FAESC
23 de dezembro 2024
A importância do processo de sucessão nas propriedades rurais para garantir a continuidade dos negócios e a preservação do patrimônio familiar foi o foco da palestra sobre Planejamento Sucessório Familiar e Empresarial, realizada durante o Seminário de Líderes Rurais promovido, no último fim de semana, pelo Sindicato Rural de Catanduvas. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar.
O evento reuniu produtores rurais com suas famílias, lideranças e parceiros para conhecerem os resultados do Sindicato neste ano e para compreenderem sobre a organização da sucessão nas propriedades. A abertura foi conduzida pelo presidente do Sindicato Rural de Catanduvas, Diomar Begnini, e contou com a participação do vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, do vice-presidente regional da Faesc, Newton Bedin, do supervisor regional o Senar/SC, Jeam Palavro, do prefeito Dorival Ribeiro dos Santos, do residente da Câmara de Vereadores de Catanduvas, Odair José Gabrielli, e do vice-prefeito Paulo Fuga.
Clemerson Pedrozo destacou, em seu nome e em nome do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, a importância de abordar esse tema, comentou sobre o atual cenário do setor agropecuário e realçou o imprescindível papel do Sindicato Rural de Catanduvas para promover o fortalecimento do setor produtivo. “Estamos participando de Seminários em todas as regiões e é uma satisfação saber que os Sindicatos Rurais têm cumprido muito bem seu papel na promoção da defesa dos interesses do setor agropecuário”.
O presidente do Sindicato Rural de Catanduvas, Diomar Begnini, agradeceu a presença de todos e comentou sobre a relevância da palestra. De acordo com ele, é fundamental fazer um bom planejamento para garantir o futuro dos negócios e, por isso, esse tema foi priorizado no seminário. Ele também comentou sobre as importantes ações desenvolvidas ao longo do ano pela entidade e sobre a importância da parceria com o Sistema Faesc/Senar.
A programação também contou com explanação de Jeam Palavro sobre os resultados das ações do Senar/SC realizadas em parceria com o Sindicato Rural ao longo do ano.
SOBRE A PALESTRA
A palestra foi ministrada pelo desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Raulino Jacó Brüning, que reforçou a importância de dividir os bens familiares ainda em vida e a busca de uma consultoria especializada para o planejamento sucessório familiar.
Segundo ele, a organização do processo sucessório não é apenas uma questão jurídica, mas também uma forma de proteger o patrimônio e fortalecer os laços familiares no decorrer das gerações. “É muito importante dar continuidade nos negócios ainda em vida e preparar alguém da família para a sucessão, mesmo esse processo sendo difícil. Iniciar esta jornada cedo evita conflitos familiares, custos altos e processos demorados. Com sabedoria, podemos ensinar a próxima geração a administrar os negócios, garantindo que o patrimônio familiar continue a crescer e a beneficiar todos”, ressaltou Brüning.
Ele complementou, ainda, que um modelo eficaz de planejamento sucessório é a criação de uma holding rural, modalidade de holding familiar criada com o objetivo específico de organizar, administrar e proteger o patrimônio relacionado às atividades rurais, sendo direcionado para famílias que buscam uma forma eficiente de estruturar a sucessão patrimonial e empresarial, além de otimizar a gestão dos bens rurais.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: