FAESC
17 de abril 2025
SENAR
17 de abril 2025
O Sistema Faesc/Senar participou da terceira turma da capacitação nacional do Programa CNA Jovem, nesta semana (14 e 15/04), em Brasília. A atividade integrou os preparativos para a 6ª edição do programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar em todo o país.
Representaram Santa Catarina a coordenadora do CNA Jovem, Francine Iagher, e os instrutores Erno Menzel e Fernando Schneider. “Nossa participação nessa capacitação nacional reforça o compromisso de Santa Catarina com a formação de novas lideranças no meio rural. Estar presente em um evento dessa relevância, promovido pelo Senar, é fundamental para que possamos seguir firmes no compromisso com a qualificação dos jovens, visando um futuro inovador e sustentável para o agronegócio”, destacou Francine.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a participação dos representantes catarinenses no evento garante que o estado acompanhe de perto as diretrizes da 6ª edição do programa e contribua para garantir a excelência na formação de futuros líderes rurais. “Precisamos de pessoas preparadas para os desafios do campo. Com o CNA Jovem conseguimos identificar, capacitar e incentivar o desenvolvimento de novos líderes, promovendo a continuidade dos negócios rurais com inovação e responsabilidade”.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou a importância dos jovens para representar o Sistema CNA/Senar e contribuir para levar inovação aos produtores rurais. Ele também apontou a sucessão como um dos gargalos do setor. "O CNA Jovem tem muito a ver com isso. Precisamos ter jovens assumindo as empresas e as propriedades. Hoje é mais fácil trazer o jovem para o setor porque o agro, se bem gerenciado e administrado, traz renda e tem atratividade”, afirmou Carrara.
Entre os destaques da programação esteve a apresentação do novo formato do programa, que agora está dividido em fase informativa e seletiva, etapa regional (trilha estadual) com oficinas técnicas e encontros, e a etapa nacional, que acontece em Brasília, com encontros presenciais, imersões e oficinas.
Para contemplar todas as regionais, o Senar promoveu três edições do treinamento. A primeira reuniu representantes de seis estados; a segunda contou com a participação de nove estados e a terceira turma reuniu representantes dez estados.