Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores

Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores
FAESC
04 de Junho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com o objetivo de aproximar os compradores do comércio varejista de alimentos das agroindústrias da marca coletiva Saborense foi realizado, na última sexta-feira (31), uma sessão de negócios, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A metodologia do evento permite que os empresários apresentem seus produtos e/ou serviços em um espaço de tempo determinando, conheçam novas empresas e aumentem sua rede de negócios. Essa iniciativa foi do Sebrae/SC com a organização da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA-SC), proprietária da marca Saborense: sabor catarinense.

De acordo com o presidente da entidade Wolmir de Souza, que comandou a sessão de negócios, participaram representantes dos mais de 60 associados (entre agroindústrias, fornecedores e representantes comerciais) e compradores das maiores redes varejistas de alimentos da região sul do Brasil. “O evento surpreendeu positivamente. Temos certeza que acertamos na estratégia, principalmente, por proporcionar muito networking. Agradecemos a parceria do Sebrae/SC”, analisou.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, recordou que pela parceria de longa data entre as instituições foram viabilizados os seguintes projetos: central de compras, capacitação gerencial, unificação de processos fiscais e tributários, desenvolvimento de uma marca coletiva – Saborense –, e lançamento de uma linha original de 13 produtos de proteína animal durante a Exposuper, em Joinville. “Agora o objetivo foi de demonstrar as características artesanais das receitas passadas de geração e produzidas pelas pequenas indústrias catarinenses”, comentou ao destacar que a ação foi possibilitada pelo Projeto Setorial de Alimentos e Bebidas da Unidade de Chapecó e também do Estado de Santa Catarina.

HISTÓRICO

A ASAA-SC, que depois deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, foi criada em 2016 com sede no município de Concórdia (SC), como projeto-piloto para a criação de uma Central de Compras e uma marca coletiva. O objetivo inicial – que se mantém até hoje – foi centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços e a redução do custo operacional. Além disso, fomentar o ramo agroindustrial, estimular o crescimento de forma cooperada entre os seus associados, beneficiando toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

A integração da rede de pequenas agroindústrias (entre elas, frigoríficos) possibilitou a criação da marca estadual Saborense e ampliou as oportunidades das pequenas empresas por meio de uma padronização de produtos e processos capazes de assegurar qualidade em todas as etapas e no produto final. O que assegura ao consumidor qualidade, disponibilidade de itens e uma característica cultural e familiar que é específica deste segmento. A criação do conceito da marca coletiva teve apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)