SISTEMA CNA/SENAR PROMOVE AÇÃO PARA RECONSTRUIR O AGRO NO RIO GRANDE DO SUL

SISTEMA CNA/SENAR PROMOVE AÇÃO PARA RECONSTRUIR O AGRO NO RIO GRANDE DO SUL
FAESC
24 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vai promover uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Rio Grande do Sul, afetada pela tragédia das enchentes, e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.

A iniciativa denominada SuperAção Rio Grande do Sul vai mobilizar as Federações de Agricultura e Pecuária nos Estados, contará com recursos financeiros de R$ 100 milhões e incluirá profissionais do Senar de outras regiões do país.

Cerca de 300 técnicos de campo e instrutores do Senar de vários Estados, com expertise no atendimento de campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas, atuarão diretamente no Rio Grande do Sul realizando o diagnóstico da situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.

“Montamos um Comitê Central para orientar a realização dos trabalhos na ponta. Precisamos ajudar os produtores rurais. Temos conhecimento técnico e experiência de atuação em outras situações de catástrofes. Vamos fazer a coisa acontecer. Não podemos deixar os produtores, não podemos deixar o Estado passar por mais sofrimento ainda, além de tudo que já estão enfrentando”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

A comitiva nacional irá se somar à equipe de técnicos e profissionais do Senar-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) que já estão atuando no atendimento aos produtores rurais.

A tragédia no Rio Grande do Sul atingiu diversas culturas com perdas que afetaram pequenas, médias e grandes produções. A equipe do Senar vai ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.

“Estaremos no Rio Grande do Sul com maior abrangência, desenvolvendo um plano de ação por propriedade. O Sistema CNA/Senar tem expertise e conhecimento porque já atuou para ajudar produtores afetados por tragédias a voltarem a produzir e escoarem os alimentos, como ocorreu no projeto SuperAção Brumadinho. Na época, uma série de ações foram realizadas para a população rural impactada pelo rompimento de uma barragem na região”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

As regiões que receberão os atendimentos no Sul estão sendo mapeadas. A assistência do Senar não se limitará àqueles produtores que hoje recebem algum tipo de atendimento da entidade. O objetivo é atuar em regiões específicas com grupos que tenham tido produções de alimentos afetadas em todos os níveis.

“Estamos recebendo a solidariedade de todo o Brasil e não seria diferente com os produtores rurais, por meio da sua Confederação, com o presidente da CNA e com o Senar levando essa ajuda ao produtor rural”, afirmou o presidente da FARSUL, Gedeão Pereira.

O presidente da CNA, João Martins, já havia anunciado, no início da tragédia, uma doação do Sistema de R$ 2 milhões para o Estado.

SANTA CATARINA PRESENTE

Em Santa Catarina, a FAESC mobilizou os Sindicatos Rurais e os produtores em campanhas para auxiliar os habitantes do Rio Grande do Sul. Já foram envidas cargas de leite longa vida e de maçã, dois alimentos para consumo imediato que não necessitam de preparo. A preocupação com a nutrição dos 12 milhões de bovinos motivou uma campanha para envio de alimentos ao rebanho sul-rio-grandense, razão pela qual foram encaminhadas cerca de 40 cargas de feno, pré-secado e ração para o gado. Essa campanha tem o apoio, além do sistema sindical patronal rural, de transportadores, criadores, empresários e doadores.

O presidente da FAESC e 1º vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, observa que a proximidade de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e os laços históricos, culturais e econômicos que ligam as duas unidades da União são fatores que fortalecem ainda mais o sentimento de solidariedade entre catarinenses e gaúchos.

Leia também

FAESC

|

21 de junho 2024

Sistema FAESC/SENAR promove reunião virtual sobre FGTS Digital O evento será direcionado às equipes de Sindicatos Rurais, produtores rurais e demais interessados.

SENAR

|

20 de junho 2024

Evento mobiliza produtores de ovinocultura de corte em Palmitos O objetivo foi apresentar a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, expor o cronograma de trabalho, apresentar o técnico que fará o atendimento (Cassio Lopes) e demonstrar as diretrizes da ATeG.

FAESC

|

19 de junho 2024

Investimento na melhoria genética proporciona evolução na cadeia láctea Apresentar os resultados obtidos com o melhoramento genético na bovinocultura leiteira. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Aurora Coop promovem nesta quinta-feira (20), uma missão técnica com visita em duas empresas rurais na região oeste catarinense. As ações de aprimoramento da cadeia láctea fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo, que oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a gestão do empreendimento, a avaliação de oportunidades e a inserção de inovações.

SENAR

|

19 de junho 2024

Processo seletivo para os cursos da rede e-Tec Brasil segue até 2 de julho Santa Catarina oferece vagas para os cursos gratuitos em cinco polos

FAESC

|

19 de junho 2024

Faesc quer aprimorar e ampliar o seguro para a atividade agrícola Seguro rural com ampla cobertura e custo acessível é uma antiga reivindicação do setor primário da economia brasileira e está na pauta do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) José Zeferino Pedrozo.

FAESC

|

17 de junho 2024

Levantados custos de produção de grãos em Campos Novos Campos Novos sediou o segundo painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina, nessa quarta-feira (12), para o levantamento dos custos de produção de grãos (soja, milho 1ª safra e trigo). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais.

SENAR

|

17 de junho 2024

Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

FAESC

|

17 de junho 2024

Terceiro painel do Campo Futuro em SC levanta custos de produção de grãos em Araranguá A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Araranguá, promoveu nessa quinta-feira (13) o terceiro painel do Projeto Campo Futuro 2024 em Santa Catarina. O objetivo foi levantar os custos de produção de grãos, com foco para o arroz. A programação no estado segue até agosto e envolverá seis cadeias produtivas em oito municípios.

SENAR

|

17 de junho 2024

Oficina ATeG em Itainópolis apresenta técnicas e manejos para apicultura no outono-inverno Reunir apicultores e compartilhar novas técnicas e manejos de outono e inverno para manter e melhorar as colmeias durante essa época do ano. Com esse objetivo o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado) e o Sindicato Rural de Itaiópolis, promoveram a Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a apicultura.

FAESC

|

14 de junho 2024

FAESC apoia pedido da CNA para rejeição da MP do Equilíbrio Fiscal para o agro A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores rurais para que confiram a nota técnica, divulgada nesta quinta-feira (6), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o impacto da Medida Provisória 1.227/2024 para o agro e o produtor rural. A medida modifica a legislação tributária federal e, entre outros pontos, limita a compensação de crédito de PIS/Cofins.

FAESC

|

12 de junho 2024

Equipes dos Sindicatos Rurais aperfeiçoam conhecimentos em encontros virtuais Os dois primeiros encontros reuniram profissionais do oeste, meio-oeste e extremo-oeste, bem como do sul e da serra. O último aconteceu contou com representantes do vale do Itajaí e planalto norte.

FAESC

|

11 de junho 2024

Seguro para a atividade agrícola JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)