Sistema Faesc/Senar lança calendário de eventos agropecuários 2025

Sistema Faesc/Senar lança calendário de eventos agropecuários 2025
FAESC
07 de Fevereiro de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O calendário de feiras e exposições agropecuárias 2025, elaborado pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com os Sindicatos Rurais e com o apoio do Governo do Estado, promete movimentar o agronegócio catarinense. A extensa programação prevê 235 feiras e exposições em todas as regiões do Estado.

A versão digital completa já está disponível no site da Faesc (https://sistemafaesc.com.br/), e a programação mensal poderá ser acompanhada nas redes sociais do Sistema Faesc/Senar.

Além da parceria do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais filiados, os eventos terão o apoio de associações, de empresas leiloeiras, das Secretarias de Estado da Agricultura (SAR) e da Pesca (SAQ) de Santa Catarina, bem como da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca o expressivo crescimento dos eventos agropecuários promovidos com o apoio do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos no Estado. Em 2018, as feiras e exposições contabilizaram 101 eventos. Desde então, esse número só aumentou: 107 em 2019; 110 em 2020; 118 em 2021; 161 em 2022; 189 em 2023 e 208 em 2024.

De acordo com Pedrozo, todo esse crescimento confirma a qualidade da produção catarinense. “Neste ano, teremos 235 feiras e exposições que impulsionarão ainda mais o comércio de animais, vegetais, produtos e subprodutos do Estado. Além disso, a programação fortalece as tradições regionais, estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre as comunidades rurais e urbanas”, complementa.

O calendário também é uma ferramenta estratégica para destacar a excelência da produção agropecuária catarinense. Pedrozo ressalta a relevância de Santa Catarina como um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, com diferenciais em sanidade animal, produtividade e defesa agropecuária. Ele ressalta, ainda, a importância da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos na modernização, na gestão e no aumento da produtividade e renda dos produtores.

O vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza, reforça que a presença de animais de alta qualidade amplia as oportunidades de negócios nas feiras. “Nosso objetivo é auxiliar os produtores rurais a elevarem a qualidade dos animais e ajudá-los a obter melhores resultados econômicos. As feiras são uma excelente oportunidade para o produtor valorizar sua produção e agregar valor ao processo de comercialização”, conclui.

Leia também

SENAR

|

2 de abril 2026

Municípios do Oeste conhecem o Programa Saúde no Campo O Programa Saúde no Campo foi apresentado recentemente a representantes de oito municípios do Oeste de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2026

FAESC e CNA querem redução de impostos sobre o Diesel em SC A guerra no Oriente Médio desestabilizou as cadeias globais de suprimento de petróleo e provocou uma forte alta nos preços de seus derivados — um cenário que impacta diretamente a agricultura brasileira.

FAESC

|

2 de abril 2026

Entidades do setor produtivo alertam para impactos da nova regra do Prodes e trabalham para mudar os efeitos da resolução A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifesta preocupação com o Programa de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes) e seus efeitos para os produtores rurais.

FAESC

|

30 de março 2026

Atenção setor produtivo: CAR ficará indisponível de 6 a 25 de abril O sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Santa Catarina ficará indisponível entre os dias 6 e 25 de abril. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), a pausa ocorre devido à migração para o SICAR 2.0, versão atualizada que ampliará a agilidade e a integração de dados.

FAESC

|

30 de março 2026

Faesc apoia pesquisa sobre a presença de javalis nas zonas rurais Desde 2010 uma praga infesta a maioria dos municípios de Santa Catarina: o javali. Uma crescente e descontrolada população desses animais está atacando propriedades rurais e destruindo plantações em todas as regiões catarinenses e, notadamente, na serra e no meio oeste, causando pesadas perdas aos produtores e criadores.

FAESC

|

30 de março 2026

A redução da jornada e seus impactos As discussões em torno da redução da jornada de trabalho no Brasil, especialmente no modelo 6x1 com diminuição da carga semanal de 44 para 40 ou para 36 horas, têm gerado apreensão em todos os setores produtivos.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC reforça importância do debate estratégico sobre o agro, durante Fórum Momento Agro em Chapecó O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, participou na manhã desta quarta-feira (18) do Fórum Momento Agro – do campo ao mercado, com inovação e sustentabilidade, realizado nesta quarta-feira (18), no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó.

FAESC

|

27 de março 2026

FAESC celebra 78 anos e investe na modernização de sua estrutura A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) atua de forma intensa para impulsionar o desenvolvimento e construir um futuro promissor para o campo catarinense.

FAESC

|

27 de março 2026

Terceiro resultado parcial de leilões aponta alta nos preços de terneiros em SC O Grupo de Melhoramento Genético (GMG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, nesta semana, o terceiro resultado parcial dos leilões de terneiros de 2026.

SENAR

|

26 de março 2026

Programa Saúde no Campo é apresentado a municípios do Sul catarinense Com a presença de representantes dos municípios de Nova Veneza, Morro da Fumaça, Treviso e Siderópolis, foi realizada uma reunião para a apresentação do Programa Saúde no Campo.

FAESC

|

25 de março 2026

CCJ aprova projeto relatado por Carol De Toni que incentiva uso de máquinas elétricas no campo Proposta cria política nacional para modernização do agro, com mais eficiência, inovação e redução de custos para o produtor

SENAR

|

25 de março 2026

Sistema Faesc/Senar/SC programa mais de 500 treinamentos para abril em todas as regiões do Estado O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), programou 515 treinamentos para o mês de abril em todas as regiões do Estado.