SISTEMA CNA/SENAR PROMOVE AÇÃO PARA RECONSTRUIR O AGRO NO RIO GRANDE DO SUL

SISTEMA CNA/SENAR PROMOVE AÇÃO PARA RECONSTRUIR O AGRO NO RIO GRANDE DO SUL
FAESC
24 de Maio de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vai promover uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Rio Grande do Sul, afetada pela tragédia das enchentes, e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.

A iniciativa denominada SuperAção Rio Grande do Sul vai mobilizar as Federações de Agricultura e Pecuária nos Estados, contará com recursos financeiros de R$ 100 milhões e incluirá profissionais do Senar de outras regiões do país.

Cerca de 300 técnicos de campo e instrutores do Senar de vários Estados, com expertise no atendimento de campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas, atuarão diretamente no Rio Grande do Sul realizando o diagnóstico da situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.

“Montamos um Comitê Central para orientar a realização dos trabalhos na ponta. Precisamos ajudar os produtores rurais. Temos conhecimento técnico e experiência de atuação em outras situações de catástrofes. Vamos fazer a coisa acontecer. Não podemos deixar os produtores, não podemos deixar o Estado passar por mais sofrimento ainda, além de tudo que já estão enfrentando”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

A comitiva nacional irá se somar à equipe de técnicos e profissionais do Senar-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) que já estão atuando no atendimento aos produtores rurais.

A tragédia no Rio Grande do Sul atingiu diversas culturas com perdas que afetaram pequenas, médias e grandes produções. A equipe do Senar vai ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.

“Estaremos no Rio Grande do Sul com maior abrangência, desenvolvendo um plano de ação por propriedade. O Sistema CNA/Senar tem expertise e conhecimento porque já atuou para ajudar produtores afetados por tragédias a voltarem a produzir e escoarem os alimentos, como ocorreu no projeto SuperAção Brumadinho. Na época, uma série de ações foram realizadas para a população rural impactada pelo rompimento de uma barragem na região”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

As regiões que receberão os atendimentos no Sul estão sendo mapeadas. A assistência do Senar não se limitará àqueles produtores que hoje recebem algum tipo de atendimento da entidade. O objetivo é atuar em regiões específicas com grupos que tenham tido produções de alimentos afetadas em todos os níveis.

“Estamos recebendo a solidariedade de todo o Brasil e não seria diferente com os produtores rurais, por meio da sua Confederação, com o presidente da CNA e com o Senar levando essa ajuda ao produtor rural”, afirmou o presidente da FARSUL, Gedeão Pereira.

O presidente da CNA, João Martins, já havia anunciado, no início da tragédia, uma doação do Sistema de R$ 2 milhões para o Estado.

SANTA CATARINA PRESENTE

Em Santa Catarina, a FAESC mobilizou os Sindicatos Rurais e os produtores em campanhas para auxiliar os habitantes do Rio Grande do Sul. Já foram envidas cargas de leite longa vida e de maçã, dois alimentos para consumo imediato que não necessitam de preparo. A preocupação com a nutrição dos 12 milhões de bovinos motivou uma campanha para envio de alimentos ao rebanho sul-rio-grandense, razão pela qual foram encaminhadas cerca de 40 cargas de feno, pré-secado e ração para o gado. Essa campanha tem o apoio, além do sistema sindical patronal rural, de transportadores, criadores, empresários e doadores.

O presidente da FAESC e 1º vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, observa que a proximidade de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e os laços históricos, culturais e econômicos que ligam as duas unidades da União são fatores que fortalecem ainda mais o sentimento de solidariedade entre catarinenses e gaúchos.

Leia também

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.