Setor produtivo ganha força com treinamentos específicos para mulheres

Setor produtivo ganha força com treinamentos específicos para mulheres
FAESC
10 de Abril de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

As mulheres atuam com excelência, força, liderança, competência e sensibilidade em todos os setores da economia. No campo, onde tem início a cadeia produtiva do agronegócio, não é diferente. Impulsionadas pelo acesso à informação, à tecnologia e, sobretudo, à qualificação e formação profissional, elas vêm conquistando cada vez mais espaços em atividades antes predominantemente dominadas pelos homens.

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais têm desempenhado papel fundamental nesse processo ao incentivar e promover ações que valorizam e capacitam as mulheres do campo. Treinamentos, eventos e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) são realizados continuamente para oferecer novas oportunidades de atuação nas propriedades rurais.

Um dos mais recentes treinamentos destinados ao público feminino foi o de Inclusão Digital Rural – Informática Básica para Mulheres, realizado no município de São José do Cedro (SC). A capacitação, ministrada pela prestadora de serviços em instrutoria do Senar/SC, Suzana Bariviera, teve carga horária de 16 horas.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que auxiliar as mulheres do meio rural a aumentar sua participação, tanto na gestão das propriedades, quanto nas atividades operacionais, é uma das prioridades do Sistema Faesc/Senar. “Com qualificação profissional, o campo se torna um ambiente mais justo, inclusivo e preparado para os desafios do futuro. Queremos garantir acesso ao conhecimento para que as mulheres possam participar das tomadas de decisões, administrar propriedades, gerar renda e contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário”.

Representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, ressalta que esse foi mais um treinamento bem-sucedido. “Os relatos das participantes, mostram que a iniciativa marcou um passo importante para a autonomia e melhores tomadas de decisões. Capacitar mulheres produtoras rurais é uma iniciativa que transforma e potencializa o desenvolvimento do meio rural. Com oportunidades de conhecimento, as mulheres passam a ter mais confiança para desenvolver atividades, tanto operacionais quanto de gestão”.

Confira a seguir alguns relatos das participantes do Treinamento de Inclusão Digital!

  • “Aconselho todas as mulheres a participarem dos cursos do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais. Aprendi muito e dei um salto na minha vida. Por isso, recomendo às mulheres para que façam, não só esse curso, mas também outros, de áreas que sejam do seu interesse. Isso é fundamental para conquistarmos nossa independência." Inez de Almeida Mendez
  • "O curso me ajudou muito! Logo no início consegui verificar que a internet da minha casa não estava entregando a velocidade de acordo com o que havia contratado. Com o que aprendi, consegui identificar isso, solicitei o ajuste e a empresa foi até minha casa aumentar a velocidade." Neli Aparecida Araujo
  • “Para mim, foi muito importante participar desse curso. Uma das coisas que aprendi foi sobre o uso do celular. Eu achava que teria que me desfazer do meu aparelho, mas descobri que existem formas de limpá-lo e otimizar o uso, fazendo com que ele viva mais tempo." Clarice Maria Knob
  • "É um orgulho participar de um curso como esse! É algo muito importante para nós, para a nossa vida, nossa família e para a sociedade. Vivemos em um mundo que evolui muito rápido e precisamos acompanhar toda essa evolução." Loreni Cassuli
  • “Aprendi muito com o treinamento! Já tenho 63 anos e estou muito feliz com essa oportunidade. Gostaria de indicar para outras mulheres a participarem dessa e de outras capacitações também”. Loreci Zanatta
  • "É com satisfação que encerramos o curso de Inclusão Digital Rural para mulheres, realizado, em São José do Cedro, com a participação de 11 alunas. Convidamos todas as mulheres do agro da região a procurarem o Sindicato dos Produtores Rurais e conhecerem a variedade de cursos que o Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato, oferece gratuitamente. Nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o agronegócio." Denise Ody Both, secretária do Sindicato dos Produtores Rurais de São José do Cedro, Princesa e Guarujá do Sul.

Leia também

SENAR

|

16 de setembro 2025

Dia de Campo em Pinhalzinho destaca importância de investir em forragens de inverno Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Oficina Técnica destaca estratégias para fortalecer a bovinocultura de corte em Rancho Queimado O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio.

SENAR

|

16 de setembro 2025

Visita Técnica do Programa Novos Caminhos no Sítio Balbinot promove conhecimento e troca de experiências Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Sítio Balbinot, em Guaraciaba.

SENAR

|

16 de setembro 2025

FAESC

|

15 de setembro 2025

Produtor, a UDESC quer sua opinião para fortalecer o futuro da pecuária catarinense A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está executando o projeto “Análise e estruturação da produção de bovinos inclusos no programa Novilho Precoce de Santa Catarina”, desenvolvido no âmbito do Programa Agroinovação SC II – EDITAL FAPESC Nº 30/2022.

SENAR

|

15 de setembro 2025

Santa Catarina preparada para a formação técnica do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Uma comitiva formada por representantes do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e dos polos dos cursos técnicos da Rede e-Tec em Santa Catarina participou, nos dias 10 e 11 de setembro, do Workshop de Formação Técnica Senar 2025, realizado em São Paulo.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove palestra sobre Reforma Tributária no Agro O Sistema Faesc/Senar promoverá no dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

FAESC

|

15 de setembro 2025

Divulgado o 5º resultado parcial dos leilões de touros em Santa Catarina Os eventos agropecuários em Santa Catarina estão em plena expansão e consolidam o Estado como referência em genética, manejo, sanidade e qualidade avançada na pecuária.

SENAR

|

12 de setembro 2025

Dia de Campo aborda cultivares de inverno para a pecuária em Treze Tílias Um Dia de Campo dedicado aos cultivares de inverno reuniu, recentemente, produtores rurais do Meio-Oeste, em Treze Tílias, para conhecer diversas opções de aveias, trigos, azevéns, além de misturas de cobertura com plantas e serviços.

SENAR

|

11 de setembro 2025

Oficina Técnica fortalece cadeia produtiva da apicultura em São Lourenço do Oeste A propriedade de Fernanda Reck e família, na Linha São Paulinho, em São Lourenço do Oeste (SC), sediou recentemente uma Oficina Técnica na área de Apicultura.

FAESC

|

10 de setembro 2025

Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte fortalece integração sindical A Fazenda Brasil Florestal, em Itaiópolis, sediou o Seminário de Líderes Rurais do Planalto Norte, que reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais da região, além de outras lideranças, técnicos e parceiros.

FAESC

|

9 de setembro 2025

Sindicato Rural de Alfredo Wagner apresenta os avanços do turismo local ao Sistema FAESC/SENAR Representantes do Sindicato Rural de Alfredo Wagner estiveram na última semana na sede do Sistema Faesc/Senar para apresentar ao presidente José Zeferino Pedrozo os avanços alcançados no turismo do município.