Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores

Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores
FAESC
04 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o objetivo de aproximar os compradores do comércio varejista de alimentos das agroindústrias da marca coletiva Saborense foi realizado, na última sexta-feira (31), uma sessão de negócios, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A metodologia do evento permite que os empresários apresentem seus produtos e/ou serviços em um espaço de tempo determinando, conheçam novas empresas e aumentem sua rede de negócios. Essa iniciativa foi do Sebrae/SC com a organização da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA-SC), proprietária da marca Saborense: sabor catarinense.

De acordo com o presidente da entidade Wolmir de Souza, que comandou a sessão de negócios, participaram representantes dos mais de 60 associados (entre agroindústrias, fornecedores e representantes comerciais) e compradores das maiores redes varejistas de alimentos da região sul do Brasil. “O evento surpreendeu positivamente. Temos certeza que acertamos na estratégia, principalmente, por proporcionar muito networking. Agradecemos a parceria do Sebrae/SC”, analisou.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, recordou que pela parceria de longa data entre as instituições foram viabilizados os seguintes projetos: central de compras, capacitação gerencial, unificação de processos fiscais e tributários, desenvolvimento de uma marca coletiva – Saborense –, e lançamento de uma linha original de 13 produtos de proteína animal durante a Exposuper, em Joinville. “Agora o objetivo foi de demonstrar as características artesanais das receitas passadas de geração e produzidas pelas pequenas indústrias catarinenses”, comentou ao destacar que a ação foi possibilitada pelo Projeto Setorial de Alimentos e Bebidas da Unidade de Chapecó e também do Estado de Santa Catarina.

HISTÓRICO

A ASAA-SC, que depois deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, foi criada em 2016 com sede no município de Concórdia (SC), como projeto-piloto para a criação de uma Central de Compras e uma marca coletiva. O objetivo inicial – que se mantém até hoje – foi centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços e a redução do custo operacional. Além disso, fomentar o ramo agroindustrial, estimular o crescimento de forma cooperada entre os seus associados, beneficiando toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

A integração da rede de pequenas agroindústrias (entre elas, frigoríficos) possibilitou a criação da marca estadual Saborense e ampliou as oportunidades das pequenas empresas por meio de uma padronização de produtos e processos capazes de assegurar qualidade em todas as etapas e no produto final. O que assegura ao consumidor qualidade, disponibilidade de itens e uma característica cultural e familiar que é específica deste segmento. A criação do conceito da marca coletiva teve apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Leia também

FAESC

|

30 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do alho em Curitibanos Curitibanos (SC) sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro, iniciativa do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de levantar dados técnicos e econômicos sobre a produção de alho na região.

FAESC

|

30 de junho 2025

Conseleite divulga valores de referência da matéria-prima do leite de maio e projeção para junho A diretoria do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) esteve reunida, na sexta-feira (27), em encontro on-line para discutir os desafios e perspectivas do setor.

SENAR

|

30 de junho 2025

Antônio Carlos celebra desenvolvimento do turismo rural com apoio do Sistema FAESC/SENAR O município de Antônio Carlos encerrou, no dia 17 de junho, a 7ª turma do Curso de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São José e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

27 de junho 2025

Leilões de Terneiros em Santa Catarina têm balanço positivo com 82 eventos realizados neste ano Com rebanho bem avaliado e negócios aquecidos, a temporada 2025 dos leilões de terneiros em Santa Catarina chegou ao fim.

FAESC

|

26 de junho 2025

Projeto “Plantando para o Futuro” transforma realidade escolar em Bom Retiro A Escola Núcleo Municipal São José acaba de embarcar em uma nova fase do projeto “Plantando para o Futuro Horta Escolar”.

SENAR

|

26 de junho 2025

Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural de Ilhota marcam presença na Expofeira Gaspar Evento contou com palestra técnica sobre tilapicultura e destaque para case de sucesso em Massaranduba

SENAR

|

26 de junho 2025

Cadastros do Programa Saúde Rural avançam em Santa Catarina Os cadastros das famílias que participarão do Programa Saúde Rural avançam no Meio-Oeste de Santa Catarina. A iniciativa, idealizada e coordenada pelo Senar Nacional, é executada no Estado pelo Senar/SC, entidade vinculada à Faesc, em parceria com os Sindicatos Rurais.

FAESC

|

26 de junho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

25 de junho 2025

Webinar da FAESC e Safras & Mercado destaca o cenário e as perspectivas do mercado de fertilizantes “Mercado de Fertilizantes: Panorama, Perspectivas e Estratégias” foi o foco do webinar promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado, na segunda-feira (23). A iniciativa, voltada a produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e profissionais do agronegócio, teve como objetivo apresentar análises atualizadas e projeções estratégicas sobre um dos mais relevantes insumos para a produção agrícola.

FAESC

|

24 de junho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão no dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

20 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro voltado à produção de tomate é promovido com sucesso em Lebon Régis Mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro encerrou com sucesso nesta semana em Santa Catarina.

FAESC

|

20 de junho 2025

Reta final dos leilões de terneiros aponta leve alta nos preços em SC A reta final da temporada de leilões de terneiros em Santa Catarina em 2025 traz os últimos registros de eventos com oferta de animais de desmama.