Seguro para a atividade agrícola

Seguro para a atividade agrícola
FAESC
11 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma série de variáveis imprevisíveis e incontroláveis ameaça permanentemente a atividade agrícola, sendo o clima a mais inclemente e avassaladora. Países mais desenvolvidos criaram condições de proteção para o setor rural, sendo o seguro uma das estratégias mais eficazes. Em face dessa realidade, o Governo deve criar condições para subsidiar o prêmio (preço pago para que as seguradoras assumam determinados riscos) do seguro rural e reduzir o nível de insegurança e imprevisibilidade da atividade agrícola. Santa Catarina está atrás nesse quesito. No Paraná, por exemplo, assim como em outros estados, o produtor conta com o subsídio Federal de 40% e Estadual de 20% e o produtor paga somente 40% do custo do prêmio.

Mais de 70% dos produtores farão o seguro rural se o Governo pagar parte do prêmio. Essa modalidade de seguro é um instrumento essencial à estabilidade da renda agrícola e, ao mesmo tempo, indutor ao uso de tecnologias modernas de produção.

A ocorrência de sinistros generalizados, como secas e geadas, com efeitos negativos na produção e na qualidade do produto, leva o produtor a dificuldades financeiras insuperáveis, gerando um ciclo vicioso de prorrogações intermináveis dos financiamentos, que comprometem o patrimônio.

A Lei Agrícola (8.171, de 17 de janeiro de 1991) instituiu o seguro rural para cobrir prejuízos decorrentes de sinistros que atinjam bens fixos e semifixos ou semoventes, bem como os danos causados por fenômenos naturais, como pragas e doenças que prejudiquem as plantações.

A Lei Agrícola instituiu o seguro rural porque o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), criado em 1973, não resolveu os problemas vivenciados pelos agricultores com os riscos inerentes à produção rural.

Os países agroexportadores, que competem com o Brasil no mercado internacional, dispõem de um sistema de seguro extremamente desenvolvido, com forte participação governamental.

A experiência internacional – especialmente dos Estados Unidos e da Europa – mostra que, para existir um seguro rural eficiente, é fundamental uma ação conjunta de Governo, seguradoras privadas e representação dos produtores. As modalidades de seguro têm que atender às expectativas dos produtores rurais, que demandam um seguro de valor da produção, conhecido também como seguro de renda, cujo princípio é segurar um valor de produção esperado, que depende tanto da produtividade como dos preços de mercado na comercialização da safra.

Nesse contexto, o seguro para grãos é a garantia necessária para que o produtor possa proteger o resultado do seu trabalho. Os cultivos cobertos pelo seguro agrícola devem incluir algodão, amendoim, arroz irrigado, feijão, milho, soja, aveia, canola, cevada, milho, sorgo, trigo e triticale. A cobertura deve incluir riscos de granizo, geada, excesso de chuvas, ventos fortes, estiagem, incêndio, inundação imprevista e inevitável, tromba d´água e variação excessiva de temperatura.

Com certeza, o Governo do Estado de Santa Catarina, ciente da importância econômica e da dimensão social da agricultura barriga-verde, atenderá essa reivindicação e criará uma consistente política de subsídio ao seguro rural para os produtores rurais catarinenses.

Leia também

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes apresenta resultados do Sindicato Rural de Videira O Sindicato Rural de Videira promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais de 2024. O evento reuniu produtores, lideranças e equipes técnicas para avaliar os resultados do ano e falar sobre as perspectivas para 2025. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado reúne expressivo número de produtores O município de Jacinto Machado sediou, no último fim de semana (29/11), o Seminário de Líderes Rurais com Assembleia Geral Ordinária do Sindicato dos Produtores Rurais do município e região. A iniciativa, realizada com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores rurais e lideranças para apresentação de resultados e troca de experiências.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Irineópolis destaca resultados do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Irineópolis reuniu produtores, lideranças e representantes de instituições parceiras para debater os desafios e as oportunidades do setor agropecuário na região.

FAESC

|

5 de dezembro 2024

FAESC encerra o ano com Seminário de Líderes Rurais e assembleia geral A programação será coordenada pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar discute programação do calendário de eventos agropecuários para 2025 O planejamento do calendário de feiras, leilões e exposições de 2025 foi o foco de dois encontros virtuais realizados nesta semana pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes das empresas leiloeiras e das associações agropecuárias.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Rio Negrinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho promoveu, no fim de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e a Assembleia Geral de 2024. O evento reuniu produtores, lideranças e representantes de instituições parceiras para debater os desafios e as oportunidades do setor agropecuário na região. O encontro reforçou a importância da capacitação, do associativismo e da inovação para consolidar as atividades dos produtores rurais.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Pouso Redondo é realizado com sucesso O Sindicato Rural de Pouso Redondo promoveu, recentemente, o Seminário de Líderes Rurais, que marcou o encerramento das atividades de 2024. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a presença de 180 participantes, entre produtores rurais, lideranças e parceiros. Foi uma oportunidade de destacar os benefícios das ações desenvolvidas ao longo do ano.

FAESC

|

4 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Catanduvas conta com palestra sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial A importância do processo de sucessão nas propriedades rurais para garantir a continuidade dos negócios e a preservação do patrimônio familiar foi o foco da palestra sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial, realizada durante o Seminário de Líderes Rurais promovido, no último fim de semana, pelo Sindicato Rural de Catanduvas. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar.

SENAR

|

3 de dezembro 2024

Comunidades indígenas recebem capacitação para o uso dos Sistemas Agroflorestais O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê e com a FUNAI, duas edições do curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF).

FAESC

|

3 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Seara promove seminário sobre sucessão familiar e empresarial Com esse tema, o Sindicato Rural de Seara, no oeste catarinense, promoveu com o apoio do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), na última sexta-feira (29), um seminário seguido de roda de conversa sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial.

SENAR

|

29 de novembro 2024

Senar/SC promove cursos gratuitos para impulsionar o agro catarinense Com esses propósitos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente capacitações gratuitas com conteúdos atualizados. A partir da próxima segunda-feira (2 de dezembro) serão promovidos 230 cursos gratuitos sobre os mais variados temas em todo o estado.