Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental

Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental
FAESC
30 de Outubro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na última semana, por unanimidade, que vale o conceito de “bioma” para a compensação de reserva legal e descartaram o critério de “identidade ecológica”, durante o julgamento de embargos de declaração do Código Florestal (Lei 12.651/2021).

A notícia foi recebida com alívio pelo setor produtivo que considera a decisão sobre compensação de reserva legal em propriedades rurais assertiva por trazer segurança jurídica aos produtores. “O STF mudou o entendimento inicialmente formado na época do julgamento virtual e derrubou este conceito [de identidade ecológica], mantendo a compensação dentro do mesmo bioma, como consta literalmente na lei”, explicou o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz. O relator da matéria foi o ministro Luiz Fux.

O vice-presidente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, destacou que a decisão representa uma conquista importante para o setor agropecuário. “Ao reforçar a validade do conceito de bioma, a medida promove avanços na regularização e facilita ao produtor rural o cumprimento das normas ambientais”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que os produtores rurais catarinenses têm uma responsabilidade vital na preservação do meio ambiente. “Eles dependem diretamente da qualidade dos recursos naturais para garantir a viabilidade de suas atividades econômicas e valorizam medidas de preservação. Essa decisão do STF foi recebida com satisfação, pois traz segurança jurídica, garantindo tranquilidade aos produtores”.

ENTENDA O QUE ACONTECEU

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), ajuizada em março de 2013, questionava o artigo 66 do Novo Código Florestal (Lei 12.551/12) quanto às compensações de reserva legal. A ação defendia que fosse adotado o critério de “identidade ecológica” para essas compensações. Atualmente, proprietários que não possuem reserva legal em suas terras podem compensá-la por meio de iniciativas como a compra de cotas, o arrendamento de áreas de reserva ou o uso de cotas excedentes de reserva de outro imóvel.

Caso fosse adotado o critério de “identidade ecológica”, as áreas utilizadas para fazer compensação de reserva legal precisariam ter características semelhantes (dimensão e vegetação) às da propriedade rural.

No fim de 2023, o julgamento foi iniciado no plenário virtual, com a maioria dos ministros votando pela inconstitucionalidade do critério "bioma". Depois da atuação da CNA e diversas entidades ligadas ao agro, o STF suspendeu a análise no plenário virtual e remeteu o julgamento para o plenário presencial.

A Reserva Legal é o percentual de área na propriedade rural destinado à conservação de vegetação original, biodiversidade, fauna e flora nativas. Pelo Código Florestal, as áreas de reserva legal que devem constar na propriedade são de 80% na Amazônia Legal, 35% em áreas de Cerrado na Amazônia (Cerrado Amazônico) e 20% no restante do país (campos gerais).

*Com informações da CNA

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/.

Leia também

SENAR

|

7 de novembro 2024

Produtores de Joaçaba e região celebram os resultados de dois anos da Assistência Técnica e Gerencial O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural, contou com a participação dos produtores rurais e lideranças da região.

SENAR

|

7 de novembro 2024

Piscicultura conquista resultados expressivos com a Assistência Técnica e Gerencial A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local.

FAESC

|

6 de novembro 2024

Nesta quinta e sexta-feira, dias 07 e 08: Faesc promove o 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais O evento tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

SENAR

|

31 de outubro 2024

Curso aborda “Produção de Abelha Rainha” em São José do Cerrito A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Cerrito. 

FAESC

|

31 de outubro 2024

Sistema Faesc/Senar é parceiro do AgTech day Iniciativa, da Vertical AgTech da ACATE, abre a oportunidade para que pesquisadores vinculados a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores apresentem suas soluções para o segmento do agronegócio

SENAR

|

31 de outubro 2024

Senar/SC alinha atividades do projeto Aquicultura Brasil A iniciativa é do Senar em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e integra o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (ProAqui).

FAESC

|

31 de outubro 2024

“Brasil se notabiliza pelas exportações de proteína animal”, diz especialista durante webinar da FAESC e Safras & Mercado O evento fez parte do cronograma mensal que contempla palestras gratuitas com informações de mercado que impactam os principais segmentos do agronegócio catarinense.

FAESC

|

30 de outubro 2024

Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental A notícia foi recebida com alívio pelo setor produtivo que considera a decisão sobre compensação de reserva legal em propriedades rurais assertiva por trazer segurança jurídica aos produtores.

FAESC

|

30 de outubro 2024

Videoconferência apresenta levantamento e monitoramento dos preços municipais de terras A iniciativa contou com a parceria da EPAGRI/CEPA e reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

29 de outubro 2024

Formada a primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio de Paulo Lopes A formação, da rede e-Tec Brasil, é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Florianópolis.

SENAR

|

25 de outubro 2024

Programa Saúde da Mulher reúne mais de 230 participantes em Meleiro Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Meleiro João Alexandre Saccon, a secretária municipal de saúde Cristiane F. Scarpari, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças.

SENAR

|

25 de outubro 2024

Projeto “Plantando para o Futuro” do Sistema FAESC/SENAR conquista reconhecimento dos estudantes catarinenses A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, tem gerado impacto positivo nas instituições de ensino participantes.