Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS

Sistema FAESC/SENAR apoia novas entregas de alimentos para animais ao RS
FAESC
08 de Julho de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O agronegócio catarinense segue unido para aliviar o sofrimento das pessoas e animais afetados pelas enchentes que devastaram vários municípios do Rio Grande do Sul. Desde maio, 28 carretas com feno e pré-secado seguiram ao estado gaúcho para nutrir o rebanho. A iniciativa faz parte de uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que mobilizou os 92 Sindicatos Rurais catarinenses para diminuir o sofrimento animal e impedir o agravamento da crise que afeta o estado.

“O engajamento dos Sindicatos Rurais oportunizou obter volume expressivo de recursos para o pagamento do frete aos transportadores responsáveis por entregar o feno e demais materiais doados pelos catarinenses aos produtores do Rio Grande do Sul”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Na última semana, a segunda carreta carregada com pré-secado, organizada pelos produtores do extremo-oeste catarinense, saiu com destino ao Sindicato Rural de Soledade que encaminhará os itens aos locais mais necessitados. A carga contempla 44 bolas de pré-secado para alimentar bois, vacas e cavalos afetados pela tragédia climática.

O supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Fernando Schneider, e a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, estiveram no local no momento da saída da carreta e destacaram o envolvimento do setor produtivo na ação. “Em conversa com os produtores, eles afirmam que a previsão é doar mais duas cargas com a mesma proporção de bolas”, frisa Fernando.

Dos municípios de Itaiópolis, Três Barras e Canoinhas, no norte, cinco carretas transportaram 191 bolas de pré-secado, 50 sacos de silagem e dois sacos de ração. Uma camionete levou medicamentos (soros glicosados, soros cálcio, antitóxicos, 50 soros polivitamínicos, 50 litros de alcalino para ordenha, 50 litros de pós-dipping e roupas). Os itens foram destinados aos municípios de Arroio do Meio e Travesseiro.

De acordo com a supervisora técnica da ATeG no norte, Taiane Plautz Pscheidt, os pré-secados foram entregues ao produtor rural Mathias Henz, que organizou a distribuição para outros 12 produtores. Ela afirma, ainda, que quatro cargas de bolas de pré-secado foram doadas por produtores de Itaiópolis e Três Barras e o quinto carregamento foi cedido pelo público rural de Irineópolis, Porto União e Canoinhas. Os medicamentos e os produtos para ordenha foram adquiridos com doações em dinheiro de produtores de Mafra, São Bento do Sul, Campo Alegre e Joinville.

O movimento tem o apoio dos supervisores regionais do Senar/SC e equipes técnicas do Programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) que, ao lado dos Sindicatos Rurais, buscam doações de alimentos para o gado bovino junto aos produtores rurais. Os caminhões são disponibilizados por empresários parceiros e o custo do transporte é coberto com o aporte de dinheiro dos próprios Sindicatos Rurais de SC.

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacam o engajamento de toda a equipe técnica do programa nas ações de apoio ao Rio Grande do Sul. Os produtores que tiverem interesse em ajudar podem entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região ou com as equipes do Sistema Faesc/Senar e ATeG.

Além das doações para os animais, a Faesc enviou ao RS carretas carregadas com leite longa vida e maçãs – “dois alimentos para consumo imediato que não exigem preparo prévio”.

Leia também

FAESC

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte avalia resultados da estação de monta 23/24 O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte, no Parque de Exposições Leônidas Rupp.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

SENAR

|

18 de julho 2024

Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista ⁠As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.

SENAR

|

18 de julho 2024

Sistema Faesc/Senar reforça compromisso com o desenvolvimento da piscicultura e maricultura O Sistema Faesc/Senar foi apoiador e marcou presença na segunda edição da ExpoMAR – Pesca, Maricultura & Logística. A participação da entidade na feira, realizada na última semana (9 a 11 de julho), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da piscicultura e maricultura.

SENAR

|

18 de julho 2024

Seminário Regional reúne produtores da ATeG Bovinocultura de Leite em Mafra A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, com a parceria dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Joinville, Itaiópolis e Papanduva.

SENAR

|

16 de julho 2024

Alunos do novo Polo do Senar Santa Catarina encerram semestre com visita em Viveiro Florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, no novo Polo do Sistema Faesc/Senar situado em Santa Cecília, na serra catarinense, encerrou o semestre com êxito. Entre as atividades que marcaram esses primeiros meses de aula esteve a recente visita técnica ao Viveiro Florestal Duffatto, localizado em Monte Castelo. Essa jornada imersiva foi essencial para o aprendizado na prática dos conceitos aprendidos na disciplina de Fundamentos do Agronegócio.

FAESC

|

16 de julho 2024

FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista são destaques em evento promovido pelo Sistema Faesc/Senar A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC).

SENAR

|

16 de julho 2024

Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos apresenta balanço positivo das atividades O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos promoveu, recentemente, Assembleia Ordinária, reunindo associados para discutir as atividades e apresentar o exercício financeiro do ano de 2023. O evento representou uma oportunidade importante para a prestação de contas e o diálogo transparente com o setor produtivo.

FAESC

|

16 de julho 2024

Sindicato Rural de Canoinhas demonstra consolidação das atividades durante Seminário de Líderes A explanação ocorreu durante recente Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral Ordinária da entidade sindical, na sede da Assemca, no Bairro Alto das Palmeiras.

FAESC

|

12 de julho 2024

FAESC reforça aos produtores para que confiram nota técnica do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgada pela CNA A nota técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisa o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025, divulgado no dia 3 de julho de 2024, pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

SENAR

|

12 de julho 2024

Oficina Técnica aborda manejo e criação de bezerras em Papanduva O evento contou com a participação de 40 produtores e as atividades foram realizadas na propriedade do produtor Luiz Octávio Pechebelo.

FAESC

|

12 de julho 2024

Faculdade CNA com inscrições abertas até o dia 7 de agosto Santa Catarina conta com polos em Braço do Norte, São Miguel do Oeste, São Joaquim e Seara