SENAR
15 de abril 2025
FAESC
15 de abril 2025
SENAR
15 de abril 2025
As mulheres atuam com excelência, força, liderança, competência e sensibilidade em todos os setores da economia. No campo, onde tem início a cadeia produtiva do agronegócio, não é diferente. Impulsionadas pelo acesso à informação, à tecnologia e, sobretudo, à qualificação e formação profissional, elas vêm conquistando cada vez mais espaços em atividades antes predominantemente dominadas pelos homens.
O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais têm desempenhado papel fundamental nesse processo ao incentivar e promover ações que valorizam e capacitam as mulheres do campo. Treinamentos, eventos e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) são realizados continuamente para oferecer novas oportunidades de atuação nas propriedades rurais.
Um dos mais recentes treinamentos destinados ao público feminino foi o de Inclusão Digital Rural – Informática Básica para Mulheres, realizado no município de São José do Cedro (SC). A capacitação, ministrada pela prestadora de serviços em instrutoria do Senar/SC, Suzana Bariviera, teve carga horária de 16 horas.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que auxiliar as mulheres do meio rural a aumentar sua participação, tanto na gestão das propriedades, quanto nas atividades operacionais, é uma das prioridades do Sistema Faesc/Senar. “Com qualificação profissional, o campo se torna um ambiente mais justo, inclusivo e preparado para os desafios do futuro. Queremos garantir acesso ao conhecimento para que as mulheres possam participar das tomadas de decisões, administrar propriedades, gerar renda e contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário”.
Representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, ressalta que esse foi mais um treinamento bem-sucedido. “Os relatos das participantes, mostram que a iniciativa marcou um passo importante para a autonomia e melhores tomadas de decisões. Capacitar mulheres produtoras rurais é uma iniciativa que transforma e potencializa o desenvolvimento do meio rural. Com oportunidades de conhecimento, as mulheres passam a ter mais confiança para desenvolver atividades, tanto operacionais quanto de gestão”.
Confira a seguir alguns relatos das participantes do Treinamento de Inclusão Digital!