SC presente na capacitação de instrutores para a 6ª Edição do programa CNA Jovem

SC presente na capacitação de instrutores para a 6ª Edição do programa CNA Jovem
FAESC
17 de Abril de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: FAESC/ SENAR

O Sistema Faesc/Senar participou da terceira turma da capacitação nacional do Programa CNA Jovem, nesta semana (14 e 15/04), em Brasília. A atividade integrou os preparativos para a 6ª edição do programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar em todo o país.

Representaram Santa Catarina a coordenadora do CNA Jovem, Francine Iagher, e os instrutores Erno Menzel e Fernando Schneider. “Nossa participação nessa capacitação nacional reforça o compromisso de Santa Catarina com a formação de novas lideranças no meio rural. Estar presente em um evento dessa relevância, promovido pelo Senar, é fundamental para que possamos seguir firmes no compromisso com a qualificação dos jovens, visando um futuro inovador e sustentável para o agronegócio”, destacou Francine.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a participação dos representantes catarinenses no evento garante que o estado acompanhe de perto as diretrizes da 6ª edição do programa e contribua para garantir a excelência na formação de futuros líderes rurais. “Precisamos de pessoas preparadas para os desafios do campo. Com o CNA Jovem conseguimos identificar, capacitar e incentivar o desenvolvimento de novos líderes, promovendo a continuidade dos negócios rurais com inovação e responsabilidade”.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou a importância dos jovens para representar o Sistema CNA/Senar e contribuir para levar inovação aos produtores rurais. Ele também apontou a sucessão como um dos gargalos do setor. "O CNA Jovem tem muito a ver com isso. Precisamos ter jovens assumindo as empresas e as propriedades. Hoje é mais fácil trazer o jovem para o setor porque o agro, se bem gerenciado e administrado, traz renda e tem atratividade”, afirmou Carrara.

Entre os destaques da programação esteve a apresentação do novo formato do programa, que agora está dividido em fase informativa e seletiva, etapa regional (trilha estadual) com oficinas técnicas e encontros, e a etapa nacional, que acontece em Brasília, com encontros presenciais, imersões e oficinas.

Para contemplar todas as regionais, o Senar promoveu três edições do treinamento. A primeira reuniu representantes de seis estados; a segunda contou com a participação de nove estados e a terceira turma reuniu representantes dez estados.

Santa Catarina foi representada por Fernando Schneider (instrutor), Francine Iagher (Coordenadora estadual CNA Jovem) e Erno Menzel (instrutor). (Foto: Sistema CNA/Senar)

Leia também

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

FAESC

|

12 de novembro 2025

Tribunal de Justiça de Santa Catarina promoverá entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural em Xaxim Uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina brilha com apoio das Entidades sindicais Faesc e Fetaesc no Meio Oeste

FAESC

|

12 de novembro 2025

FAESC é homenageada pela parceria ao longo dos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma das entidades homenageadas pela parceria de 50 anos com a Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, em prol do fortalecimento da agricultura em Santa Catarina.