Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental

Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental
FAESC
30 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na última semana, por unanimidade, que vale o conceito de “bioma” para a compensação de reserva legal e descartaram o critério de “identidade ecológica”, durante o julgamento de embargos de declaração do Código Florestal (Lei 12.651/2021).

A notícia foi recebida com alívio pelo setor produtivo que considera a decisão sobre compensação de reserva legal em propriedades rurais assertiva por trazer segurança jurídica aos produtores. “O STF mudou o entendimento inicialmente formado na época do julgamento virtual e derrubou este conceito [de identidade ecológica], mantendo a compensação dentro do mesmo bioma, como consta literalmente na lei”, explicou o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz. O relator da matéria foi o ministro Luiz Fux.

O vice-presidente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, destacou que a decisão representa uma conquista importante para o setor agropecuário. “Ao reforçar a validade do conceito de bioma, a medida promove avanços na regularização e facilita ao produtor rural o cumprimento das normas ambientais”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que os produtores rurais catarinenses têm uma responsabilidade vital na preservação do meio ambiente. “Eles dependem diretamente da qualidade dos recursos naturais para garantir a viabilidade de suas atividades econômicas e valorizam medidas de preservação. Essa decisão do STF foi recebida com satisfação, pois traz segurança jurídica, garantindo tranquilidade aos produtores”.

ENTENDA O QUE ACONTECEU

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), ajuizada em março de 2013, questionava o artigo 66 do Novo Código Florestal (Lei 12.551/12) quanto às compensações de reserva legal. A ação defendia que fosse adotado o critério de “identidade ecológica” para essas compensações. Atualmente, proprietários que não possuem reserva legal em suas terras podem compensá-la por meio de iniciativas como a compra de cotas, o arrendamento de áreas de reserva ou o uso de cotas excedentes de reserva de outro imóvel.

Caso fosse adotado o critério de “identidade ecológica”, as áreas utilizadas para fazer compensação de reserva legal precisariam ter características semelhantes (dimensão e vegetação) às da propriedade rural.

No fim de 2023, o julgamento foi iniciado no plenário virtual, com a maioria dos ministros votando pela inconstitucionalidade do critério "bioma". Depois da atuação da CNA e diversas entidades ligadas ao agro, o STF suspendeu a análise no plenário virtual e remeteu o julgamento para o plenário presencial.

A Reserva Legal é o percentual de área na propriedade rural destinado à conservação de vegetação original, biodiversidade, fauna e flora nativas. Pelo Código Florestal, as áreas de reserva legal que devem constar na propriedade são de 80% na Amazônia Legal, 35% em áreas de Cerrado na Amazônia (Cerrado Amazônico) e 20% no restante do país (campos gerais).

*Com informações da CNA

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

FAESC

|

24 de agosto 2026

Programa Saúde no Campo promove nivelamento técnico sobre atenção psicossocial em Erval Velho Técnicos em saúde que atuam na região Meio-Oeste participaram de um nivelamento técnico do Programa Saúde no Campo – Fase II, realizado em Erval Velho. O encontro foi voltado à atualização profissional, à troca de experiências e ao alinhamento das ações desenvolvidas nas propriedades rurais atendidas pelo programa.

FAESC

|

24 de agosto 2026

Levantamento aponta preços dos touros comercializados em Santa Catarina O segundo resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina foi divulgado nesta semana pelo Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acompanha os eventos realizados em diferentes regiões.

FAESC

|

17 de agosto 2026

FAESC alerta produtores sobre o aumento das chuvas e risco de temporais com a intensificação do El Niño Previsão aponta volumes de chuva acima da média entre agosto e outubro, com maior risco de vendavais, enxurradas, inundações e deslizamentos em Santa Catarina

FAESC

|

13 de agosto 2026

Ação já percorreu o equivalente a 8,4 voltas no planeta para manter o campo limpo Em atividade desde o ano 2000, Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos já rodou aproximadamente 338 mil quilômetros, distância equivalente a 8,4 voltas ao planeta.

SENAR

|

12 de agosto 2026

Programa Saúde do Homem Rural reúne cerca de 170 participantes em São Martinho Iniciativa do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local promoveu exames preventivos, palestras e atividades voltadas à saúde e à qualidade de vida no campo

FAESC

|

12 de agosto 2026

FAESC reforça importância de antecipar a Declaração do ITR A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais para o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026.

SENAR

|

10 de agosto 2026

Projeto Peixe na Escola inclui pescado na merenda escolar Iniciativa inclui treinamentos para que cozinheiras aprendam técnicas de manipulação e preparo de receitas à base de tilápia

FAESC

|

10 de agosto 2026

Crédito para o agro JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

7 de agosto 2026

Mercado de terneiros encerra primeiro semestre de 2026 com valorização de 19% em Santa Catarina Levantamento contabilizou 85 leilões no Estado com preços médios que chegaram a R$ 16,01 por quilo para machos e R$ 15,47 para fêmeas

SENAR

|

6 de agosto 2026

ATeG Pecuária de Corte encerra turma com avanços em produtividade e gestão rural Encontro promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba apresentou resultados técnicos e econômicos alcançados pelas propriedades atendidas

SENAR

|

6 de agosto 2026

Dia de Campo aborda gestão, sanidade e diversificação na pecuária regional Evento realizado na Fazenda Monte Alegre, em Erval Velho, reuniu produtores, técnicos e lideranças para palestras e atividades práticas sobre bovinocultura de corte e de leite

FAESC

|

5 de agosto 2026

Webinar analisa perspectivas globais para os mercados de carnes e leite Evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado será no dia 24 de agosto, às 19 horas