norte em Movimento: Leite e Negócios”, realizado no Centro de Eventos Ivo Moreira, em Monte Castelo.